Pedido cidadania de neto
É correto ou possível requerer a cidadania da neta sem requerer primeiramente a cidadania da mãe - filha do português?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
É correto ou possível requerer a cidadania da neta sem requerer primeiramente a cidadania da mãe - filha do português?
Comentários
Sim, só vai demorar mais (mais de 4 anos, contra pouco mais de 2 anos de fossem 2 processos de filho), mas em compensação será um pouco mais barato.
A cidadania da filha e da neta podm ser requeridas ao mesmo tempo? Obrigada !!!
@sandrafandrade são pedidos independentes (um vai pelo artigo 1-C - filho e outro pelo artigo 1-D - neto).
Podem ser requeridas ao mesmo tempo sim.
@sandrafandrade
Se for fazer os processos da filha e da neta do português, te recomendo fazer dois processos de filho na sequência ao invés de um de filho e um de neto em paralelo.
Fazendo dois processos de filho na sequência, ambos serão portugueses em uns 2 anos. Fazendo simultaneamente, o de filho vai terminar em aprox 1 ano (ou seja, não muda) e o de neto vai levar mais de 4 anos para concluir.
@ecoutinho, agradeço sua resposta, e desculpe a minha pergunta, fazer dois processos "na sequência", uanto tempo entre um e outro, ou seja, dou entrada no pedido da mâe e quando já devo requerer a da neta, que no caso sou eu, a neta?
@sandrafandrade
fazer dois processos "na sequência", uanto tempo entre um e outro, ou seja, dou entrada no pedido da mâe e quando já devo requerer a da neta, que no caso sou eu, a neta?
Não sei se entendi corretamente a pergunta. Fazer na sequência significa que sua mãe vai entrar com o pedido dela como filha de português. Se mandar para o ACP esse pedido deve ser aprovado em aproximadamente 1 ano após a chegada dos documentos.
Depois que o processo da sua mãe for concluído (o que significa que assento de nascimento emitido), você não será mais neta, será filha de uma portuguesa. Caso o seu pedido não dependa de transcrever o casamento de seus pais, poderá dar entrada imediatamente assim que o assento de sua mãe for emitido. Caso dependa de transcrição de casamento, o recomendável é aguardar a transcrição ser feita antes de entrar com seu pedido como filha (o que leva mais ou menos 3 meses a depender de onde for fazer). Após a chegada do seu processo no ACP, seu pedido deve levar mais ou menos 1 ano.
Se somar tudo, você teria a nacionalidade em algo entre 2 anos e 2 anos e meio (dependendo se precisa de transcrição de casamento ou não). Parece muito, mas passa rápido e é muito melhor que os 4 a 5 anos de um pedido de neto.
Perfeito @ecoutinho, muito obrigada! Vou seguir sua orientação e iniciar com a mãe, que é a filha do português.