Minha última esperança para localizar a certidão de nascimento da minha avó.
Olá, pessoal. Estou aqui tentando localizar a Certidão de Nascimento da minha avó. [removido]
Minha avó, que infelizmente faleceu há alguns poucos anos, era filha de uma portuguesa, cuja documentação eu já possuo. A única certidão necessária que eu nunca consegui localizar é a certidão de nascimento dessa avó, que é brasileira e nasceu em Madureira, cresceu pertinho da Portela.
O cartório do casamento não serviu para nada, não tem microfilmagem e já tacou fogo na certidão original. Já tentei pagar serviço de localização e já fui pessoalmente a alguns lugares, inclusive no Arquivo Nacional. Vi aqui muita gente fazendo milagres, então resolvi postar como uma última esperança antes de desistir da ideia, depois de alguns anos de idas e vindas nas tentativas.
Os dados que tenho, inclusive documentos e informações fornecidas por familiares, coloquei o mais completos possíveis no Family Search, alimentando registros já existentes e subindo as fotos dos documentos.
Links para o Family Search:
- Perfil da minha avó: https://www.familysearch.org/en/tree/person/details/G5KQ-L61
- Árvore genealógica: https://www.familysearch.org/en/tree/pedigree/portrait/G5KQ-L61
Dados da minha avó, cuja certidão de nascimento eu estou procurando:
Nome: Ivone Ferreira Machado ("Ivone Machado de Souza" após casada).
Nascimento: 03 de Janeiro de 1931.
Pais: João Machado de Souza e Maria D'Anunciação Neves Ferreira (nome de casada: Maria da Annunciação Ferreira Machado).
Ela é a mais velha de 4 ou 5 irmãos (De cabeça eu lembro da Dulcinéia e do Valmir, mas tem outros). Natural do Rio de Janeiro, cresceu em Madureira, pertinho da Portela. Achei os registros dos irmãos mais novos dela (achei 2 ou 3, na época que procurei) no mesmo cartório, mas lá não foi localizado o dela. De cabeça não lembro o nome/número, mas posso procurar se for ajudar de alguma forma.
Qualquer informação extra ou mais detalhes que vocês achem que poderia ajudar, é só dizer que eu vou atrás. Ainda tem uma tia-avó viva (irmã da minha avó) que eu tenho um contato muito bom, mas mesmo com as informações dela eu não achei muita coisa.
Um abraço e fico na torcida para esse milagre acontecer :)
Comentários
@dnunes
A organização dos cartórios no RJ sofreu varias alterações ao longo dos anos. Madureira pertencia à 7a Pretoria e em 1923 foi transferida para a 8a Pretoria. Aparentemente os registros da 8a ref. Madureira estão atualmente no 14o RCPN, mas essa freguesia tinha sucursais que podem estar por exemplo no 11o... Dê uma olhada neste guia e veja se lhe ajuda em algo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1
Vc também pode tentar folhear os livros taloes de nascimento de madureira no SIAN do Arquivo Nacional, infelizmente nao tem uma pesquisa, tem que ler folha por folha...
@AlanNogueira, eu cheguei a olhar algumas folhas dos livros (online, certo?), mas o problema é que muitos registros de nascimento não eram feitos próximos à data de nascimento nessa época, muita gente levava para registrar só quando tinha alguma necessidade por conta de documentação ou mesmo quando tinha tempo pra ir, então pode estar meses ou anos à frente da data de nascimento, o que diminui bastante as chances de sucesso. Pelo que eu me lembro os irmãos foram sido registrados logo no dia ou no dia seguinte, o que tinha me animado, mas eu olhei uma semana pra frente e não achei nada ainda. Vou tentar de novo, de repente com mais paciência. Vai que eu pulei alguma folha sem querer e dou sorte.
@dnunes sim, isso é muito comum. Porém se os irmaos foram registrados logo que nasceram é um bom sinal. De todo modo é bom ampliar sua busca, apenas 1 semana é muito pouco, no seu lugar eu olharia pelo menos um ano ou mais antes de descartar. Observe que há varias series de livros taloes referentes a madureira pois possuia sucursais.
@dnunes @AlanNogueira
Três pontos para tentar ajudar:
a. Qual a data do casamento de Maria Anunciação? A imagem que tem nas fontes do FS corta essa parte.
No casamento diz que ela nasceu em 1913, mas na certidão PT dela fala em 1915.
Seja qual for a data de nascimento, ela era bem nova.
Por isso pergunto qual a data de casamento de Maria, para a possibilidade de Ivone, nascida em 1931 (quando Maria teria ou 16 o 18 anos mais ou menos) ter nascido antes do casamento, e talvez, registrada inicialmente só pela mãe.
b. Eu vi o registro de Dulcinea pelo AN. Realmente em Madureira (entao 14a circunscrição), feito pelo pai poucos dias depois de nascer em 1942.
c. Tem outra coisa. O registro de casamento em janeiro de 1931 de José, irmão de Maria da Anunciação, é de Nova Iguaçu. Mas ele (e a noiva) aparecem como residentes em "Madureira neste distrito".
Eu já havia visto antes uma referência à Madureira meio que misturada à Nova Iguaçu, mas não tinha dado muita bola. Hoje passei a pensar que talvez existisse outro lugar do mesmo nome e achei isso, falando da história de Belford Roxo (que foi um distrito de NI e hoje é um município separado):
Em meados do mesmo século XVIII, as terras do Engenho Santo Antônio voltam a ser desmembradas para formação de novos Engenhos: do Brejo e do Sarapuí. E no mesmo período as terras do Engenho Maxambomba foram desmembradas para formação do Engenho do Madureira (Bairro de Nova Iguaçu).
Não sei se em 1931 ainda se usava o termo "Madureira" para algum local em NI, mas seria algo a investigar também.
Aqui o tal casamento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYM9-79J?view=index&action=view&cc=1582573&lang=pt
Tem o casamento de outra irmã, Elvira em 1936, que a coloca como residente no "distrito de Itaguai":
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QP9-7FH?view=index&action=view&cc=1582573&lang=pt
Seria uma coincidência a Ivone ter nascido em Madureira (NI) e depois mudado para Madureira (Rio), mas vai saber!
Já achou ou tem a certidão de inteiro teor do casamento de Maria da Anunciação para ver exatamente tudo o que consta ali?
@CarlosASP muito interessante, eu nao sabia da existencia de uma "Madureira" em Nova Iguaçu. Isso amplia a busca, tanto para Nova Iguaçu quanto para os municipios que dela foram desmembrados .
@CarlosASP aquela imagem da fonte do FS fui eu mesmo que subi, infelizmente é a imagem que tenho. Pensava me pegar a de inteiro teor só quando fosse dar entrada pra não gastar dinheiro à toa. Você acha que ajudaria em algo? Eu tinha percebi isso, que ela devia ter algo entre 15 e 18 anos quando teve a Ivone, dependendo de qual dado está correto. Parando pra pensar: acho que ela era muito nova (15 ou 16, nascida em 1915) e quando foi fazer os documentos do Brasil, pra "não ficar feio" por ser tão jovem, colocou dois anos a mais. Acha que isso é possível? Não sei se faria sentido a certidão de Portugal estar incorreta com dois anos a menos.
b) onde você achou? Como fez a busca no Arquivo Nacional pra isso? Olhou online? Me manda um link? Eu tinha visto pessoalmente, mas não sei bem como achar online. Queria olhar de novo para ver se acho alguma outra pista, talvez olhar também dos outros irmãos.
c) talvez seja distrito do Rio de Janeiro, mesmo estando em Nova Iguaçu? Realmente meio confuso, não fazia muito sentido. Vou tentar perguntar para a Dulcineia sobre isso, mas acho que ela não saberia porque ela é mais nova e talvez tenha acontecido quando ela ainda não tinha idade para lembrar (ou nem era nascida).
Como você achou esses documentos dos casamentos, do José e da Elvira? Eu vi que nem estavam indexados com os nomes, como você fez a busca para achar eles?
Obrigado pelas dicas e sugestões, vou ver se consigo mais dados e continuo nas pesquisas.
Se alguém estiver disposto a tentar localizar, eu certamente pagaria pelo serviço. No momento estou fora do Brasil, então tenho uma capacidade bem limitada de olhar o que precisa ser feito pessoalmente.
Abraços.
@dnunes @AlanNogueira
a. Sobre a data de nascimento de Maria: acho possível o que colocou.
Mas, se quiser ter certeza absoluta que não foi um erro de datilografia ao emitir essa certidão em PT, pode gastar 10 euros e pedir uma nova pelo civilonline. Leia o guia baixo até o fim (a parte de mais de 100 anos). Adicionalmente, também colocaria nas observações que pode ser 1913 ou 1915:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Ou, se não quiser gastar os 10 euros, mande um email para a conservatória de Vila do Conde, com essa imagem e peça uma cópia nova. Eles provavelmente vão informatizar o registro (caso ainda não tenham feito; hoje em dia PT só manda assentos de nascimentos informatizados - a não ser que seja um batismo pré-1911). Cada conservatória tem seu tempo para atender esse tipo de pedido:
Registo Civil de Vila do Conde
Morada: Praça Luis de Camões n.º 9 - 2º, 4480-719 Vila do Conde (mapa)
Email: civil.vconde@irn.mj.pt
Telefone: (+351) 252 249 210
b. Certidão de casamento dos pais: acho que, como está emperrado há tempos para achar o registro de Ivone, tem que fuçar em todos os cantos. Eu pediria o inteiro teor (reprográfica) do casamento, para saber ao certo se ela nasceu antes ou depois. Pois isso pode mudar a dinâmica do que se passou com o registro dela.
Um cenário: ela nasceu antes (aí fica a dúvida quem a registrou, se ambos os pais, se só o pai ou a mãe, se só um terceiro etc); os pais casaram relativamente logo depois, a tornando filha legítima. Como isso teria se passado na tenra infância, ela pode nem nunca ter sabido disso (tenho um familiar que nasceu uns meses antes do casamento dos pais; ele morreu sem saber que tinha originalmente nascido "ilegítimo").
Pode até ser caso de, no casamento dos pais, constar explicitamente a legitimação de filhos nascidos antes do casamento. Já vi casos onde até se lista onde e quando cada filho foi registrado. Mas pode não ter absolutamente nada.
Não estou dizendo que foi isso que aconteceu, mas é possibilidade a explorar. Muitas vezes, a dificuldade de achar um nascimento vem dessas situações "heterodoxas" (para os padrões da época), pois o registro original não contém o que esperamos (filiação de ambos os pais etc).
Como o colega Alan mencionou, aqueles cartórios da ZN do Rio podem ser bem enrolados. Como você não tem a data do casamento, ressalte que tem o livro, folha e número do registro de casamento, para os forçar a procurar com mais afinco. Mandaria um PDF do que tem. Veja que diz que foi emitido no "Engenho de Dentro" que é uma das sucursais que esse cartório tinha; mencione isso.
c. Certidão de casamento de Ivone: Ela casou em Nilopolis em 1953 (antigo estado do Rio; antes da fusão com o estado da Guanabara - que antes era o Distrito Federal).
Se o inteiro teor falar que ela nasceu em Madureira (no Distrito Federal, ou capital federal), você fica sabendo que foi no atual município do Rio de Janeiro (pois era assim que era referido até 1960, quando o DF foi para Brasília). Essa é a premissa com a qual você vem buscando o registro dela
Mas se falar Madureira "nesse estado do Rio de Janeiro" (ou algo similar), então está se referindo ao antigo estado do Rio (onde ficam Nilopolis, NI etc). O que você tem como imagem é uma certidão breve relato, onde o escrevente digitou o que ele achou "importante" do texto. Eu pediria a reprográfica, para você ver absolutamente tudo que está na certidão (o mesmo para o casamento dos pais)
d. Madureira; resolvi cavar mais sobre essa possível Madureira em NI:
https://saibahistoria.blogspot.com/2021/05/a-fazenda-estrada-e-serra-de-madureira.html
Isso é um palpite, mas não veio do nada. Se, por acaso, Ivone nasceu antes do casamento, possivelmente os pais de Maria (ou outro parente ou conhecido) que foram registrar a criança. Como juntou que ela nasceu em "Madureira" e o o tio (irmão de Maria) morava em Madureira (provavelmente uma em NI) na mesma época, acendeu uma luzinha - uma possibilidade a se investigar.
Se for provável que ela nasceu e foi registrada nessa "outra Madureira", aqui google maps para se situar:
https://maps.app.goo.gl/7jVUpfLqX3sUcFuD9
O mapa é para tentar achar qual o mais provável RCPN atual que teria esse registro. Mas uma coisa de cada vez.
e. Aqui o link para o PDF com cópias de alguns registros que estão no AN (não é o livro completo com inteiro teor, mas o resumo, o chamado "livro talão"). Na numeração do PDF, olhe a página 167 (que corresponde ao 165 escrito manualmente no alto da imagem) que tem algo lá que te interessa:
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_19/FMAS/LTN/0038/BR_RJANRIO_19_FMAS_LTN_0038_d0001de0001.pdf
f. Olha, achei no FS fazendo as buscas de várias maneiras, tentando os nomes dos avós etc. A indexação do FS está longe de ser perfeita, mas buscando de várias maneiras diferentes pode aparecer algo que não surge como resposta fazendo só a busca "óbvia". Com o tempo se vai aprendendo a "espremer" o FS até aparecer mais coisa (nem sempre dá certo). Ia precisar escrever uma apostila para explicar tudo. O mesmo vale para o site do AN; mas o site do AN é um perrengue só, trava toda hora etc.
https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/login.asp
Um ponto final: aqui nós ajudamos as pessoas sem interesse financeiro. Esse fórum me ajudou muito (fiz toda a cidadania de minha família sozinho, com a ajuda dele). Desde então, retribuo ajudando outros na medida que posso. Inclusive aqui no fórum não se pode recomendar nenhum serviço pago.
Em muitos cartórios no BR hoje em dia se pode fazer tudo à distância (whatsapp, email, site). sem intermediários. Lógico que a qualidade dos serviços varia muito, mas uns são bem eficientes sim. Outros seguem na Idade da Pedra.