Escolha de Conservatória

Boa noite!

Não se pode mais escolher para que conservatória enviar o processo de atribuição de nacionalidade?

Eu fiz o pagamento da taxa, recebi o formulário (modelo novo) e nele tem a informação que deve ser enviado para Conservatória de registro Centrais em Lisboa.

Ano passado enviei a documentação do meu outro filho para a Conservatória do Porto e saiu em 1 ano,

Agradeço desde já!

Helô Ramirez

Comentários

• @HeloRamirez

Se for processo 1C (filho de portugues), pode mandar para a ACP na Rua do Cunha. Aliás, é isso que nós recomendamos.

Processos na ACP concluem em 1 ano. Na CRC, tem levado 3 anos.

• Boa noite, estou em busca dessa informação também, não pode ser enviada para outra conservatória além do Porto @eduardo_augusto?

• @DanielaRuete

Há várias conservatórias que aceitam receber processos de nacionalidade e a escolha é sua, entretanto recomendamos mandar processos de filho por correio para o ACP (Porto). Um processo de filho lá conclui em mais ou menos 1 ano, contra 2 ou 3 em Lisboa.

Mandar para outras conservatórias menores é como jogar em um cassino, não dá para prever se vai levar meses ou anos e geralmente conservatórias pequenas do interior têm apenas um conservador para cuidar de tudo. Se esse conservador tira licença ou se aposenta tudo para ou o processo pode ser transferido para Lisboa.

Em resumo: Sim, vc pode mandar para outras mas provavelmente vai se arrepender se fizer.

• obrigada pela resposta @ecoutinho

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.