Busca de certidão de nascimento de meu bisavô português

Olá a todos,

Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente pela oportunidade de fazer parte deste espaço, que tanto tem contribuído com informações e orientações valiosas para quem, como eu, busca realizar o sonho de obter a cidadania portuguesa.

Sou bisneta de cidadão português e estou iniciando o processo de reconhecimento da cidadania, começando pela atribuição para minha mãe, de modo que eu possa posteriormente solicitar para mim, seguindo a linha de transmissão pela via materna.

Iniciei minhas pesquisas no site FamilySearch e consegui encontrar informações importantes sobre meu bisavô materno, chamado Elisio da Silva Nossa, filho de Juaquim da Silva Nossa e Maria Assunpção da Cruz, nascido em 1897, na freguesia de Paião, concelho de Figueira da Foz, Portugal. Seguem os links dos registros que encontrei no FamilySearch:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9N5-MQMR?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AW411-52ZM&action=view&cc=1928179&lang=pt&groupId=

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHK-7QCX-LXS2?view=index&cc=5000160&lang=pt&groupId=

Seguindo as orientações que encontrei aqui no fórum, acessei o site Civil Online e fiz a solicitação da Certidão de Nascimento dele. No entanto, recebi uma resposta de indeferimento com a seguinte justificativa:

"Relativamente ao seu pedido de certidão Online de nascimento n.º 345899/2025, o pedido não pode ser satisfeito, porquanto o assento de nascimento de que se pretende certidão - ano de 1897 - não estar informatizado e os livros dos assentos de nascimento desta Conservatória até ao ano de 1912, inclusive, se encontrarem no Arquivo da Universidade de Coimbra - https://www.uc.pt/auc."

A Oficial de Registos da Conservatória da Figueira da Foz, que me respondeu, também informou que, caso eu deseje, posso pedir a devolução do valor pago, visto que eles não têm acesso direto a esse documento.

A partir daí, acessei o site do Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC), como indicado, mas infelizmente não consegui localizar o livro de registros de nascimentos de 1897 da freguesia de Paião – Figueira da Foz. Não sei se estou buscando de forma incorreta, ou se o documento está sob uma nomenclatura ou classificação que eu desconheço.

Diante disso, gostaria muito da ajuda de vocês que já passaram por esse caminho. Poderiam, por favor, me orientar sobre:

  1. Como localizar corretamente esse registro de nascimento no AUC?
  2. Se é necessário fazer uma solicitação formal por e-mail diretamente ao Arquivo para que eles façam essa busca.
  3. E, aproveitando, se existe um passo a passo atualizado e simplificado para os iniciantes conseguirem organizar toda a documentação necessária para dar entrada no processo de cidadania, começando pela atribuição da minha mãe.

Fico extremamente grata pela atenção e ajuda de todos. Toda orientação será muito bem-vinda.

Pelo que vi, o colega @AlanNogueira tem bastante experiência, caso possa ajudar, serei eternamente grata!


Com os melhores cumprimentos,

Mariana Nossa Aragão

Comentários

  • NairolasaiNairolasai Member
    editado June 4

    @mariananossa Segue o registro do Elysio (nº145)

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer/descriptions/37748/747688

    Note que o casamento dele no Brasil com a Angélica Amélia está averbado nas anotações ao lado do registro.

    Guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

  • @mariananossa Vc pode pedir a certidão do Elysio através do site https://www.uc.pt/auc/servicos/certidoes/

  • Muito obrigada pela ajuda, @Nairolasai !! Acho que eu nunca ia achar, tenho dificuldade em fazer a leitura com essas letras arcaicas.

    No caso, esse documento tem validade como uma certidão de nascimento? (estou começando a me familiarizar com essas documentações e tenho muitas dúvidas).

    Pelo que li no guia enviado, como meu bisavô nasceu em 1897 (nascido antes de 1911), preciso de uma certidão narrativa e certificada. Como fazer esse processo?

    "1. Certidão de nascimento do ascendente português. Para os nascidos antes de 1911 a certidão deve ser narrativa e certificada,"


    Agradeço mais uma vez a prontidão de todos em ajudar.


    Cordialmente,

    Mariana Nossa

  • Muito obrigada pela ajuda mais uma vez, @Nairolasai !!


    Olhando esse site que indicou (https://www.uc.pt/auc/servicos/certidoes/), estou com alguma dificuldade em solicitar. Seria através de formulário? E pra o processo de cidadania, qual o formato eu necessito? O enviado por email serve ou tem que ser o enviado por correio?

    Grata mais uma vez!

    Mariana Nossa

  • @mariananossa Use o link que te enviei acima para acessar o pedido da certidão. Preencha seus dados e depois os dados do registo do Elysio.

    No campo das observações coloque que deseja a certidão para efeito de nacionalidade ( Certidão composta por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento).

    Tem que ser envio pelo correio.

  • @Nairolasai , muito obrigada mais uma vez pelas informações prestadas.

    O documento que pode ser enviado por e-mail não serve para efeito de nacionalidade?


    Grata,

    Mariana Nossa

  • @mariananossa Aqui no Forum sempre se recomenda usar a certidão em papel. Peça pelo correio registrada.

  • Colegas, boa tarde.

    Tenho outra dúvida...

    Buscando agora os documentos de meu avô (Elísio da Silva Nossa Junior, o filho do português), estou com a certidão de casamento e de obito. Mas não tenho nenhum documento de identificação nem certidão de nascimento.

    Para o processo de efeito de nacionalidade, a certidão de nascimento pode ser substituída pela de casamento (já sei em qual cartório foi registrada e seria mais fácil tirar a segunda via atualizada).


    Cordialmente,

    Mariana Nossa

  • NairolasaiNairolasai Member
    editado June 9

    @mariananossa Precisa da certidão de nascimento. Vc pode colocar aqui os dados dos documentos que vc possui que, talvez, algum colaborador do Forum ajude a encontrar a certidão de nascimento dele que parece ter sido em Salvador.

  • @Nairolasai , ótima ideia!!

    Estou em busca da certidão de nascimento de meu avô, Elisio da Silva Nossa Junior, nascido em 03/03/1930, em Salvador/BA. Tenho em mãos a certidão de casamento e atestado de óbito dele, que pode ajudar na busca da certidão de casamento, caso algum colega se predisponha em ajudar. Precisaria saber qual o cartório está registrada a certidão de nascimento dele para que eu possa dar entrada em uma segunda via, para efeito de nacionalidade.

    Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Adobe Portable Document Format (PDF)
    Atestado de óbito.pdf
    448.03 KB
    Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Adobe Portable Document Format (PDF)
    Certidão de Casamento.pdf
    1.25 MB


  • editado June 9

    @mariananossa

    Você tem algumas pistas a seguir:

    Pedir ao cartório do casamento para desarquivar a habilitação do casamento. Habilitação é o processo onde os noivos apresentam os documentos para poder casar. Se der sorte, vai ter uma cópia da certidão de nascimento. Se der azar, foi tudo feito só na base de declaração com testemunhas, sem apresentar nada.

    No Family Search tem as certidões de nascimento de 3 irmãos dele. Cada uma delas te dá umas pistas.

    Maria Alice nasceu em 31/07/1933 foi registrada no mesmo dia no cartório de Santo Antônio em Salvador. Já é um lugar para buscar:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C3WB-JS2X-G

    Joaquim nasceu em 10/08/1936 e também foi registrado em Santo Antônio. Mas só quase um ano depois (01/08/1937):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C3HX-GS4Q-D

    E Idalina nasceu em 14/04/1928 e foi registrada no cartório da Sé em Salvador. Outro lugar para procurar. Mas ela só foi registrada em 01/12/1940:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-N3ZF-49D3-N

    Isso mostra que a família não tinha um padrão constante de tempo para registrar os filhos. Se não aparecer um registro perto da data de nascimento, você talvez tenha que expandir as buscas nesses cartórios para períodos mais longos para levar em conta essa possibilidade de um registro tardio.

    O ideal seria o nascimento aparecer na habilitação do casamento.

  • Muuuuuuuuuuito obrigada, @CarlosASP !!! Já ajudou bastante...vou arriscar pela maioria, e vou solicitar uma busca no Cartório do Santo Antônio, pois a família morou lá durante muitos anos (segundo informações de minha mãe), então é mais provável de ter sido registrado lá! Depois volto pra dizer se consegui!

    Outra coisa que tô na dúvida, agora já é relacionado a meu bisavô (português). Segundo ajuda do colega @Nairolasai , posso solicitar a certidão de nascimento de "Elisio da Silva Nossa" pelo site da Universidade de Coimbra (https://www.uc.pt/auc/servicos/certidoes/), mas não achei um local onde indique que precise ser enviado por correios (já que a por e-mail não serve para efeitos de nacionalidade), nem tampouco o valor desse serviço. Até mandei um e-mail pra lá, mas ainda não obtive retorno.


    Agradeço mais uma vez toda ajuda que esse fórum tem proporcionado!

    Cordialmente,

    Mariana Nossa

  • editado June 10

    Desculpem a chuva de mensagens, mas estou com bastante dúvida para solicitar a Certidão/Cópia de Baptismo (ou Nascimento) de meu bisavô no site indicado da Universidade de Coimbra (https://www.uc.pt/auc/servicos/certidoes/):

    1) Nos dados do requerente, o que inserir no campo " Nº Contribuinte"?;

    2) No campo "Livro", o que colocar em "Nº assento" e "Folha _____ a ______"?;

    Em outra mensagem, o colega @Nairolasai achou a página do livro que consta o nascimento dele, mas não sei onde pegar essas informações (https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer/descriptions/37748/747688).

    3) Em "Tipo de documento", coloca qual das opções:  Certidão, Certidão Negativa, Certidão para fins especiais, Certidão Transcrita (aos custos da certidão acrescem os da transcrição), Certidão por Telecópia, Cópia não certificada, Abono de Familia, B.I., Segurança Social ou Fins de Serviço (só pode ser pedida por entidades oficiais).

    4) Em "Quantidade de documentos", só quero solicitar a Certidão de Baptismo/Nascimento, então colocaria "01"?;

    5) Em "Forma de pagamento" são dadas as opções: Cheque, dinheiro e vale postal. Como efetuar o pagamento? Não tem como pagar com cartão de crédito internacional?

    6) Por fim, tô com dúvidas quando ao dia de nascimento dele (a letra é de difícil compreensão pra mim), pois em outro registro encontrado (Prontuarios de estrangeiros - Brasília: Bahia. Processos de estrangeiros 15 de jul. de 1921) a data de nascimento é 06/09/1897, mas pelo pouco que consegui ler do documento da AUC parece ser "...aos três dias do mês de outubro...1897". E agora?

    Muito obrigada por tudo!

    Mariana Nossa

  • Bom dia,

    Alguém tem alguma dica que possa me ajudar? Estou travada no processo pois não tenho ainda a certidão de nascimento de meu bisavô.


    Toda ajuda é bem vinda, muito obrigada a todos!

    @AlanNogueira, @Nairolasai

  • editado June 15

    Pessoal, passando pra trazer atualizações.

    A partir da brilhante ajuda do colega @CarlosASP, já consegui identificar a certidão de nascimento de meu avô, no cartório de Santo Antônio, aqui em Salvador. Mas não solicitei emissão desde já porque eu acho que tem validade de 90 dias (é isso mesmo?).

    A Universidade de Coimbra me respondeu, sobre a certidão de baptismo/nascimento de meu bisavô:

    "Prezada Dr.ª Mariana Nossa

    Boa tarde,

    Em resposta a V. Exa., informo que poderemos emitir uma certidão composta por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento de Elysio, filho de Joaquim da Silva Nossa e de Maria da Assumpção, exarado a folhas 71v. e 72, do livro de registos de batismos da freguesia do Paião, do concelho da Figueira da Foz, referente ao ano de 1897. Este é o tipo de certidão tem um custo de 20,00€, acrescidos de 3,15€ para portes de correio registado nacional ou de 8,40€ para portes de correio registado internacional com aviso de receção. Um total de 23.15€ (nacional) ou 28.40€ (internacional).

    Em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantém no original. Esta certidão também tem um custo de 20,00€, a que acresce o custo da transcrição no valor de 30,75€/hora ou fração de hora, totalizando 50,75€. A esta importância são acrescidos de 3,15€ para portes de correio registado nacional ou de 8,75€ para portes de correio registado internacional com aviso de receção. A importância total de 54,05€ (nacional) ou de 59,50€ (internacional).

    O valor total das certidões pretendidas ( caso sejam as duas apenas paga o valor uma vez dos portes de correio), deverá ser paga através de transferência bancária à ordem da Universidade de Coimbra - À ordem da Universidade de Coimbra - SWIFT BIC CODE: CGDIPTPL IBAN: PT50 0035 0255 00211118830 50 (Banco Caixa Geral de Depósitos) Ao efetuar o pagamento, deverá colocar no campo relativo a “Descrição” o número de identificação do seu pedido [#3197504].

    Posteriormente, em resposta a este e-mail, deverá remeter-nos a digitalização do comprovativo de pagamento, e, se assim o pretender, deverá indicar-nos os elementos para a emissão da fatura/recibo (nome, morada e NIF/n.º fiscal) e a confirmação da morada completa para envio.

    A expedição da certidão só será efetuada após a confirmação da totalidade do pagamento.

    --

    Com os melhores cumprimentos.

    Lígia Rodrigues

    Arquivo da Universidade de Coimbra"


    Agora minha dúvida é: devo optar pela certidão transcrita ou a certidão composta por um frontispício datilografado?

    Gostaria de ajuda de alguém que já passou por esse processo pra fazer a melhor escolha.

    Cordialmente,

    Mariana Nossa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.