Busca de Certidão de Nascimento

Preciso muito de ajuda para localizar uma certidão de nascimento.

Agradeço muito pela ajuda!!!!


Nome: Catia D'Avila Ramos

Filiação: Norma dos Santos D'Avila / Walter Luiz Ramos

Nascimento: 04/05/1964

Local: Rio de Janeiro/RJ

Comentários

  • @Carol_Barreto


    OBS: 14ª Circunscrição pode ser o 14º RCPN ou o 16º RCPN (recentemente desmembrado do 14º - registros de Bangu).

    16º RCPN: O cartório receberá os livros e registros efetuados na sucursal de Bangu da 14ª Circunscrição e será responsável por registrar os nascimentos, casamentos e óbitos ocorridos na região, que inclui os bairros de Magalhães Bastos, Padre Miguel, Santíssimo, Senador Camará e Senador Vasconcelos.

    https://cartoriomadureira14.com.br/

    https://www.16registro.com.br/

  • @AlanNogueira

    Muito obrigada!! Vou entrar em contato com os dois.

  • @AlanNogueira ,,por favor poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento de José Maurício dos Santos Vilela filho de Eugênio Martins Vilela e Georgina dos Santos Vilela,ele nasceu 12 de março de 1944 .. três Rios, agradeço muito.

  • @And54

    Tres Rios salvo engano só tem um cartório, já olhou lá? Se não estiver por lá converse com o pessoal do cartório se há outros na região onde possa estar o registro que procura.

    segue contato:


  • @And54

    Lembre-se que o que era Três Rios em 1944 pode não ser mais em 2023, por causa do desmembramento de distritos em novos municípios. Se não estiver na atual Três Rios, buscar nos "novos municípios":

    A Lei Estadual n.º 1.923, de 23-12-1991, desmembra do município de Três Rios os distritos de Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos, para formarem o novo município de Comendador Levy Gasparian.

    A Lei Estadual n.º 1.986, de 10 de abril de 1992, desmembra de Três Rios o distrito de Areal, elevado à categoria de município.

  • @And54

    Como o @CarlosASP indicou, seguem os contatos dos demais cartórios:

    COMENDADOR LEVY GASPARIAN:


    AREAL:


  • Por favor, alguém poderia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu pai!!!

    Pedro Manhães Pereira

    Data: 31/03/1938

    Local: Campos dos Goytacazes

    Pai: Benedicto Pereira

    Mãe: Maria Pereira da Silva

    Consegui encontrar um registro de óbito de uma irmã dele onde consta que o nome da mãe é Maria Manhães Pereira, e na certidão de óbito do pai está como Maria manhães, apenas. Já tentei no Family Search e no Arquivo Nacional e não consigo localizar.

    Obrigada


    Simone

  • Obrigada, @AlanNogueira !!!

    Acredito que esta é a certidão do primeiro casamento dele. Eu pensei em pedir uma inteiro teor dela pra ver se vem com os dados da certidão de nascimento dele, mas parece que somente os conjugês podem. É isso???

    Eu pensei em pedir a inteiro teor da certidão de casamento dele com minha mãe, liguei no cartório pra tirar essa dúvida, mas a funcionária disse que não poderia afirmar se teria essas informações. Minha dúvida era se ele teria que ter apresentado a certidão de nascimento ou apenas averbação do divórcio. Infelizmente ela não soube dizer. Seria um tiro no escuro ($$$).

    Aproveitando a sua atenção quero fazer mais uma pergunta: a mãe do meu pai faleceu em Macaé, entre os anos de 1969 e 1973. Existe algum registro onde posso procurar, tipo o do arquivo nacional?


    Obrigada!!!


    Simone

  • @Simone_Flima

    Não é comum constar informação da certidão de nascimento nos assentos de casamento, então acredito que se for pedir a inteiro teor do casamento apenas para essa finalidade talvez não valha tanto a pena.

    A certidão de nascimento geralmente é apresentada no processo de habilitação de casamento, desarquivando ele geralmente se obtem essa informação. Porém no Rio de Janeiro os cartórios em dado momento foram autorizados a descartar esses processos e a maioria não existe mais.

    Você mencionou que ele é natural de Campos? Se for, procure nos cartórios de registro civil da região.

    Idem para o óbito que busca (embora para fins de nacionalidade os óbitos não sejam necessários).

  • Obrigada, @AlanNogueira !!!

    Acredito que esta é a certidão do primeiro casamento dele. Eu pensei em pedir uma inteiro teor dela pra ver se vem com os dados da certidão de nascimento dele, mas parece que somente os conjugês podem. É isso???

    Eu pensei em pedir a inteiro teor da certidão de casamento dele com minha mãe, liguei no cartório pra tirar essa dúvida, mas a funcionária disse que não poderia afirmar se teria essas informações. Minha dúvida era se ele teria que ter apresentado a certidão de nascimento ou apenas averbação do divórcio. Infelizmente ela não soube dizer. Seria um tiro no escuro ($$$).

    Aproveitando a sua atenção quero fazer mais uma pergunta: a mãe do meu pai faleceu em Macaé, entre os anos de 1969 e 1973. Existe algum registro onde posso procurar, tipo o do arquivo nacional?


    Obrigada!!!


    Simone

  • Preciso muito de ajuda para localizar uma certidão de nascimento. 


    Nome: José Gonçalves Avila

    Filiação: Nair Gonçalves Avila / José Caetano Avila

    Nascimento: 16/09/1935 ou 1936 (não tá legível)

    Local: Rio de Janeiro/RJ


    e também de

    Nome: José Caetano Avila

    Filiação: Maria Adelaide Avila/ João Caetano Avila

    deduzimos que nasceu entre 1916 a 1923

    Local: Rio de Janeiro/ RJ

  • @AlanNogueira ,,por favor poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento de Georgina dos Santos nasceu em Braga.filha de José dos Santos Silva e Ana de Andrade Santos, muito obrigada,,

  • @And54 reparei que vc ao longo do tempo mandou várias mensagens em posts diversos marcando algumas pessoas específicas pedindo ajuda na busca. Até respondi alguns se não me falha a memória. Dei uma olhada mas não consegui encontrar nenhuma pista da Georgina com os dados informados. Se aceita um conselho, sugiro que crie um tópico novo, sem marcar ninguém e informe o máximo de dados possíveis desta pessoa (nome do cônjuge, filhos, local onde viveu, documentos que já encontrou sobre ela, etc. Aqui o fórum tem dezenas colegas bons de busca que podem ajudar, ao marcar apenas uma pessoa você acaba reduzindo o alcance de sua pergunta. Boa sorte!

  • Boa tarde!!

    Preciso muito de ajuda para localizar uma certidão de nascimento.

    Agradeço a ajuda!!!!


    Nome: Josefa Rosa Dias

    Filiação: Rosa Maria da Conceição / João Luiz Dias

    Nascimento: 19/09/1962

    Local: Sapé/PB

    Livro 78-A Folha 103


    @AlanNogueira Se puder me ajudar também, agradeço muito!!

  • @Carol_Barreto você já tem todos os dados, é preciso solicitá-la ao cartório de Sapé/PB:


  • Preciso de uma ajuda para localizar a certidão de nascimento/batismo do meu antepassado Português (não sei a região em que ele nasceu)

    Nome: Luiz Manoel Fidalgo (Portugal)

    Data de nascimento: 21/01/1902

    Data de falecimento: 14/12/1957 (cartório de São Caetano do Sul)


    Filho de: João Antônio Fidalgo e Carolina de Jesus Ferreira

  • Bom tarde a todos! Poderiam tirar uma dúvida, a nubente (brasileira) nasceu em 06 de Janeiro 1900, foi batizada em Araraquara em 06 de Abril de 1900, porém a certidão de nascimento não foi localizado em Araraquara e nenhuma cidade ao redor. Nesse caso é possível utilizar a certidão de batismo para a transcrição do casamento?

    Obs: O casamento com o Português ocorreu em Araçatuba - Sp em 1919.


    Obrigado

  • @Marco Motta


    Tente solicitar ao cartório onde foi realizado o casamento, se ainda tem o prontuário de habilitação de casamento, que pode trazer mais informações.


    A princípio, uma vez que o registro civil existe no Brasil desde 1889, não é possível utilizar o registro de batismo como substituto.

  • @Marco Motta

    A sugestão do colega é o melhor caminho a seguir.

    Adicionalmente: para que período foi feita a busca da certidão de nascimento? A pessoa pode ter nascido em 1900 mas só registrada muitos anos mais tarde. Tinha até gente que se auto registrava logo antes do casamento, exatamente para poder se habilitar para o casamento.

    Em quais as cidades ao redor foi feita a busca? Pois o que era Araraquara na época pode não ser mais hoje em dia. Esse batismo dá alguma dica de distrito?

    Aqui os desmembramentos de Araraquara:

    Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembra do município de Araraquara o distrito de Rincão. Elevado à categoria de município.

    Pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembra do município de Araraquara o distrito de Américo Brasiliense. Elevado à categoria de município.

    Pela Lei Estadual n.º 6.445, de 09-01-1990, desmembra do município de Araraquara o distrito de Motuca. Elevado à categoria de município.

    Pela Lei Estadual n.º 9.330, de 27-12-1995, desmembra do município de Araraquara o distrito de Gavião Peixoto. Elevado à categoria de município.

    E esses 4 municípios também podem ter sofrido desmembramentos posteriores. Ao falar com os cartórios desses lugares, sempre pergunte se algum distrito foi emancipado desde a criação do município,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.