Documentos do processo de nacionalidade

Boa tarde!

É meu primeiro post aqui no fórum. Tentei dar uma pesquisada p/ não fazer pergunta muito repetida... Provavelmente essa é, aí já peço desculpas antecipadamente. 😂

Estou começando a pesquisar sobre o assunto de como pedir minha nacionalidade. Meu pai já tirou a dele, depois do meu avô ter tirado a dele. Pelo que entendi, é "por atribuição". Achei a página de instruções aqui, a partir do tópico do fórum de guias e informações úteis:

https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues

Seria esse o caso, certo?

Nos parte dos documentos tem listado:

• o seu documento de identificação
  • a sua certidão de nascimento legalizada (se possível, em cópia integral e emitida por fotocópia; se a , a legalização deve ser feita através de apostila ou visto do consulado de Portugal)
  • a  da mãe portuguesa ou do pai português (que pode ser dispensada se identificar a conservatória, o ano e o número do registo em Portugal)
  • uma declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa, que deve ser assinada (perante alguém com poderes para reconhecer a assinatura, se preferir enviar o pedido por correio para a Conservatória dos Registos Centrais)

Vamos às dúvidas:

1. O meu documento de identificação precisa ser o que? Meu RG? Serve passaporte? A cópia precisa ser autenticada e apostilada?
  2. A minha certidão de nascimento precisa ser cópia da normal E da reprográfica ou só uma delas? Tem que apostilar ambas?
  3. Basta eu informar a conservatória, ano e registro do meu pai mesmo? Ou tem que mandar a certidão dele? Essa certidão é a brasileira ou portuguesa? Precisa ser autenticada e apostilada?
  4. A declaração é essa aqui (Modelo 1C)? https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf
  5. Essa declaração precisa ter algum tipo de reconhecimento de firma, apostilamento, etc?
  6. Li em algum lugar que precisa certidão de casamentos dos pais. Brasileira ou portuguesa? Precisa mesmo? Autenticada? Apostilada?
  7. Eu fui registrado no 5o RCPN do Rio de Janeiro, declarante foi meu pai mesmo. Quando fui no site deles procurar isso de certidão com apostilamento, vi a msg: "Ao dar continuidade nesta solicitação entendemos que o(a) usuário(a) está ciente dos itens abaixo: Suas certidões serão apostiladas pelo 5º RCPN sem o Reconhecimento de Firma/Sinal Público. Não é possível realizar o Reconhecimento de Firma/Sinal Público em um documento já apostilado. Este procedimento deve ser feito antes de apostilar. O 5º RCPN não possui como atribuição o Reconhecimento de Firma/Sinal Público, caso isso seja imprescindível para o seu documento, orientamos o(a) usuário(a) a procurar outra serventia. Ao solicitar cidadania alguns consulados podem exigir o Reconhecimento de Firma/Sinal Público, se esse for o caso, orientamos o(a) usuário(a) a procurar outra serventia. " E aí? Precisa desse "reconhecimento de firma/sinal público"?

MUITO obrigado por qualquer ajuda. E, novamente, me desculpe pelas perguntas certamente repetidas.

Comentários

• 1- RG com menos de 10 anos ou passaporte válido contendo filiação, cópia autenticada e apostilada.

2- Certidão original obtida por cópia reprográfica, apostilada.

3- Pode preencher os dados ou enviar uma cópia simples da certidão que seu pai recebeu quando concluiu o processo dele. Não precisa apostilar nem nada.

4- Sim, mas quando fizer o pagamento vai receber por e-mail uma versão já com os dados do pagamento no cabeçalho.

5- Assinatura com firma reconhecida por autenticidade, não precisa apostilar.

6- Se seu pai foi o declarante na sua certidão de nascimento não precisa.

7- Essa é uma pergunta que nunca vi resposta definitiva, geralmente recomenda-se reconhecer a firma por ser algo muito barato e evitar um eventual problema. O que você pode fazer é emitir a certidão sem apostilar e levar em um cartório de notas para reconhecer a firma e apostilar.

• @alexandregoes

A maioria das suas perguntas está respondida nos nossos guias:

📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

dá uma lida, depois retorna só com as dúvidas que ainda restarem, o pessoal vai te ajudar.

• Sergio, Coutinho e Eduardo, muito obrigado! Já vou começar aqui a tirar os documentos.

Eu li que o ideal é tirar pelo Porto, ao invés de Lisboa, que estaria muito lenta. Confere?

• @alexandregoes

Eu li que o ideal é tirar pelo Porto, ao invés de Lisboa, que estaria muito lenta. Confere?

A resposta está nos guias. 😉

• Bom dia!

Surgiu uma dúvida, quando ambos os pais são portugueses, é obrigatório enviar(ou informar) a certidão de nascimento dos dois para atribuição de nacionalidade para a filha? Ou pode-se informar apenas do pai português?

Vamos enviar para o Porto.

• @Reginasacrini

Escolha um dos pais, o pai ou a mãe, e forneça o assento de nascimento deste que escolher. Se ambos os pais forem portugueses e tiverem se casado fora de Portugal, a conservatória provavelmente vai obrigar que o casamento seja transcrito. Se já não estiver transcrito, recomendo providenciar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.