Conclusão Processo Neto 6 Meses - 80 anos + Preferência na Análise

Temos relato de mais um processo de neto , concluido em 6 meses .

Sem pedido de urgência, porem neta com 80 anos + , boa noticia a muitos que possa estar na mesma situacao.


Comentários

  • scarvalho210 bom dia.

    Como é esse pedido de urgência?

    O processo da minha avó (80 anos) e a da prima dela (80+) esta na fase 4 ainda. Dei entrada em 07/2019.

  • editado June 2021

    @bianca_abreu94

    Não existe pedido de urgência por idade.

    Pode existir uma prioridade automática, como ocorre para menores. Tudo indica que sim, há essa prioridade automática para idosos. Quando passa a ser considerado idoso ainda está sendo observado. Certamente acima de 80 se enquadraria.

    Mas antes você disse que tinha 77 anos. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248924/#Comment_248924

    O processo já estava ali, parado num canto. Quando eles mexerem com o processo, é quando ele poderá vir a ter prioridade. Você talvez possa forçar que eles revejam o processo, fazendo uma queixa aqui: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

  • editado June 2021

    gandalf, quando dei entrada no processo, em 2019, ela tinha 77. Mas esse ano ela faz 80.

    E a prima dela tinha 80 em 2019, quando dei entrada nos processos.

    Eu acredito, e espero, que seja "automatica" essa prioridade.

    Vou dar uma olhada nesse site da queixa.

    Muito Obrigada!

  • @bianca_abreu94 conforme o gandalf disse , esta sendo de forma automatica essa urgência.

    Hoje tivemos mais um caso do neto de 82 anos , processo em 6 meses .

  • scarvalho210 ai que bom!

    Vou continuar aguardado e torcendo para colocarem minha avó e a prima dela nessa "urgência".

    Muito obrigada!

  • editado June 2021

    Boa tarde. Vi que cada vez mais estão tendo casos de pessoas idosas que estão tendo seus processos atendidos com urgência. Vi alguns comentários de pessoas até mesmo abaixo de 80 anos, com 76, 77. Procede isso? Tiverem mesmo pessoas abaixo dos 80 com o processo atendido com urgência, independente de pedido?

    Agradeço desde já.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @hugonpassos sua percepção está correta. Como já explanado pelo @gandalf , não se trata de pedido de urgência, mas sim de prioridade automática dada pela Conservatória, assim como ocorre com processos de menores (e, creio não haver dados suficientes para estabelecer isso como regra, considerando que existem pessoas com essa idade que ainda estão 'aguardando' rs)

  • @scarvalho210 @bianca_abreu94

    Prioridade é automática, baseada em certos critérios (menores ou idosos por exemplo)

    Urgência é um pedido.

    (por algum motivo eu compus mas não postei)

  • Já relatei no tópico específico do processo de netos, mas vou colocar aqui para registro também

    Processo enviado em meados de dezembro de 2020 (Neta - minha avó 92 anos)

    Recebemos a senha dia 05/02 (estava com meu e-mail no formulário)

    Ficou desde então na bolinha 1 verde

    Bolinha 4 marrom em 21/06 -> aqui fiquei olhando muito pq é quando relatam que pode cair em exigência e temíamos na família prova de vida.

    Bolinha 6 verde 22/06 -> Pra mim já era 23/06, mas era noite no Brasil rs

    Desde então aguardando o registo! Pelos relatos anterior vai levar 8-10 dias, então estou aguardando para seguirmos pra próxima geração. Minha irmã já fez pedidos de certidões no RJ e meu tio em SP e acho que tudo vai ser concluído em breve.

    Abraços!

  • gandalf ah sim, entendi. obrigada!


    Brasileiroforadobr nossa bem rápido! parabéns!!

  • @gsilvestre A prioridade tem sido para maiores de 80 anos apenas ou têm casos abaixo dessa idade que têm sido atendidos com prioridade? Pergunto isso pois vi em outro comentário em que disserem que, em alguns casos, pessoas com menos de 80 anos foram contempladas. Minha avó têm 76 anos.

  • @hugonpassos acho que tem casos abaixo de 80 anos

  • @hugonpassos , temos percebido essa tendência por relatos de alguns foristas. Não se pode afirmar que isso seja garantia que processos de idosos tenham prioridade.

  • @hugonpassos

    Na planilha podem ser acompanhados alguns casos. Foi incluída a coluna (G) para informar a idade do requerente na numeração.

    A medida que mais pessoas forem informando e preenchendo os dados, vai melhorando para formar uma ideia.

    Houveram casos, que ter mais de 75 anos poderia ser uma explicação para terem concluído mais rápido, em 6 meses, ao invés de 30.

    Mas também há outros relatos de pessoas com 76 a 79 anos, que continuam sendo processados pelo tempo normal.

    Para processos de netos há uma mistura de processos pela lei antiga, junto com processos pela mudança de 11/2020, ambos sendo aprovados pela lei nova. e fica difícil identificar com clareza os prazos. As regras são muito novas, e tirar conclusões seriam precipitadas.

    Você incluiu os dados do requerente ali para poder acompanhar? A análise dos dados fica a seu critério. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/

  • Pessoal,

    Peço aos que acompanham processos pela planilha de netos, que atualizassem na coluna G a data de nascimento do requerente.

    Mas vejam os riscos de fazê-lo aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/250875/#Comment_250875

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.