Dúvida - Cópia certificada passaporte
Bom dia a todos,
O único documento que me falta para enviar o pedido de nacionalidade pelo artigo 1C é o meu documento de identificação certificado/apostilado.
Eu moro em Portugal e não tenho RG na validade, tenho apenas meu passaporte emitido pelo consulado brasileiro em Portugal.
Sabem se eu consigo apostilar no consulado ou algo assim, não encontrei informações referentes a isso.
Muito obrigado a todos pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Vasco_Silva___
Pode apostilar em uma conservatória. Se você mora no Porto, uma boa opção é ir direto na ACP. Vai gastar um tempo na fila, mas no seu caso acho que vale a pena. Você leva todos os documentos, leva já o original e uma cópia do passaporte (como foi emitido pelo consulado Brasileiro, imagino que não tenha a filiação, certo?) e o original e uma cópia do RG (mesmo que tenha mais de 10 anos). Apresenta tudo no balcão. O próprio funcionário verifica e valida as cópias.
Nota 1: se o seu passaporte tiver a filiação (nome dos seus pais), não precisa levar o RG. O RG, mesmo que tenha mais de 10 anos, é só para evidenciar a filiação.
Nota 2: você pode validar as cópias em qualquer conservatória ou loja do cidadão. se não me engano, pode fazer também nos postos do Correio português. Mas não cometa o erro de entregar os documentos em outra conservatória: mande sempre para a ACP!
Olá Eduardo,
Muito obrigado pela resposta.
Infelizmente o meu passaporte não contém a filiação, e também moro em Lisboa, mas acho que vale a pena ir na ACP e fazer conforme você sugeriu.
Obrigado!
@Vasco_Silva___
se você mora em Lisboa pode levar o passaporte e RG (e uma cópia de cada) em uma conservatória ou Loja do Cidadão e pedir que validem as cópias lá.
Aliás, uma outra coisa que lembrei aqui: o formulário de solicitação de nacionalidade também precisa de validação da assinatura. Você pode levar tudo junto, as cópias, o passaporte e RG, e o formulário. O formulário você leva sem assinar, e assina na frente do funcionário.
Mas, não entregue o pedido na Conservatória ou Loja do Cidadão em Lisboa depois de tudo validado e assinado. Bote num envelope e envie para a ACP.
Muito obrigado Eduardo, de verdade.
Vou hoje na loja do cidadão tentar certificar os documentos e depois dou feedback.
@eduardo_augusto
Bom dia! Aproveitando o assunto do nosso colega @Vasco_Silva___ …
Estou preparando a documentação do meu filho para dar entrada no 1C.
Ele mora em Frankfurt e gostaria de auxílio em algumas dúvidas.
1-No preenchimento do requerimento (1C) o endereço seria de Frankfurt ou posso colocar o do Brasil?
2-O passaporte dele está lá com ele, como faremos para apostilar Haia?
3-A assinatura do requerimento poderá ser feita no Consulado de Portugal em Frankfurt?
4-É melhor enviar o processo todo por correio de Frankfurt para a ACP?
obrigada pela ajuda de sempre.
@Valeria_Peixoto
1-No preenchimento do requerimento (1C) o endereço seria de Frankfurt ou posso colocar o do Brasil?
Frankfurt.
2-O passaporte dele está lá com ele, como faremos para apostilar Haia?
Ele vai levar o passaporte e uma cópia ao consulado. O consulado vai verificar e validar a cópia. Ligue ou mande um email e pergunte se precisa agendar. Aproveite para perguntar o preço, pois é cobrada uma taxa.
3-A assinatura do requerimento poderá ser feita no Consulado de Portugal em Frankfurt?
Sim. Ligue ou mande um email e pergunte se precisa agendar. Aproveite para perguntar o preço, pois é cobrada uma taxa.
4-É melhor enviar o processo todo por correio de Frankfurt para a ACP?
Enviar para a ACP.
PS: em relação aos itens 2 e 3, na verdade só tem 1 taxa, mas eu não me lembro se é para autenticar a cópia ou para reconhecer a assinatura. é coisa de 20 euros.
Obrigada, @eduardo_augusto.
Bom dia @eduardo_augusto
Fui em 3 lojas do cidadão da margem sul de lisboa e nenhuma faz aceitou certificar a carteira de identidade.
Me disseram para ir no ctt ou em alguma notaria, entretanto, as notarias que visitei e o ctt só aceitam fazer a certificacao com a cópia própria deles, e só tem máquina de cópia em preto e branco (Fui também no CRC Almada e não aceitaram certificar a cópia).
Achas que tem problemas se eu enviar a cópia em preto e branco certificada em um cartório notarial? E eles imprimiram em várias folhas o documento...
Muito obrigado novamente pela vossa ajuda.
@Vasco_Silva___
não tem problema nenhum ser cópia em preto e branco.
@Vasco_Silva___ e @Valeria_Peixoto
pode ser realmente que tenham mais dificuldade em obter uma cópia validada da carteira de identidade, pois é um documento essencialmente "brasileiro", enquanto o passaporte é propositalmente feito com um objetivo internacional.
se o passaporte tiver a filiação, enviar apenas o passaporte é suficiente, digo por experiência própria.
se o passaporte não tiver a filiação, aí eu recomendo enviar o passaporte e a carteira de identidade.
pode mandar só a carteira de identidade? pode também, mas é importante observar se ela é recente (<10 anos). temos informação que o IRN rejeita os documentos mais antigos. com o passaporte isso não é problema, já que é um documento que tem uma data de validade explícita.
mas só pra deixar claro, isso não inviabiliza o processo. apenas pode acontecer de cair em exigência, pedindo a apresentação de um documento adicional que indique a filiação.
Muito obrigado novamente pela ajuda Eduardo.
Vou enviar a cópia do RG antigo e adicionalmente o passaporte válido certificado também.
Foi de grande ajuda essa sua informação de que é possivel certificar o documento em portugal, antes disso eu já estava contemplando enviar por correio para um familiar apostilar para mim no Brasil e ia perder muito tempo com isso.