Preciso enviar a transcrição de casamento?
Olá pessoal. Surgiu uma dúvida. Enviei todos os meus docs para ACP com pedido de nacionalidade para filho. Antes disso fiz o pedido de transcrição de casamento da minha mãe com meu pai ( que é minha declarante na certidão), ontem ficou pronta a transcrição. Minha duvida é, mandei o assento dela antigo, para meu pedido de nacionalidade, que só consta nome de solteira, deveria mandar agora a transcrição de casamento? Ou eles acessam o sistema para corrigir isso? Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Igorfernandes
teoricamente, o conservador deve acessar o sistema para conferir se a certidão em papel que você enviou corresponde ao que está no sistema. a certidão em papel serve apenas para facilitar a busca no sistema - tanto que nem é obrigatório, você pode apenas informar os dados no formulário.
porém, do jeito que as coisas estão por lá, não custa que um conservador mais apressado olhe a certidão em papel, veja que os nomes não batem exatamente e lance uma exigência, o que vai atrasar desnecessariamente o seu processo.
minha sugestão é: se já fez a transcrição de casamento, bote dentro de um envelope simples e envie para a conservatória, solicitando a inclusão do documento no processo. pelo menos a sua parte você terá feito.
@eduardo_augusto Obrigado pela informação. Farei isso agora. Estou com um pouco de pressa para encerrar o processo, e sei que não está tão agiu assim, tenho visto de 1 ano pra cima, que é melhor cumprir exigências que ainda nem existem.