Busca Certidão - Domingos Agostinho Ferreira - Vinhais

Ola Amigos,

Estou novamente na luta com certidões depois de 6 anos após conseguir minha nacionalidade, dessa vez é pra minha prima. Que tem o Bisavô Português e o Avô ainda é Vivo.

o Bisavô dela é:

Domingos Agostinho Ferreira, nascido em 29 de Abril de 1896, Filho de Adjuto Diegues e Joaquina Gomes. Casado no Rio de Janeiro em 14 de Setembro de 1929 com Maria dos Prazeres Ferreira também portuguesa e nascida em 20 de Janeiro de 1906.

Depois de muitas horas no family search, arquivo distrital de Bragança e arquivo nacional achei indicações que os 3 irmãos mais velhos de Domingos são da Zona de Vinhais em Bragança.

Depois disso a busca estagnou, vi página a página alguns livros de batismo da zona de Vinhais, mas nada encontrei.

Nao encontrei também nenhum registro da chegada deles no Brasil.

Se conseguirem ajudar agradeço muito.

Comentários

  • Não sei se pode te ajudar, mas como a bisavó é portuguesa, dá pra fazer o processo de nacionalidade somente por ela também, caso seja mais fácil de localizar o assento de batismo dela.

  • Sim, mas pra isso tem que averbar o casamento é aí precisa da certidão de nascimento do pai na mesma, digo eu.

  • @mjrjunior

    chegou a solicitar informações da habilitação no AN?

    Ficha: 27345 / Fundo/Coleção: 6ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S

    Assunto: Habilitação para casamento de Domingos Agostinho Ferreira e Maria dos Prazeres Ferreira

    Ano Inicial: 1928 / Número: 8438 / Maço: 2924 / Gal: A

  • mjrjuniormjrjunior Member
    editado October 2022

    Com a informação no DocJud eu consegui essa certidão de casamento no family search, mas lá não me ajuda muito com informações. Tem alguma informação a mais que consigo extrair no AN @Kleber Silva Aguiar

  • @mjrjunior

    irá solicitar informações da habilitação, com sorte os portugueses apresentaram documentos que mencione o lugar de nascimento.

    "Habilitação de casamento, habilitação para o casamento ou processo de casamento é o conjunto de documentos apresentados pelos noivos ao ofício de registro civil para que possam contrair matrimônio."

  • @mjrjunior

    Achei o casamento de Adjuto Diegues e Joaquina Gomes em Santa Cruz, Vinhais, Bragança em 1877. Ele com 47 (?) anos e ela com 29 (?) anos; tif 004:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1223589

    Isso me faz pensar se a data de nascimento de Domingos em 1896 está certa. Não é impossível, mas a mãe já teria 48 anos.

    A irmã Maria da Conceição, tif 004:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1223552

    A irmã Guilhermina tif 005:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1223554

    Já olhou todos os batismo de Vinhais até 1896, lendo o nome dos pais, para achar todos os irmãos?

    Já tentou ver se consegue destravar esse arquivo com o Family Search? Talvez contatando um CHF deles (ou talvez alguém no fórum tenha essas contas especiais); quem sabe tem algo lá:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8Y-N6MV

    Domingos Agastinho Ferreira

    Brazil, Rio de Janeiro, Catholic Church Records, 1616-1980

    Imagino já ter achado esse passaporte do irmão Manoel; tif 217, número 50:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228248

    Mas não achei o batismo correspondente em Santa Cruz, Vinhais, Bragança. Se ele nasceu antes de 1877, talvez esteja como filho natural só de Joaquina. A idade relativamente avançada dos pais (ambos ainda solteiros) no casamento me fez pensar na possibilidade de haver filhos anteriores ao casamento.

    Se colocar aqui o link para os batismos de irmãos que já achou, talvez alguém ache uma pista neles que passou despercebida.

  • Ola @CarlosASP

    Antes de mais nada muito obrigado pela ajuda.

    Corri todos os livros página a página de Santa Cruz, Vinhais, de 1895 em diante e não achei o Domingos. Dado que nas certidões de nascimento e óbito no Brasil, diz que ele era nascido em 1896. Possivelmente deve ter sido batizado em outro paróquia.

  • @mjrjunior

    Eu olharia ANTES de 1895, voltando até a data do casamento dos pais em 1877.

    Como dito acima, para Domingos nascer em 1896, a mãe teria 48 anos no nascimento. Não é impossível, mas é improvável.

    Muitos portugueses "remoçavam" ao cruzar o Atlântico; é bem comum a data real de nascimento ser vários anos anterior ao que declaravam aqui.

  • @Guilherme Moreira

    Muito obrigado. Salvou a pátria!

  • mjrjuniormjrjunior Member
    editado October 2022

    Uma duvida, no pedido da certidão no CRAV, pede-se uma certidão integral ou narrativa?

  • Narrativa

  • @mjrjunior

    Va no topico guias uteis e veja o tutorial do novo crav.

  • Bom dia,

    Eu vou ao Brasil por 15 dias e como já temos os documentos, estava pensando em trazer os documentos do avô da minha prima para que eu possa dar entrada no ACP, por procuração, já se economiza um Sedex e como moro no Porto, não é uma grande dificuldade.

    Ao preencher o formulário 1C ele que assina ou eu que assino?

    os 175Eur podem na mesma ser pagos por cartão, ou já que eu daria entrada presencialmente eu tenho que pagar no ato?

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @mjrjunior

    Eu acho que nao precisa de procuração.

    Basta ele assinar tudo no Brasil, como o fórum recomenda.

    Se fizer por procuração esta dwve estar apostilada. Não sei se a assinatura de quem passou deve ter o selo do reconhecimento por autenticidade.

    Vc leva pafa Portugal e ma da pelos correios de lá.

    Sera bem rápido e barato.

    Peça a opção correio registado pelo Codigo de rastreio.

    ===

    Vc pode pagar com cartão português ou internacional Visa, se for fazer pelis correios.

    Se fizer presencialmente, vc paga no ato, mas podem recusar os docs, se estiverem incorretos.

    @texaslady

    @nunogomes

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.