Onde dar entrada em processo de cidadania para netos de português

Vi em algum site que de acordo com despacho de 25/06/2024 os pedidos de nacionalidade de netos poderão ser encaminhados tanto para CRC Lisboa como também para o ACP Porto. Alguém neste fórum tem conhecimento disto, pois na maioria dos sites e aqui lê-se que só é em Lisboa, quando é para netos.

Comentários

• @silviabarbosa

Sim, desde o ano passado o ACP tem competência para processos de netos. Se consultar o guia de documentos do fórum (link abaixo) já há algum tempo ele recomenda enviar os documentos para o ACP.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• Alguem saberia dizer se o processo esta mais rapido?

• @Emiliarodrigues

pouca coisa mais rápido em ACP , hoje.

• Entendi, obrigada! @silviabarbosa.

obrigado, @marcelloamr

Solicitei pela universidade do minho a certidao de batismo do meu avo portugues... Agora tenho apenas mais uma duvida, meu avo portugues imigrou para o brasil e casou com minha avo brasileira no brasil em 1928. Na declaração do meu avo portugues, ele é o declarate de ser o pai do meu pai na certidão de nascimento. mesmo assim, preciso transcrever o casamento do meu avo portugues com a minha avo brasileira e certificar tudo isso em portugal?

OBs* Meu pai é falecido, ele nao tirou a cidadania portuguesa, por isso estou tirando a cidadania atraves do meu avo portugues.

Ja tenho todos os documentos, porem resta a duvida se preciso declarar o casamento em portugal, ou posso dar continuidade no processo?

• Saudações a todos.

Mês que vem completa 3 anos com apenas submetido (neto), tem sido assim para os demais?

Obrigado.

• @ReinaldoCS

Sim, normal. Na CRC-Lisboa ainda estão analisando processos do último trimestre de 2021. Vai demorar um tempo ainda para chegarem no seu.

Se puder, por favor inclua o seu processo na nossa planilha: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

E lá você pode ver também como está o andamento geral.

• @eduardo_augusto Obrigado pela gentileza da resposta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.