Ajuda necessária: A última que falta!
Bom dia comunidade!
Acabei de ser aprovado por aqui, e agradeço desde já a ajuda. Vi que temos aqui uma comunidade ativa de pessoas excepcionais que tomam parte do seu tempo para ajudar no sonho dos outros.
Agradeço desde já pela nobreza em me ajudar, sem me conhecerem.
Pois bem, estou correndo atrás do processo de cidadania portuguesa, através de descendência direta do meu avô (que é neto de um português).
Minha ideia é conseguir a cidadania dele e, se tudo der certo e a legislação não mudar, solicitar uma cidadania para mim através da dele.
Consegui:
- Certidão de nascimento do meu trisavô português, que nasceu no Porto.
- Certidão de casamento do meu trisavô com minha trisavó, no Brasil.
- -
- Certidão de casamento da minha bisavó, no Brasil.
- Certidão de nascimento do meu avô (vivo), no Brasil.
Como podem perceber, falta apenas a certidão de nascimento da minha bisavó, e tem sido mais complicado do que parece. Abaixo mais informações e em que passo estou:
Encontrei minha bisavó no Family Search, e procurei bastante no site pelos documentos, mas sem sucesso:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7BD3-28ZM?lang=pt&cid=fs_copy
O mais estranho é que no site tem as certidões de nascimento de TODOS os irmãos dela, mais velhos e mais novos, só a dela que não está lá.
Os irmãos foram todos registrados no cartório de Resende. Entrei em contato com o RCPN de lá e paguei por 3 pesquisas lá já, todas sem retorno.
Vi depois que existe outro cartório em Resende, e parece que foi onde foram registrados os irmãos, o cartório de Agulhas Negras, também em Resende.
Existe uma chance da minha busca terminar com a resposta desse cartório de Agulhas Negras, mas além de terem me pedido um prazo de 20 dias, encontrei os livros deles no Family Search e não encontrei a certidão dela lá. Em teoria ela nasceu em 1902, mas procurei nos meses de junho de 1899 até 1904 (e em 1902 procurei de maio até o final do ano).
Outra coisa preocupante, é que na certidão dela de casamento, diz que ela nasceu em Nossa Senhora das Dores, hoje Dorândia. O cartório de lá (Barra do Piraí) já me informou que não encontraram a certidão de nascimento dela. Me sugeriram olhar na igreja, e quando liguei, disseram que pela data, eu deveria olhar na Cúria da Arquiodiocese do Rio (onde também paguei por uma pesquisa e estou aguardando a resposta).
Na certidão de casamento porém, me parece que ela não usou a certidão de nascimento para se casar, e o cartório também já havia falado que não tinha a certidão nos arquivos do casamento.
RESUMO:
- Estou aguardando as respostas da Cúria do RJ e do cartório de Agulhas Negras em Resende.
- Estou com medo de não encontrarem em Resende porque já olhei nos arquivos deles do Family Seach e não encontrei a certidão. Além disso, a certidão de casamento diz que ela nasceu em Dorândia, Barra do Piraí, e não em Resende.
- O cartório de Barra do Piraí não encontrou a certidão de nascimento dela lá.
DÚVIDAS:
- Baseado no conhecimento de vocês, os arquivos do Family Seach é completo, ou é possível que tenham deixado um livro de fora da digitalização? (Nesse caso existiria uma chance de encontrarem a certidão no cartório de Agulhas Negras)
- É possível prosseguir com o processo de cidadania sem essa certidão dela? (Sendo que na certidão de nascimento do meu avô já fala o nome do meu trisavô, bem como na certidão de casamento da minha bisavó)
- Estou deixando alguma coisa de fora na procura que devo correr atrás?
- Caso não encontre de maneira alguma a certidão de nascimento dela, o que posso fazer? Ou não tem o que ser feito?
Obrigado à todos, vou atualizando aqui caso receba as respostas da Cúria e do Cartório que falta.
Atenciosamente,
Rafael Carvalhaes de Paiva Oliveira Guimarães.
Comentários
@Rafacpaiva
O registro de nascimento dela indica que ela nasceu em 16/06/1898 e não 1902:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DC5Q-3D3?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6V2C-39L4&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=M9QK-S7D
Como você notou, no casamento dela, a mãe fez uma declaração e, pelo jeito, colocou uma data de 1902. Fez a filha parecer quatro anos mais nova...
Você não deve precisar do casamento de Alice para o processo de nacionalidade de sua avó, então deixe esse documento de lado. Siga o guia abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Muitoooo obrigado Carlos!
Salvou a cidadania do meu avô (e espero que a minha rsrs)
Realmente meu avô havia falado que ela mentia a idade pelo fato do meu bisavô ser mais novo que ela.
No entanto, quando vi a certidão de casamento, achei que estava certo o ano 1902 (porque ela já estava 3 anos mais velha que meu bisavô, que é de 1905).
Mas pelo visto ela era 7 anos mais velha que ele, e só atenuou a diferença de idade.
Obrigado também pela informação de que não precisarei da de casamento, afinal, se fosse o caso, eu precisaria corrigi-la.