Documentos do processo de nacionalidade

Boa tarde!

É meu primeiro post aqui no fórum. Tentei dar uma pesquisada p/ não fazer pergunta muito repetida... Provavelmente essa é, aí já peço desculpas antecipadamente. 😂

Estou começando a pesquisar sobre o assunto de como pedir minha nacionalidade. Meu pai já tirou a dele, depois do meu avô ter tirado a dele. Pelo que entendi, é "por atribuição". Achei a página de instruções aqui, a partir do tópico do fórum de guias e informações úteis:

https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues

Seria esse o caso, certo?

Nos parte dos documentos tem listado:

• o seu documento de identificação
  • a sua certidão de nascimento legalizada (se possível, em cópia integral e emitida por fotocópia; se a , a legalização deve ser feita através de apostila ou visto do consulado de Portugal)
  • a  da mãe portuguesa ou do pai português (que pode ser dispensada se identificar a conservatória, o ano e o número do registo em Portugal)
  • uma declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa, que deve ser assinada (perante alguém com poderes para reconhecer a assinatura, se preferir enviar o pedido por correio para a Conservatória dos Registos Centrais)

Vamos às dúvidas:

1. O meu documento de identificação precisa ser o que? Meu RG? Serve passaporte? A cópia precisa ser autenticada e apostilada?
  2. A minha certidão de nascimento precisa ser cópia da normal E da reprográfica ou só uma delas? Tem que apostilar ambas?
  3. Basta eu informar a conservatória, ano e registro do meu pai mesmo? Ou tem que mandar a certidão dele? Essa certidão é a brasileira ou portuguesa? Precisa ser autenticada e apostilada?
  4. A declaração é essa aqui (Modelo 1C)? https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf
  5. Essa declaração precisa ter algum tipo de reconhecimento de firma, apostilamento, etc?