Cadastro de CMD para não portugueses em Consulado

BrunocabozBrunocaboz Member
editado May 2024 em Processos de Atribuição

Boa tarde.

Alguem tem novidade sobre o cadastro de CMD para não portugueses no Consulado de SP?

Comentários

• @Brunocaboz

Leia o relato mais recente aqui (Ronaldo) e nos comentários seguintes:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/339946#Comment_339946

• Para meu aprendizado, o que é CMD?

• Chave móvel digital:D

• @eduardo_augusto

Recomendo pedir a CMD quando for tirar o CC. Não sei se é possível nos consulados no BR, mas fiz isso quando fui retirar o CC no Campus da Justica em Lisboa. Fizeram na hora a ativação:

https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Tem que estar com o CC pronto e um celular na hora, pois o processo de ativar envolve envio de códigos por SMS

• texasladytexaslady Beta
    editado May 2024

@eduardo_augusto , @CarlosASP ,

no caso do @Brunocaboz a CMD é para mãe da filha dele que não é portuguesa. Nestes casos para quem está no Brasil o único lugar que está fazendo isto agora é o consulado do Rio.

Agora para quem já tem o CC, e não pediu quando fez o CC tem as seguintes opções:

Como fazer CDM?

Onde pedir a Chave Móvel Digital

1. na aplicação móvel Autenticação.Gov.
    2. no portal Autenticação.gov.pt.
    3. por videoconferência, mediante agendamento no portal ePortugal.
    4. presencialmente num balcão: dos serviços do IRN. da rede de Espaços Cidadão. dos Espaços Empresa. do registo criminal.

Eu fiz pelo https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/cmd-pedido-chave, mas precisei usar um leitor de cartão para ler o CC.

• Para quem precisa de CMD, o consulado português em SP está emitindo aos *sábados* de outubro de 2025 (parte da manhã, até 13h) a chave para portugueses E PARA ESTRANGEIROS. Processo rápido e fácil, bastando comparecer com passaporte ou cartão do cidadão. Está no Facebook deles as informacoes.

• Obrigada pelas informações, Bruno. Estou tentando agendamento para renovação do passaporte há meses e não consigo. Acredito que com a CMD será mais fácil fazer o agendamento. Você sabe se a fila esta grande para este tipo de serviço no Consulado? Você recomenda chegar cedo?

• @francielle01 eu fui no primeiro sábado de atendimento no consulado de São Paulo por volta de 11 Hs. para fazer a CMD para minha esposa que ainda é brasileira com o passaporte. Estava vazio (pelo que eu entendi até aquele horário só havia tido oito atendimento segundo comentários internos) e fomos atendidos direto, a equipe meio confusa sobre poder ou não fazer a Chave Móvel Digital para brasileiros via passaporte, mas ao final deu tudo certo. Me indagaram se eu ia fazer a CMD também e me perguntaram se o meu cartão de cidadão estava na validade, mas eu já tinha (fiz a minha CMD em uma loja do cidadão no Porto em 2022).

Com a reforma dos serviços consulares - Portugal muda estrutura consular no Brasil para reforçar atendimento ao público | Diplomacia | PÚBLICO - creio que eles darão prioridade ao atendimento via chave móvel digital e haverá um desafogamento e descentralização dos serviços. De qualquer forma, pelo que me informaram o agendamento para fazer a chave CMD está mais fácil via site em São Paulo durante a semana normal - lembrando que em relação aos sábados de outubro os atendimentos para CMD são "portas abertas", portanto não precisa de agendamento.

Somente para reforçar que a medida de atendimento aos sábados neste mês de outubro é SOMENTE para o registro de CMD (Chave Móvel Digital) e no consulado de São Paulo. Eles não estão fazendo nenhum outro serviço.

Meu irmão que mora no Rio de Janeiro, recentemente fez a chave CMD para ele português e para esposa brasileira com marcação muito rápida (de um dia para o outro) com a finalidade de fazer o registro de nascimento on line da minha sobrinha.

Somente lembrando que se você tem o cartão de cidadão, um leitor de cartão e o pin é um meio alternativo para você fazer marcações junto a órgãos do Governo Português, inclusive os Consulados, sem a necessidade da chave CMD.

Em relação aos serviços consulares em São Paulo, como a reforma está sendo implementada agora, o que se pretende é diminuir o tempo dos serviços, espero que dê certo. Boa sorte!

• Obrigada pelas atualizações, @Damasceno_de_Castro. Quais documentos foram necessários para fazer o registro da Chave Móvel Digital no Consulado? Pretendo ir no sábado de outubro para aproveitar que não é necessário agendamento. Espero que com a CMD eu consiga horario para renovar o passaporte português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.