Averbação casamento e óbito
Olá, boa tarde
A Nacionalidade da minha avó materna ( filha de português) foi deferida essa semana
Agora preciso fazer a averbação do casamento dela do óbito do meu avô.
Alguém sabe informar qual o melhor caminho, se posso fazer as duas averbações juntas e quanto tempo demora?
Para iniciar o processo da minha mãe, preciso aguardar essas averbações?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LilianSouza , sim, terá que fazer a transcrição do casamento e, se desejar, a averbação do óbito do marido. Os dois atos podem ser feitos juntos.
Dê preferência a um Consulado no Brasil - Santos, se mora em SP ou MS ; Rio, se mora no RJ ou ES. São bem rápidos, fazem em menos de 30 dias.
Para o processo de sua mãe, terá que aguardar a transcrição do casamento.
@Leticialele , obrigada
@Leticialele , boa tarde
Eu já tenho a cidadania Portuguesa e estou morando em Portugal.
Eu posso solicitar pessoalmente a averbação do estado civil de minha avó (casamento e viuvez)?
O que eu precisaria apresentar para fazer a solicitação?
@LilianSouza , sim, pode. Em qualquer Conservatória de Registo Civil.
Não sei o que cada uma exige especificamente, mas terá que apresentar a certidão de nascimento da avó, do avô e a certidão de casamento, no mínimo.
Os documentos brasileiros devem ser originais e apostilados.
Prezados , boa noite.
Sabem me dizer se o formulário de averbação de casamento tem que ser assinado por um dos nubentes, ou pode ser assinado por qualquer pessoa?
Obrigado!
@Fernando Ribeiro
Cada lugar (consulados diversos e conservatórias) tem seu próprio procedimento, melhor se informar diretamente com o lugar que escolher.
Em teoria qualquer pessoa poderia pedir, mas na prática a maioria dos lugares exigem que seja um dos nubentes ou um descendente (filho, neto etc). Se quem assina for filho o documento de identificação do requerente precisa constar filiação. Caso quem assine seja um neto, costumam pedir além do documento de identificação de quem assina, uma cópia da certidão de nascimento apostilada (pois consta os nomes dos avós).