Tempo de análise de processo de - Atribuição de Nacionalidade - Filho 1C (art. 1º n.º 1 al. c)

Olá a todos,

Sou novo por aqui e agradeço desde já qualquer ajuda.

Nome: Saulo Vieira

Data de recebimento dos documentos na Conservatória de Lisboa: 09/04/2024

Estado atual: Não consta movimentação nem início de análise, somente data de recebimento.

Procurei por tópicos semelhantes, mas não encontrei discussões sobre prazo médio de avaliação e conclusão do pedido. Poderiam, por favor:

Informar quanto tempo levaram até a fase de análise/triagem?

Em média, quanto tempo até receber a decisão final?

Há algum indicador de etapa (por ex. conferência de documentos, pedido de esclarecimentos) que costuma demorar mais?

Qualquer experiência ou orientação será muito útil para me situar.

Obrigado pela atenção e colaboração!

Saulo Vieira

Comentários

• Como você parece ter enviado pra CRC Lisboa, seu prazo de conclusão deverá ser de aproximadamente 3 anos.

Se tivesse enviado para o Arquivo Central do Porto (ACP), seu processo teria conclusão em aproximadamente 12 meses.

• @shpvieira

Informar quanto tempo levaram até a fase de análise/triagem?

Em média, quanto tempo até receber a decisão final?

Há algum indicador de etapa (por ex. conferência de documentos, pedido de esclarecimentos) que costuma demorar mais?

Os estados intermediários na prática não fazem muita diferença. O mais comum é o processo ficar parado na primeira bolinha por meses (ou anos) e pular direto para a conclusão (ou exigência) no último dia.

Como seu processo está em Lisboa, provavelmente só verá ele se movimentar em abril de 2027.

• @shpvieira no momento esses processos estão em 38 meses,e vem piorando,observou que analisam 1 quinzena a cada 3 meses,se não agilizar vai demorar muito ainda.

• Entendi.

será que vale a pena mandar um e-mail pra perguntar sobre o andamento e prazos? Ou é perda de tempo, eles vão responder de forma genérica, mandando acompanhar pelo site?

Alguém aí já teve alguma experiência diferente? Vale tentar ou é só se estressar à toa?

muito obrigado pelo auxilio!

• @shpvieira

será que vale a pena mandar um e-mail pra perguntar sobre o andamento e prazos? Ou é perda de tempo, eles vão responder de forma genérica, mandando acompanhar pelo site?

perda de tempo.

• @shpvieira

você pode mandar mas não vai receber qualquer resposta. E se receber, será automática com uma tabela dizendo qual mês de envio está sendo analisado.

• ok,

Muito obrigado!

• @Bentinho

Quanto a submeter o processo ao ACP do Porto, pode enviar normalmente os documentos tal qual fiz para a CRC de Lisboa, ou eles só recebem se for presencialmente?

Pergunto, pois a época que fiz o meu estava com essa intenção, mas me informaram que se fosse tentar no porto ou e em Guimarães, só poderia se fosse entregar pessoalmente ou via representante. E agora vou iniciar o processo da minha irmã, então se der pra fugir dos prazos do CRC de Lisboa eu vou tentar.

• @shpvieira

Quanto a submeter o processo ao ACP do Porto, pode enviar normalmente os documentos tal qual fiz para a CRC de Lisboa, ou eles só recebem se for presencialmente?

Mande por correio. Não há necessidade (nem vantagem) alguma de entregar pessoalmente.

• @shpvieira Olá, enviei meus documentos para o CRC em novembro de 2024, dois meses depois de você, e ainda não recebi a senha. Quanto tempo demorou para você receber a senha? obrigado

• Boa Tarde!

Meu processo foi submetido em 03/07/2024 fiz por uma acessoria, e meu processo vai completar 1 ano ainda e está "para decisão" desde 29/09/2024, o processo na CRC está demorando em média 1 ano, conforme histórico do fórum e de pessoas próximas, includise meu processo está na planilha de consulta, irei atualizar se tudo der certo nos próximos meses. (print do meu processo abaixo)

• @ILLGNER_AYRES se for processo de filho sinto muito mas está demorando mais de 3 anos.

• @ILLGNER_AYRES

Infelizmente, os processos que caem no CRC estão levando cerca de 3 anos para concluir. Eu acredito que esse prazo vai diminuir, mas não conte com a conclusão desse processo antes de 2 anos.

Quanto a data de análise: no fim de setembro de 2024, o IRN lançou uma nova plataforma eletrônica de tramitação dos processos de nacionalidade. Milhares de processos "automaticamente" apareceram com essa data de análise 29/09/2024. Isso não significa que o seu processo de fato esteja sendo analisado há quase um ano. É apenas uma data que o IRN escolheu para não deixar o campo vazio.

Existe a possibilidade que o seu processo esteja na fase de "consultas externas", quando o IRN solicita informações a outros órgãos do governo, como AIMA, Polícia de Fronteiras, Polícia Judiciária, etc. O IRN solicita, e fica também esperando a boa vontade desses órgãos responderem.

Nada a fazer, apenas aguardar mesmo.

• Lembrando que para filhos não há consultas externas,nem AIMA

• @guedesmarcia

Lembrando que para filhos não há consultas externas,nem AIMA

Boa lembrança.

De qualquer forma, processos de filho no CRC tem levado cerca de 3 anos.

• @eduardo_augusto sim,o meu levou 37 meses

• O meu processo de filho já está a 38 meses.... E nem saiu da primeira bolinha. Paciência!

• editado May 30

Realmente tem uma disparidade entre todas as datas, meu relato foi com relação as pessoas próximas inclusive outros clientes da mesma acessoria que estavam ficando em 1 ano, 'pode ser que eles devam estar agradando algum conservador kkkkk' mas não tem o que ser feito é só esperar mesmo, eu tô com zero expectativas de atualização esse ano, se vier algo, ótimo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.