Nome do Português no assento

Queridos amigos..estou com um advogado Português analisando a documentação da minha mãe ele questiona sobre o nome do Português registrado somente com o nome simples Mario. As certidões no Brasil Casamento e Óbito estão como Mario Antônio Gouveia(Gouveia adotado do Pai). Quais as implicações de acréscimo do nome Antônio neste caso?

Comentários

• @marcussantos68 nascimentos antes de 1911 somente tinham o primeiro nome do registrado. Isso é mais comum do que você imagina.

Agora, se o advogado português achou "estranho" eu jamais contrataria os serviços desse profissional, já que isso é extremamente corriqueiro. Eu mesmo fiz alguns processos com portugueses nascidos entre 1871 e 1905 e em nenhum deles apresentou qualquer problema. Através da filiação e datas de nascimento conseguiu se comprovar tratar-se da mesma pessoa.

Uma tia-trisavó inclusive trocou de nome aos 40 anos por conta de uma perfilhação paterna.

• O restante do nome só aparece no casamento , passaporte ou nascimento dos filhos , é normal e como o colega disse … procure outro advogado.

• Acho que o que o advogado apontou é que o nome dele é composto. Não ter sobrenome no registro era regra, mas quando era nome composto o normal era ter os dois nomes no registro mesmo. No caso, deveria ser "Mario Antônio" no batismo.

Se todas as outras informações estiverem de acordo (filiação, datas) eu mandaria assim mesmo.

• @marcussantos68

Queridos amigos..estou com um advogado Português analisando a documentação da minha mãe ele questiona sobre o nome do Português registrado somente com o nome simples Mario. As certidões no Brasil Casamento e Óbito estão como Mario Antônio Gouveia(Gouveia adotado do Pai). Quais as implicações de acréscimo do nome Antônio neste caso?

O normal seria a criança batizada como "Mario Antônio" e não apenas como "Mario". Aqui depende exatamente das palavras usadas pelo advogado. Se o questionamento dele foi mais no sentido de "olha, esse assento de batismo não tem o nome completo do Mario", aí indica um desconhecimento de como eram os documentos da época. Mas se ele apontou especificamente a diferença entre o assento com o nome simples "Mario" em vez do nome composto "Mario Antônio", ele não está errado de apontar essa diferença.

Você tem certeza de que esse assento de nascimento do "Mario" corresponde ao "Mario Antônio" da certidão de casamento? O nome dos pais bate exatamente? A idade? Os locais mencionados? Se você tem certeza : minha sugestão é enviar o processo assim mesmo e ver como o Conservador vai avaliar.

Eu não gosto muito de ficar dando opinião sobre o trabalho dos advogados. Se você contratou um, precisa ter confiança no que o profissional diz. Se não está confiando, o melhor é encerrar logo o serviço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.