Português sem casamento
Meu antepassado não tem casamento no brasil, o que fazer ? podem me mandar um post para seguir os passos ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Meu antepassado não tem casamento no brasil, o que fazer ? podem me mandar um post para seguir os passos ?
Comentários
@Raizaferreiraaa pra poder te dar uma orientação, precisamos se mais dados.
Quem é o seu antepassado? É seu pai? Mãe? Avô? Bisavô? Etc... Ele nasceu onde? Será que não casou em Portugal, etc...
Olá @LeoSantos , seria o avô da minha mãe, veio solteiro e teve filhos no Brasil. Ele foi o declarante das crianças e todos se registraram antes de um ano.
Ele provavelmente se casou em Belém/PA, que foi aonde ele registrou todas as filhas. Porém nenhum cartório encontrou o casamento nem mesmo a Diocese de Belém/PA.
@Raizaferreiraaa
Como estes filhos do PT estão registrados (legítimos, ilegítimos, naturais)? Isso dá uma pista se houve ou não o casamento dos pais antes do nascimento/registro deles. Quem e quanto tempo depois do nascimento fez o registro dessa criança?
O casamento do antepassado PT não é necessariamente exigido em todos os processos.
O básico está aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Esse antepassado PT tem um batismo (só com prenome) ou já tem assento de nascimento (com nome e sobrenome completo)? Se nasceu antes de 1911, será batismo.
Dependendo dessas respostas, mais orientações podem ser dadas.
Esta como filho legítimo. Quem registrou foi o próprio português dois dias após o nascimento. Sim, se trata de um batismo. Nascido em 25/03/1888 e batizado em 27/03/1888.
@Raizaferreiraaa
Como o PT registrou a criança BR antes de um ano de nascimento, por esse critério, não seria necessário transcrever o casamento dele.
Uma outra razão para ter o casamento do PT é para "fixar" o nome completo (prenome + sobrenome) dele na idade adulta. Pois, como ele foi batizado, imagino que só apareça o prenome dele no batismo.
Isso não é uma obrigação absoluta, mas algo que dá mais segurança ao conservador que examina o processo que se trata da pessoa certa. Porém, muitos processos também foram aprovados sem apresentar o casamento do PT, já que os nomes que constam no batismo do PT e nas certidões de nascimento do filho e netos do PT deixam bem claro que é a mesma pessoa - e não um homônimo.
Também se pode apresentar o óbito do PT para "fixar" seu nome completo. Mas, como óbitos frequentemente tem erros nos nomes e outros dados, há que se examinar com muito cuidado o conteúdo do óbito para ter certeza que vai ajudar, e não atrapalhar, o processo.
tenho medo de cair em exigência e pedirem esse casamento … um casamento que não existe. Obrigado pelos esclarecimentos