Certidão óbito ilegível

Prezados boa noite


Alguém pode me ajudar a entender o que está escrito neste óbito 3916 (letra cursiva). Quem morreu é Martha da Rocha Dias, Ela é Esposa de Ventura da Rocha dias, e teve vários filhos, inclusive um com o mesmo nome do Pai.

Se puderem me ajudar...


Comentários

  • O que você procura através dessa certidão de óbito ?

  • RafagsRafags Member

    Estou procurando os antepassados da pessoa. (MARTHA) Pais e avós


    @Simeia Lobato

  • @Rafags

    Filha de Hermenegildo Candido de Almeida e Mafalda de Almeida. Estão na árvore já:

    https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G1LV-DM6

    O óbito está bem mais legível aqui:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGV-HVBL?lang=pt&i=118&cc=1582573

    Vai ver que consta que casou em Paraíba do Sul no "antigo regime"; ou seja, deve ter sido só no religioso.

  • RafagsRafags Member

    @CarlosASP.


    Show eu não estava conseguindo entender este conexao que alguem havia feito. Eu ja até tinha abexados alguns doc tbem. Mas este ai ficou muito claro. Valeu.


    Será que vc pode me ajudar com outros registros?

  • RafagsRafags Member

    Trata-se desta pessoa G88R-6JB Sebastiana supostamente é Filha do Procopio e da Catharina. Ha uma discussão na familia, pois nao se sabe se o procopio é de fato o Pai da Sebastiana. Suspeita se que ele seja pai apenas dos tres filhos segguintes apos.o.nascimento da Sebastiana. Eu consegui achar a certidao de nascimento de uma Neta da Catharina, e na certidão só conseguir ler o Nome da Catarina como Avo Materna. Nao tem nome do Avo.


    "Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1804-2013," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-66TW-9QQ?cc=1582573&wc=9GTM-6TG%3A113327501%2C113480601%2C115750601 : 7 January 2019), Paraíba do Sul > Paraíba do Sul > Nascimentos 1923, Dez-1925, Maio > image 146 of 206; Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro.

  • @Rafags

    Correto, nessa certidão só consta a avó materna.

  • RafagsRafags Member

    Prezados @CarlosASP eu encontrei a certidao de casamento da Sebastiana, nela diz que ela é natural deste estado! Estou a procura da certidao/batismo dela. Ja procurei em Paraiba do Sul onde ela casou, mas por esta escrito "natural deste estado" eu posso presumir que ela pode ser de qualquer outro lugar do Estado do RJ? Ja procurei em outros municípios ao redor de.Paraiba ( Vassouras e Entre Rios)... mas nada.... dificil conseguir...

  • RafagsRafags Member

    "Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1804-2013," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXXS-56N?cc=1582573&wc=9GTN-3YM%3A113327501%2C113480601%2C114271101 : 18 December 2017), Paraíba do Sul > Paraíba do Sul > Matrimônios 1901, Jun-1912, Jun > image 62 of 213; Corregedor Geral da Justicia (Inspector General of Justice Offices), Rio de Janeiro.

  • @Rafags

    Correto, qualquer lugar menos o atual município do Rio de Janeiro (que na época era o Distrito Federal e não fazia parte do Estado do Rio de Janeiro)

  • RafagsRafags Member

    haa.. ótimo, disso eu não sabia, é até bom pq na capital seriam milhares de registros.


    Eu tentei procurar em Petropolis mas por lá diz que os arquivos parochiais são da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Petrópolis (Petrópolis, Rio de Janeiro), aparace assim


    Catálogo do FamilySearch: Registros paroquiais, 1846-1999


    vc já viu algo assim, desta forma não tem como acessar...

  • @Rafags

    O FS, por não ser o dono dos livros de registros, tem que seguir as regras de acesso impostas pelos donos.

    Muitas vezes, isso quer dizer que não se pode acessar pela web os registros, mas apenas de locais específicos, como os Centros de História da Família. Aqui onde achar o mais próximo:

    https://locations.familysearch.org/pt/br

    Nesse caso específico, não me parece valer a pena. Esse registros são da Igreja Luterana, que provavelmente era a usada por parte da comunidade de imigrantes alemães e seus descendentes em Petrópolis. Pelos nomes etc envolvidos, não há nada que me pareça indicar uma conexão com alemães luteranos. Se são descendentes de PT, uns 99% eram católicos na época.

    No BR, o FS só tem nos seus arquivos as imagens daqueles lugares onde se foi permitido microfilmar ou escanear os registros. No caso de arquivos religiosos, cada paróquia decidiu se deixava ou não. Muitas não deixaram. Já me deparei com isso muitas vezes em MG; cada bispo fez o que quis.

    É diferente do que aconteceu em PT. Lá, quando foi criado o registro civil em 1911, se obrigou a entregar os registros paroquiais anteriores ao governo civil. Isso é o que consultamos nos Arquivos Distritais no tombo.pt.

    Aqui no BR ficamos na dependência da boa vontade e qualidade do trabalho de conservação e acesso feito em cada diocese.

    Pode tentar contatar a diocese de Petrópolis:

    https://diocesepetropolis.com.br/curia-diocesana/arquivo-historico/

    Vai ver no mapa abaixo que parte de Paraíba do Sul e Três Rios (antiga Entre Rios, que incluía a atual Areal também) fazem parte dessa diocese:

    https://diocesepetropolis.com.br/diocese/limites-da-diocese/

    Mas a maior parte desses municípios faz parte da diocese de Valença:

    https://diocesedevalenca.org/mapa-da-diocese/

    https://diocesedevalenca.org/paroquia/

    É a "cúria" de cada diocese que cuida da parte administrativa e, se existirem arquivos organizados, em geral estão subordinados à ela.

    Mais uma coisa a tentar. Teve um pessoal que, em enorme esforço braçal, criou índices para registros paroquiais de alguns lugares no estado do Rio de Janeiro. Veja se dá sorte de achar algo, pois só cobre algumas igrejas e períodos. Para alguns lugares, eles criaram apenas uma relação de quais livros acharam e onde estão, mas já pode ser uma grande ajuda:

    http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/fontprim_rj.shtml

  • RafagsRafags Member

    Cara, muito obrigado pelo ensinamento. Estou preparando um trabalho de campo com visitas as paróquias do vale do Jequitinhonha em MG para presquisar antepassados meus, e suas explicações sao um aprendizado pra mim. Vc tem alguma indicacao de material de estudo sobre pesquisa em genealogia?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.