Pai brasileiro declarante de filha de portuguesa, declaração de maternidade
Olá pessoal, tudo certo?
Estou começando a estudar a respeito da minha cidadania e me encontrei em uma dúvida.
A principio vou tirar a cidadania da minha mãe, que é filha de portuguesa nascida em Montalegre, em 1942, até aí tudo certo, acredito inclusive o casamento da minha avó portuguesa com meu avô brasileiro já está transcrito em Portugal, o que ajuda bastante, uma vez que quem declarou o nascimento da minha mãe junto ao cartório aqui no Brasil foi meu avô.
A minha dúvida fica quando eu for buscar a minha cidadania, através da minha mãe (após ela adquirir por atribuição), uma vez que minha mãe nunca foi casada com meu pai, e meu pai ter sido quem me declarou junto ao cartório quando eu nasci.
Li no fórum em outros tópicos a respeito da declaração de maternidade, e gostaria de saber mais a respeito, quais informações vocês julgam serem indispensáveis nessa declaração... E se esta precisa ter reconhecimento de firma por autenticidade tal qual o formulário, se precisa ser apostilada...
Enfim, se alguém puder contribuir a respeito desse assunto, agradeço muito!
Comentários
@fernandamandetta
Você nasceu antes ou depois de 1978?
@CarlosASP Boa tarde! Nasci depois, em 1997.
@fernandamandetta
O nome de sua mãe na certidão de nascimento BR dela (e, futuramente, no assento de nascimento PT) está idêntico ao que consta na sua certidão de nascimento BR?
Se está, meu entendimento é que nem seria necessária a declaração de maternidade (por ser nascida depois de 1978, com mãe PT). O @ecoutinho que olhou mais a fundo a lei de 1978.
De todo modo, a declaração ajuda. O @eduardo_augusto compilou umas postagens sobre o tema:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27267/declaracao-de-maternidade
@CarlosASP Sim!! Está tudo idêntico, nenhum erro de grafia ou digitação em qualquer um dos documentos! Obrigada pela indicação de postagem, vou ler!