Avó com cidadania portuguesa e pai não tem a cidadania
Bom dia!
Minha avó já é cidadã portuguesa, mas meu pai, que está vivo não é. Posso solicitar minha atribuição da cidadania, sem que meu pai antes solicite a dele? Ou é mais recomendado ele tirar primeiro para depois eu tirar a minha?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Irlane Gomes Braga na atual situação está mais rápido fazer 2 processos de filho (primeiro seu pai, depois o seu) do que fazer 1 processo de neto
@Irlane Gomes Braga
Posso solicitar minha atribuição da cidadania, sem que meu pai antes solicite a dele?
Poder, pode mas não é a melhor alternativa. Só faz sentido seguir esse caminho quando o filho do português já faleceu. Vai demorar uns 4 a 5 anos para sair a cidadania do neto (e esse prazo tem piorado ano após ano) e além disso para netos existem alguns requisitos como não ter condenação judicial, não representar ameaça à segurança nacional etc (em geral esses requisitos não são um problema, mas exigem documentação extra e consulta a órgãos externos ao IRN, como Polícia Judiciária, AIMA, gerando mais atraso e pontos para questionamentos, exigências etc).
Ou é mais recomendado ele tirar primeiro para depois eu tirar a minha?
É o melhor caminho. Se mandar a documentação correta, sem divergências para o ACP, leva mais ou menos 1 ano cada processo. Seria 1 ano para seu pai + 1 ano para você. Um processo de filho tem menos requisitos, não há consulta externa ao IRN para causar atrasos. Se a documentação estiver correta e comprovar o vínculo pai/filho estabelecido na menoridade, a nacionalidade é concedida.
Mesmo que seu pai não tenha interesse em ter passaporte português, converse com ele para fazer a nacionalidade para te ajudar. Ao final do processo ele não precisa emitir passaporte, se não for morar em Portugal não tem obrigação de declarar/pagar imposto, não precisa votar etc. Vai apenas ter a cidadania reconhecida e abrirá o caminho para você e irmãos (caso tenha).
Os guias com todas as instruções para cada alternativa (fazer direto como neta ou fazer cada processo como filho) estão abaixo.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Boa sorte