Transcrição de casamento para processo apensado: é necessária?

Seguindo as dicas e orientação aqui do fórum, vou dar início ao processo de aquisição da minha mãe, brasileira filha de mãe portuguesa, e paralelamente, ao meu.

Serão, então, dois processos:

1C, de aquisição de minha avó (portuguesa) para minha mãe (brasileira)

E, concluído o da minha mãe, 1C de minha mãe (agora portuguesa) para mim.

Para o processo da minha mãe, já vi que é necessário transcrever o casamento de minha avó portuguesa com meu avô (brasileiro). Mas, no meu caso, será necessário também transcrever o casamento entre minha mãe (que receberá a cidadania) e meu pai (brasileiro) antes que meu processo tenha início?

Comentários

  • @Victor Tufani ,

    Os proccessos tanto o de sua mãe, filha de portuguesa como o seu filho da futura portuguesa são processos de atribuição, não de aquisição.

    No seu caso a transcrição de casamento de sua mãe terá que ser feita assim que o processo dela terminar e ela já tiver o assento de nascimento português. Ainda não tivemos relatos de um caso assim aqui no fórum. O único caso relatado deste tipo aqui no fórum a transcrição de casamento não foi pedida pelo conservador. Por isso não sabemos exatamento o procedimento, mas o mais provável é que o conservador envie uma carta de exigência solicitando a transcrição, para dar continuidade no seu processo. O que não é nenhum problema, basta transcrever, enviar e o seu processo continua.

    Mas tanto no caso de sua avó como no de sua mãe verifique se é mesmo necessária a transcrição.

  • @texaslady Obrigado pelo esclarecimento! Nada disso, pelo que entendi, inviabiliza que o processo seja apensado e eu envie toda a documentação referente a mim e minha mãe de uma só vez para Portugal, certo?

  • @Victor Tufani

    pelo que entendi, inviabiliza que o processo seja apensado e eu envie toda a documentação referente a mim e minha mãe de uma só vez para Portugal, certo?

    Não temos ainda nenhum caso prático que nos permita afirmar, mas concordo com a @texaslady . O mais provável é que assim que emitirem o registro de nascimento de sua mãe e forem analisar seu caso o conservador mande uma carta de exigência solicitando a transcrição. Se for isso, é só transcrever e o processo segue.

  • @Victor Tufani ,

    O fato da transcrição vir a ser solicitada no decorrer dos processos não inviabiliza em nada o requerimento de apensação dos processos.

  • Muito obrigado pelos esclarecimentos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.