Precisamos de atualizar as certidões de antecedentes criminais durante os processos de neto?

Não entendo porque estão a ocorrer estas exigências com relação aos pedidos de netos. Os registos policiais não foram fornecidos juntamente com o requerimento inicial ou são necessárias atualizações porque o processo está a demorar muito tempo?

Se chegarmos ao "Para decisão" com as bolinhas (marca de verificação branca), podemos assumir com segurança que um pedido de registo policial atualizado já não será exigido, uma vez que todas as verificações necessárias já foram cumpridas satisfatoriamente?

Estou a pensar se deveria ser uma prática padrão estar pronto com uma certidão atualizada quando o processo atingir a marca dos 36 meses ou mais, porque o/a conservator/a vai solicitá-la de qualquer maneira, mas talvez esteja enganado.

Comentários

• @BetoPaiva ,

Teoricamente, estando na fase "para decisão", realmente o atestado criminal já "deveria" ter sido analisado. Mas não dá para garantir que não haverá exigências no processo até a conclusão do mesmo.

Desde sempre a norma era de que se o formulário estava na validade na data de entrada do processo, não seria necessário enviar outro mais recente. Acontece que alguns conservadores tem feito esta exigência, mas não todos, do contrário haveria uma enxurrada de exigências aqui no fórum, pois 100% dos atestados não estão mais na validade,

Eu penso que das duas uma, ou alguns conservadores estão agindo de forma diferente ou as pessoas que cairam em exigência deram entrada no processo após 3 meses da emissão do atestado. Muitos logo imprimem o atestado e vão providenciando a documentação, o tempo passa e pode ser que alguns deram entrada após os 3 meses de validade do atestado.

De qualquer forma não vale a pena mandar outro atualizado, a não ser se cair em exigência, pois ninguém sabe ao certo quanto tempo leva a análise do processo.

• @texaslady

Obrigado por me explicar isso. Enviei três certidões de registo policial com o meu pedido original e não gosto da ideia de passar por esta burocracia novamente.

Embora talvez só peçam a certidão de onde esteve desde o pedido original, em vez de todos os lugares onde viveu desde que fez 16 anos.

Só podemos esperar, eu acho!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.