Certidões de ílhavo, gafanha (aveiro) e Santa Marinha , guarda

Pessoal, bom dia! Estava procurando os livros de Gafanha em Ílhavo, Aveiro, mas não encontrei nenhum registro de bastismo, parece que não existe nada a respeito. Buscando aqui no fórum, ví alguém com a mesma dúvida e párece que existe uma paróquia principal que tem esses dados. Sera que alguém do fórum consegue me auxiliar nessa busca? Pois tenho todos os dados para encontrar meu bisavô, mas infelizmente já rodei centenas de páginas e não obtive sucesso.

Nome: Manoel Luiz Figueiredo ou Manuel Luiz Figueiredo (ou Figueredo) - Tenho documentos dele como Manoel, Manuel, Figueiredo e Figueredo

Nascimento: Gafanha, Ílhavo, Aveiro 16/12/1894

Nome do pai: João Luiz Figueiredo ou João Carvalho Figueiredo

Nome da mãe: Maria de Jesus Garelha

------------------------------------

Já minha bisavó nasceu em Santa Marinha, guarda em 15/05/1890

Nome de casada: Maria de Jesus Figueiredo ou Maria dos Remédios Figueiredo

Pai: Miguel Carlos de Souza

Mãe: Maria Ines de Jesus

---

Muito obrigado!

Comentários

  • editado August 2021

    @leonardopf

    As paróquias de Gafanha... foram criadas em 1910, 1926 e 1960. Os livros de 1894 estão na paróquia de São Salvador de Ílhavo. Só folhear.

    https://tombo.pt/f/ilh04

    A de Santa Marinha deve ser esta:

    https://tombo.pt/f/sei16

  • @Guilherme Moreira


    Esse livro de Ílhavo eu já tinha folheado, mas infelizmente não achei o registro :( rs... e o link de Santa Marinha, não tem nada... talvez seja outro... confesso que abri com um sorriso no rosto hahah... mas vamos continuar!

  • @leonardopf

    Em Ílhavo folheou de 1891 à 1897? É o mínimo que deve procurar.

    Quanto à Santa Marinha, o que quis dizet com "não tem nada"?

  • @Guilherme Moreira

    Desculpe a ignorância, mas talvez eu não tenha entendido direto, em Ílhavo eu abri o livro referente ao ano que é 1984 (https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1186536) eu fiz algo de errado? Talvez tenha alguma informação ainda entre os anos de 91 a 97?

    Sobre o de Santa Marinha, fiz a mesma coisa, olhei apenas o livro referente ao ano de 1890 (https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1212109).

    Muito obrigado pelas respostas!

  • @leonardopf se você não acha no ano provável de nascimento, precisa expandir suas buscas. por isso é bom procurar uns 10 anos antes e depois... pois a pessoa pode ter nascido antes ou depois, ou até mesmo ter demorado anos para ser baptizada...

  • @gsilvestre

    entendo, é comum esse tipo de situação?? bom, parece que ainda tenho uma chance... vou fazer isso! aproveitando, sabem me dizer algum lugar que eu consiga pegar a lista de passageiros de navios que sairam de pt? tenho receio do nome real dos meus bisas sejam diferente do que registrado aqui no BR. Obrigado.

  • @leonardopf MUITO comum.

    sobre a outra pergunta, sinceramente, não sei, mas creio que seja possível fazer uma busca no Arquivo Nacional...

  • @leonardopf , os portugueses, antigamente, mentiam sobre a idade!!! Sempre se diziam mais novos do que realmente eram!!

  • @Leticialele muito obrigado... vou tentar achar... uma tarefa difícil... :(

  • Leonardo, as datas de nascimento quase sempre não coincidem com a data de registro (antes de 1911, batismo). Meu bisavô também é João Fernandes Figueiredo e minha bisavó também é Maria de Jesus Garrelha. No livro de registros da paróquia de Ílhavo, no dia 13/01/1895 tem assento número 18 onde consta o nascimento de um indivíduo de nome Manuel, filho de João Luiz Novo e de Maria de Jesus. O que me leva a crer tratar-se do seu avô é o fato de os avós paternos desse indivíduo serem os mesmos avós paternos do meu avô, que são Joaquim Figueiredo e Maria de Jesus. Já os avós maternos também são os mesmos, José Fernandes Figueiredo e Emília de Jesus. Sobre a diferença nos nomes, isso era comum naquela época. Meu avô se chamava Antonio Figueiredo e tinha um irmão chamado Manuel, de quem também era padrinho, e que se estabeleceu em São Paulo.


    Anexo link Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado April 10

    @Antonio1962 fico feliz que você tenha achado um assento que pode ser do familiar dele, porém noto que o @leonardopf não visita o fórum desde 2021...


    Espero que ele possa receber essa notificação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.