Presencial

Alguem que ja deu entrada de forma presencial no pedido de nacionalidade no ACP , sabe como funciona ?

Comentários

• Eu quero saber o endereço para a entrega presencial.

Tambem quero saber se é possivel levar o processo no dia. Se eles atendem sem marcação e por senha de ordem de chegada no dia da entrega, como acontece na CRC Lisboa!

Saudações.

• @Conceição_pinheiro80 eu liguei na central de registros e me disseram que sim que pode dar entrada presencial e chegar e aguardar so esqueci de me informar sobre o enderecot. bm quero saber como funciona se chegando la tem muita gente se e so ficar numa fila e aguardar.

• editado May 9

@Alexafla @Conceição_pinheiro80

eu liguei na central de registros e me disseram que sim que pode dar entrada presencial e chegar e aguardar so esqueci de me informar sobre o enderecot. bm quero saber como funciona se chegando la tem muita gente se e so ficar numa fila e aguardar.

É só chegar e aguardar, exatamente como disse o funcionário. o endereço é o mesmo, na rua da Cunha. Não me recordo agora do detalhe da senha, mas também não adianta muito. Eles não fazem hora extra. Se na hora que termina o serviço ainda tiver gente com senha aguardando, terão que voltar outro dia.

Não faz sentido levar pessoalmente - eles inclusive não recomendam fazer isso, porque consome mais recursos. Envelope: o funcionário abre, confere se todos os documentos estão lá, digitaliza, insere no sistema, passa pro próximo. Atendimento pessoal: tem que dar bom dia, tem que ficar tirando dúvidas, tem gente que quer ficar batendo papo...

Se quiserem entregar pessoalmente como uma experiência antropológica de "conhecer uma fila portuguesa" - ok, cada um gasta seu tempo como quiser...

Mas não tem vantagem alguma. O funcionário do balcão não avalia os documentos, só confere se estão todos ali. O funcionário do balcão não vai te dizer se uma divergência "numa letrinha só" será aceita ou não; não vai te dizer se precisa fazer transcrição ou não...

Sério pessoal, não façam isso. Deixem o atendimento presencial para quem realmente precisa!

• @eduardo_augusto percebo que muitos dos que vão pessoalmente, o fazem para obter a senha de acompanhamento na hora.

Acho importante frisar, que mandando pelos correios, mesmo que a pessoa receba a senha daqui a 3 meses, o lugar na fila está assegurado pelo dia da entrega.

Sei que a ansiedade bate forte, mas em um processo que provavelmente vai durar anos, não faz sentido querer a senha imediatamente.

• @eduardo_augusto

No meu caso não e nem que eu queira entregar pessoalmente , e pq esttou na espanha ai no caso eu poderia enviar por correios igual fiz o da minha mae porem teria que ir a um cartorio reconhecer firma e apostilar e mais essas burocracia. Entao por isso queria saber se indo ate o porto pq pela experiencia que ja tive com o da minha mae foi mais rapido , apesar de que eu sei que presencial ou via correios sera o mesmo prazo. Porem eu teria tbm a opcao de dar entrada no COnsulado mas nunca vi nenhum planilha de quem ja deu entrada no consulado como funciona e quanto tempo leva. Ai quero dar entrada no ACP por ja ter feito o primeito tramite por la .

• editado May 11

@Alexafla

porem teria que ir a um cartorio reconhecer firma e apostilar e mais essas burocracia.

Pode reconhecer firma e tirar cópia autenticada do seu passaporte no consulado português.

Outra opção: caso conheça algum advogado português (ou brasileiro inscrito na ordem dos adv de Portugal) ele pode reconhecer firmas e certificar cópias. Muitos advogados brasileiros que vivem na Europa são registrados na OA por conta de um acordo de reciprocidade entre a OAB e a OAP.

Porem eu teria tbm a opcao de dar entrada no COnsulado mas nunca vi nenhum planilha de quem ja deu entrada no consulado como funciona e quanto tempo leva. 

Nunca dê entrada no processo de nacionalidade pelo consulado. Leva o dobro do tempo, eles inventam regras e exigências que só existem na cabeça deles e depois que entrega os documentos vc fica no escuro por uns 2 a 3 anos pq não há como acompanhar o andamento. A única exceção é quando se trata do registro de filhos menores de 1 ano de idade, aí faz sentido pq é rápido.

Se procurar aqui no fórum vai encontrar um tópico onde as pessoas relatam seus casos com pedido de nacionalidade via consulado.

Use o consulado apenas para certificar cópias, reconhecer firma e emitir CC e passaporte.

• @Alexafla

em algumas situações pode até fazer sentido ir direto na conservatória. Por exemplo, lá você pode entregar e assinar o formulário, e ainda pedir a cópia autenticada do documento de identidade que faz parte do processo.

exemplo em que isso vale a pena: a pessoa mora no interior da espanha e vai precisar pegar um avião para ir no consulado português mais próximo para assinar o formulário e fazer a cópia da identidade. às vezes termina mesmo sendo mais prático pegar um avião e ir direto no porto.

mas aí são situações muito particulares...

• @ecoutinho muito obrigada pela informacao estou pensando em fazer isso mesmo ir no consulado que fica em barcelona e depois enviar o processo via correios.

• @eduardo_augusto isso esse e o meu caso de qualquer forma terei que pegar um aviao ou trem ou bus para ir ate barcelona fazer o reconhecimento da assinatura entao ja queria ir direto no Porto , a unica comodidade e que no consulado eles agendam e no Porto eu iria arriscar ir e nao sei como funciona em questao de filas horarios e tudo isso. Essa era minha duvida. Obrigada pela ajuda!

• @Alexafla

entendi. bem, nesse caso há outra opção: a princípio você pode ir em qualquer conservatória ou loja do cidadão. maaas, nao entregue os documentos, apenas faça o reconhecimento da assinatura e depois envie para o porto por conta própria.

mas eu acho a solução do @ecoutinho mais interessante, veja se nao encontra algum advogado aí na sua cidade, que tenha matrícula na OAP.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.