Avó adotou outro sobrenome no Brasil.

Minha avó portuguesa nascida em 1880 tem só o primeiro nome na certidão de batismo, ela veio criança para o Brasil, ao se casar em 1899 com um brasileiro ela não adotou o sobrenome dos pais e nem dos avós, ela adotou o sobrenome da bisavó materna.

A retificação, será necessária? Ou só preciso provar a origem do sobrenome?

Comentários

• @GersonRicardo65

Em teoria, os PT podiam adotar sobrenomes dos bisavós, mesmo se as gerações anteriores não o tivessem feito. Isso vale até hoje:

veja no link a parte de "Como Escolher os Apelidos"

https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Nascimento/Composicao-do-nome#

A parte que interessa (o grifo é meu):

• também podem ser escolhidos apelidos que pertencem aos antepassados (avós, bisavós). Neste caso, e se não fizerem parte dos apelidos dos pais, é preciso fazer prova

O que acontece: o batismo PT dela só terá nome dos pais e avós. Você terá que incluir o batismo da mãe, onde constam os nomes dos avós da mãe (bisavós maternos da requerente). Verifique antes se esse batismo não traz divergências com outros documentos e deixa bem claro que são a mesma família.

Também incluiria um breve relato ressaltando isso. Algo bem simples, tipo Fulana, filha de abc e xyz e neta materna de 123, ao casar com Sicrano de Tal em xx/xx/xx fixou seu nome completo de solteira como Fulana + sobrenome bisavó, conforme certidão de casamento em anexo. Tal apelido (nnnn) vem de sua bisavó materna, conforme consta no batismo de sua mãe xyz em anexo.

Na lista de documentos que coloca no 1D, não deixe de listar o batismo da mãe (peça a cópia certificada ao Arquivo Distrital correspondente).

Eu pessoalmente arriscaria mandar assim, sem fazer retificações (caso esse batismo da mãe dela não traga outra divergências à tona). Vamos ver outras opiniões.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.