Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

2»

Comentários

• @marcellomoura otima informação obrigado por compartilhar!

• Boa tarde! Quais seriam os caminhos possíveis para busca de uma certidão de nascimento de 1970 no Rio de Janeiro, tendo o nome, nome dos pais e data de nascimento, mas sem saber o cartório? Somente fazendo busca em cada um do RCPNs? Obrigado.

• @alexsdmartins

Olhe o documento de identidade da pessoa para ver se tem o campo "documento de origem". Se der sorte, pode ser a certidão de nascimento.

Se ela tirou o documento no estado do RJ, tente o site do Detran RJ.

Olhar qualquer outro documento (carteira de trabalho etc) para ver se ali consta algo.

Pode ir na escola onde a pessoa estudou para ver o que tem na pasta de matrícula dela.

Se nada disso funcionar, tente descobrir onde irmãos foram registrados; onde os pais casaram; onde a família morou etc.

Hoje existem ao todo 16 RCPNs no município do Rio. Se a pessoa for da ZN ou ZO, veja a anotação na tabela abaixo falando sobre a criação do 15 e 16 RCPNs (que são desmembramentos do 11 e 14 RCPN):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1#google_vignette

• Obrigado, pela ajuda, @CarlosASP. Infelizmente não tenho mais informações. Como consigo consultar a identidade de terceiro no Detran-RJ? É possível?

• @alexsdmartins

Sabendo a data de nascimento, nome e filiação, pode consultar online a base de dados.

Aí aparecem os dados do documento que a pessoa usou para tirar o RG (certidao de nascimento ou casamento).

Mas nem todo mundo consta nessa base de dados.

• @CarlosASP não estou encontrando o link para esta consulta. Poderia informar, por favor? Obrigado.

• Obrigado, pela informação do link, @CarlosASP.

Infelizmente só consta a certidão de casamento na base de dados do Detran-RJ. Não há certidão de nascimento.

Eu postei os dados no dia 15.04.2025 na sala de discussão "Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???". Não sei mais onde procurar a certidão de nascimento.

Precisava encontrar a certidão de nascimento da ex-cônjuge, para registrar no Consulado de Portugal, para após iniciar a averbação do divórcio em Portugal, para então poder averbar o meu casamento atual.

Muito obrigado pela ajuda. Se puderem ajudar, agradeço. Abs.

• @alexsdmartins

Tentou ver se o RCPN do casamento tem a habilitação do casamento?

No Rio é mais complicado que em outros estados - pois se permitiu que muita coisa fosse queimada sem antes ser microfilmada.

Se não me engano (essa data não estou certo), a partir de 2003 o Rio passou a exigir que tudo fosse microfilmado antes do descarte.

Como antes a regra era poder descartar depois de 5 anos, talvez a habilitação de um casamento de 1998 em diante tenha escapado da fogueira (ou tenha sido microfilmado antes).

Não custa tentar. Pergunte ao RCPN do casamento a partir de que ano passaram a ser obrigados a microfilmar, para ter certeza dessa data.

Ou talvez alguém do forum saiba com precisão.

• Sim! Contatei o 8o RCPN e eles informaram que descartaram os documentos do processo de casamento realizado em 1996. No processo judicial de divórcio também não consta certidão de nascimento.

Olha que encontrei, sozinho e com ajuda do fórum, certidões bem mais antigas para o requerimento de nacionalidade da minha mãe e esta, mais recente, não consigo encontrar.

Grato pela ajuda, @CarlosASP.

• @alexsdmartins

Boa tarde! Quais seriam os caminhos possíveis para busca de uma certidão de nascimento de 1970 no Rio de Janeiro, tendo o nome, nome dos pais e data de nascimento, mas sem saber o cartório? Somente fazendo busca em cada um do RCPNs? Obrigado.

Certidão de nascimento de 1970. Essa pessoa teria hoje 64 anos. Está viva? Já perguntou diretamente para ela?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.