Averbar e transcrever certidão

Olá pessoal, novamente estou aqui com um turbilhão de dúvidas.

A um ano atrás eu solicitei a certidão de nascimento do neto e da filha do português e a certidão de casamento do português que ocorreu aqui no Brasil, todas digitadas em inteiro teor.

Verifiquei na listagem de documentos que precisa ser a reprográfica para enviar no processo, sei que terei de retificar a certidão pois falta sobrenome em ambas as certidões de nascimento.

A minha dúvida é se devo retificar a reprográfica ou a digitada, e, se por um acaso devo enviar ambas no processo?

Essas que já possuo tem um prazo de validade para uso?

Gostaria de saber também se é necessário o envio da certidão de casamento do português e em que casos é preciso averbar?

Me disseram que não precisava transcrever o casamento, no caso o meu bisavô português quem declarou o nascimento da minha avó, e quem declarou o nascimento do meu pai foi o meu avô e não a minha avó.

Comentários

  • @Raquel09

    A um ano atrás eu solicitei a certidão de nascimento do neto e da filha do português e a certidão de casamento do português que ocorreu aqui no Brasil, todas digitadas em inteiro teor.

    Verifiquei na listagem de documentos que precisa ser a reprográfica para enviar no processo, sei que terei de retificar a certidão pois falta sobrenome em ambas as certidões de nascimento.

    A minha dúvida é se devo retificar a reprográfica ou a digitada, e, se por um acaso devo enviar ambas no processo?

    Vc vai retificar a certidão brasileira no livro de registros do cartório. Reprográfica, é a "foto" do livro. Digitada, é tudo que está escrito no livro. Portanto, ao retificar, vc vai alterar o registro que está no livro e consequentemente a reprográfica (a foto) ou a digitada (escrita) virá com as correções que vc fará. Vc vai enviar reprográfica (veja a lista básica do seu artigo de interesse)

    Essas que já possuo tem um prazo de validade para uso?

    Certidões apostiladas não tem prazo de validade, só Consulados que "implicam" com data de validade e emissão de documentos.

    Gostaria de saber também se é necessário o envio da certidão de casamento do português e em que casos é preciso averbar?

    Qual é seu artigo? já checou a lista básica?

    Me disseram que não precisava transcrever o casamento, no caso o meu bisavô português quem declarou o nascimento da minha avó, e quem declarou o nascimento do meu pai foi o meu avô e não a minha avó.

    Qual o seu artigo? de filho ou neto?

  • @mabego é para neto

  • @mabego referente a transcrição do casamento, acredito que realmente não se faz necessário.

    Mas é preciso transcrever alguma certidão de nascimento e averbar o casamento?

  • @mabego você sabe se neste caso terei que transcrever alguma certidão e averbar o casamento.

    Obs: o português se casou com uma brasileira aqui no Brasil, em SP pra ser mais exata.

  • @Raquel09

    Me disseram que não precisava transcrever o casamento, no caso o meu bisavô português quem declarou o nascimento da minha avó,

    aqui não é necessário a transcrição.

    e quem declarou o nascimento do meu pai foi o meu avô e não a minha avó.

    Aqui, já é necessária a transcrição, pq não foi a portuguesa a declarante.

    --

    Todas as certidões brasileiras devem estar averbadas com casamentos (e óbitos, se forem o caso)

  • @mabego mas no caso a minha avó não nasceu em Portugal e ela não tinha cidadania, ela e meu avô são brasileiros.

    Isso conta?

  • @mabego como sei que o casamento foi averbado e em qual certidão deve constar?

  • @mabego no caso, eu devo averbar o casamento do português nas certidões?

  • @Raquel09

    vamos começar tudo de novo para alinhar as informações.

    quem é o português nessa história?

    qual é seu pedido? filha? neta?

  • editado March 2023

    @mabego

    vamos começar tudo de novo para alinhar as informações.

    quem é o português nessa história?

    Meu bisavô.

    qual é seu pedido? filha? neta?

    O pedido é para neto (meu pai).

  • editado March 2023

    @mabego

    Aqui vai um breve resumo com todas as informações ;)

    Meu bisavô é o Portugues da linhagem mais próxima nascido em Coimbra, ele veio para o Brasil entorno de 1911, e, casou-se aqui no brasil com uma brasileira em 1914.

    Minha avó, mãe do meu pai é a filha do Português, ela nasceu em São Paulo no ano de 1920, e o meu bisavô (no caso o português) quem declarou o nascimento.

    *Aqui me indicaram que não se faz necessário a transcrição e nem averbar o casamento.

    *A minha avó não era portuguesa e não tinha a cidadania.*

    Meu pai irá solicitar a cidadania, pelo processo de neto.

    Pelo que olhei na certidão de nascimento do meu pai, minha avó não adotou outro sobrenome por conta do casamento, consta apenas um sobrenome que seria o mesmo do meu bisavô.

    A um tempo atrás, meu irmão solicitou a certidão de nascimento da minha avó e a de casamento dos meus bisavós, porém, são do formato digitadas e depois me informei que seria necessário a reprográfica.

    Solicitei devidamente apostilada a certidão de batismo do português para retificas as certidões por conta dos sobrenomes aqui no Brasil.

    Eu já estava com a maior parte dos documentos encaminhados, porém surgiu a questão de averbar o casamento na certidão de nascimento, foi o que me informaram.

    Mas não sei qual casamento e em qual certidão deve ser averbado, visto que as mesmas ainda precisam ser retificadas e apostiladas.

    Acho que uma informação importante que também me trás dúvidas, na certidão de batismo, realmente meu bisavô possui o nome+um segundo nome, não possui sobrenome, já na certidão do meu pai (neto) ele possui apenas o nome e um sobrenome, sem o segundo nome, e, na certidão de nascimento da minha avó, ele possui um nome completo - nome+segundo nome+sobrenome, e, na certidão de casamento consta apenas o nome + segundo nome.

    Sei que terei de retificar as duas certidões de nascimento (filha do português e do neto), neste caso é o cartório quem identifica e corrige os nomes ou eu que terei de apontar quais os corretos?

    Aqui vai uma lista dos documentos que já temos:

    -Certidão de nascimento da filha do portugues (nascida no Brasil) - Em inteiro teor digitada

    -Certidão de nascimento do neto - Em inteiro teor digitada

    -Certidão de batismo no portugues com apostila de haia, e, o carimbo em alto relevo.

    Pode me auxiliar quais seriam os próximos passos por favor?

  • editado March 2023

    @Raquel09

    Aqui vai um breve resumo com todas as informações ;)

    Meu bisavô é o Portugues

    Minha avó, mãe do meu pai é a filha do Português, e o meu bisavô (no caso o português) quem declarou o nascimento.

    *Aqui me indicaram que não se faz necessário a transcrição e nem averbar o casamento.

    *A minha avó não era portuguesa e não tinha a cidadania.*

    Meu pai irá solicitar a cidadania, pelo processo de neto.

    Pelo que olhei na certidão de nascimento do meu pai, minha avó não adotou outro sobrenome por conta do casamento, consta apenas um sobrenome que seria o mesmo do meu bisavô.

    Solicitei devidamente apostilada a certidão de batismo do português para retificas as certidões por conta dos sobrenomes aqui no Brasil.

    Eu já estava com a maior parte dos documentos encaminhados, porém surgiu a questão de averbar o casamento na certidão de nascimento, foi o que me informaram.

    Retifique e depois peça as averbações.

    Mas não sei qual casamento e em qual certidão deve ser averbado, visto que as mesmas ainda precisam ser retificadas e apostiladas.

    As certidões brasileiras, devem ter averbações de todos os atos civis ocorridos aqui.

    Acho que uma informação importante que também me trás dúvidas, na certidão de batismo, realmente meu bisavô possui o nome+um segundo nome, não possui sobrenome,

    isso é comum nos assentos de baptismo

    (1)* já na certidão do meu pai (neto) ele possui apenas o nome e um sobrenome, sem o segundo nome,

    precisa alinhar

    e, na certidão de nascimento da minha avó, ele possui um nome completo - nome+segundo nome+sobrenome,

    todas devem estar assim

    (2)* e, na certidão de casamento consta apenas o nome + segundo nome.

    tem que alinhar, nome + segundo nome + apelido

    Sei que terei de retificar as duas certidões de nascimento (filha do português e do neto), neste caso é o cartório quem identifica e corrige os nomes ou eu que terei de apontar quais os corretos?

    retificar a 1 e 2 acima. Vc que deve apontar os nomes que precisam de retificação.

    Aqui vai uma lista dos documentos que já temos:

    -Certidão de nascimento da filha do portugues (nascida no Brasil) - Em inteiro teor digitada

    -Certidão de nascimento do neto - Em inteiro teor digitada

    -Certidão de batismo no portugues com apostila de haia, e, o carimbo em alto relevo.

    Pode me auxiliar quais seriam os próximos passos por favor?

    retificar as certidões brasileiras. Depois emitir as certidões retificadas conforme lista básica de documentos.

  • editado March 2023

    @mabego 1 - Irei pedir para averbar o casamento da minha avó com meu avô na certidão dela, no caso do meu pai, ele já foi casado duas vezes e casou novamente a 10 anos atrás, peço para averbar o ultimo casamento?

    2 - A certidão de baptismo não preciso incluir o sobrenome dele né?

    3 - Preciso transcrever alguma certidão brasileira?

  • @Raquel09

    1 - Irei pedir para averbar o casamento da minha avó com meu avô na certidão dela,

    no caso do meu pai, ele já foi casado duas vezes e casou novamente a 10 anos atrás, peço para averbar o ultimo casamento?

    vc é fruto de qual casamento dele?

    2 - A certidão de baptismo não preciso incluir o sobrenome dele né?

    vc não consegue retificar documentos portugueses.

    3 - Preciso transcrever alguma certidão brasileira?

    Não confundir transcrição com averbação.

    Vc vai averbar certidões brasileiras de nascimento com os atos civis

  • editado March 2023

    @mabego Eu sou filha do segundo casamento, meus irmãos que também irão solicitar a cidadania são filhos do primeiro casamento.

    No casamento atual, ele não teve nenhum filho.

  • @Raquel09

    Eu sou filha do segundo casamento,

    houve divórcio ou viuvez?

    meus irmão que também irão solicitar a cidadania são filhos do primeiro casamento.

    No casamento atual, ele não teve nenhum filho.

    não entendi... são 3 casamentos?

  • @mabego

    Na verdade houve 4.

    Meus irmãos são filhos do primeiro casamento, ele ficou viuvo e se casou novamente com a minha mãe, ele ficou viuvo novamente e casou-se novamente, onde ficou viuvo pela terceira vez, casou-se novamente a 10 anos com a esposa atual.

    No terceiro teve uma filha, mas faleceu ainda recem- nascida.

  • @Raquel09

    Na verdade houve 4.

    Meus irmãos são filhos do primeiro casamento, ele ficou viuvo

    tem que transcrever casamento e viuvez, para que seus irmãos tenham direito.

    e se casou novamente com a minha mãe, ele ficou viuvo novamente

    tem que transcrever esse casamento e viuvez novamente, para que v c tenha direito.

    e casou-se novamente, onde ficou viuvo pela terceira vez, casou-se novamente a 10 anos com a esposa atual.

    se ninguém depois de vc vai requerer a cidadania, é transcrever esses dois casamentos que mencionei

  • @mabego Transcrever e averbar?

  • @Raquel09

    Todos esses 4 casamentos devem estar averbados na certidão de nascimento dele.

    (peça aos cartórios de cada um dos 4 casamentos para enviarem as anotações dos mesmos ao cartório de nascimento dele para que seja feita a averbação na certidão de nascimento dele)

    (1) de casado para viúvo

    (2) de casado para viúvo

    (3) de casado para viúvo

    (4) de casado

    Depois que ele se tornar português, ele estará solteiro perante Portugal.

    E para os filhos terem direito, tem que transcrever, pelo menos esses dois casamentos que te orientei acima. (cada transcrição tem valor de 120 euros).

  • @mabego posso transcrever aqui no Brasil né?

  • Ah entendi, então a transcrição deve ser feita após a conclusão do processo de cidadania.

    Antes disso, somente devo averbar os 4 casamentos e retificar os devidos nomes.

    Confere?

  • editado March 2023

    @Raquel09

    Ah entendi, então a transcrição deve ser feita após a conclusão do processo de cidadania.

    sim... vc só transcreve casamentos de quem é português.

    Antes disso, somente devo averbar os 4 casamentos e retificar os devidos nomes.

    Sim, averbar os atos civis nas certidões brasileiras. Depois de retificadas.

    (parece uma coisa muito complicada, mas é simples)

  • @mabego

    Desculpe novamente a dúvida, é que estarei levando as certidões para retificação amanhã ao cartório, e, gostaria de saber se devo averbar os óbitos na certidão do meu pai, e, o casamento e óbito dos meus avós na certidão da minha avó?

  • @Raquel09

    Pode averbar, óbitos... neste contexto não são tão importantes.

    Vc decide

  • @mabego

    Você acha necessário o envio da certidão de casamento da filha brasileira do portugues?

  • @Raquel09

    se a certidão de casamento dela está averbada, não há necessidade

  • @mabego perdão

    no caso o casamento averbado na certidão de nascimento, isso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.