Checagem paranóica antes do envio

Pessoal,

Cheguei na hora da verdade. Seguindo as dicas da comunidade, levantei os documentos necessários. Agora queria a ajuda de vcs para checar se está tudo certo antes de enviar para a CRC de Lisboa. Várias cabeças pensam melhor que uma!

No nosso caso, o português é o avô da minha namorada, já falecido. Estou fazendo primeiro a atribuição do meu sogro (requerente).

Como um primo já fez a atribuição em 2002, já fez a parte difícil de localizar o assento e transcrever casamento e óbito. Este primo nos enviou uma cópia da certidão (já expirada, de 2002), com todos os dados do nascimento e carimbo da CRC de Santa Maria da Feira atrás.

O que pretendo enviar:

- Certidão de inteiro teor do requerente com firma do tabelião reconhecida, legalizada no Itamaraty e no consulado.

- Cópia autenticada do RG, legalizada no consulado.

- Formulário 1C, impresso colorido em A4, com reconhecimento de assinatura do consulado.

- No formulário, coloquei o assento, ano e CRC da certidão do português.

Tenho várias dúvidas, mas primeiro pela mais básica: a lista de documentos está certa? Não falta nada?

Comentários

  • Mauricio

    a lista de docs, está certinha, não falta nada. seu sogro assinou o formulário 1C pessoalmente no consulado do Rio?
  • Oi Lara

    Obrigado! Por mais que a gente cheque vinte vezes a lista, nada como ouvir de outra pessoa que está tudo certo.

    Assinou no consulado o formulário sim.

    Só teve um porém que não sei se faz diferença. Meu sogro abrevia o nome do meio na assinatura, e a atendente do consulado avisou que ela tinha que colocar na etiqueta o nome do jeito que está na assinatura, abreviado ("reconheço a assinatura de Fulano M. da Silva"). Será que pode dar problema?

    Também achei estranho que o formulário só ganhou uma etiqueta, de reconhecimento da assinatura. Já vi pessoas dizendo aqui que precisava reconhecer assinatura *e* legalizar o formulário no consulado. Será que só esta etiqueta está OK?
  • O seu formulario soh tem uma "etiqueta" porque voce reconheceu assinatura no proprio Consulado, quem tem duas eh porque reconheceu assinatura em cartorio e mandou legalizar no Consulado.
  • Cibele

    Sim, está certo! Se o consulado reconheceu a assinatura e colocou o selo branco é porque também reconhece o documento como válido. Obrigado pela luz.
  • Maurício, a assinatura deve ser igual a do RG.

    O comentário da atendente (se eu entendi direito) foi meio viajante, pois muita gente não tem assinaturas "legíveis" (em que dá pra ler o nome, sobrenome, etc), são uns rabiscos... é cada uma! rsss
  • Lara

    Pois é, pensei a mesma coisa assim que vi a assinatura que colocaram no próprio "selo branco", totalmente ilegível.

    Felizmente as 2 assinaturas do formulário estão iguaizinhas à do RG, com isto e com o seu comentário fico mais tranquilo.
  • Desculpe perturbar com tantas dúvidas do tipo procurar cabelo em ovo, é que pelo o que tenho lido às vezes eles implicam com umas coisas muito chatas mesmo, então a gente tenta se antecipar à chatice!

    - A certidão do requerente é uma transcrição de inteiro teor, e nas instruções do formulário eles dizem que o ideal é ser uma fotocópia. Alguém já enviou transcrição e funcionou?

    - No carimbo da CRC que tem atrás da cópia da certidão do português, tem dizendo "esta conforme o original lavrado sob o nº XX, do ano de 1908". No mesmo carimbo, embaixo dos emolumentos, tb tem escrito "registado sob o nº XXXXX". Eu assumi que o nº do assento é o primeiro, que aparece antes do ano. Está certo?

    - No formulário, onde se coloca a conservatória quando não é a central, tem um espaço para 2 números. No meu caso, é a única conservatória da cidade, então simplesmente não preenchi. É isso mesmo ou coloca "01"?

    - Mandei um e-mail para a CRC de sta maria da feira pedindo confirmação se a certidão está lá mesmo. Tenho esperança de receber uma resposta? =D
  • Mauricio,

    voce esta nos deixando paranoicos junto com voce ! rsrsrrsrs



    1. Se a certidao do requerente eh de inteiro teor, esta tudo certo.

    2. O numero do assento eh esse mesmo que voce colocou, xx do ano de 1908.

    3. No campo da Conservatoria eh bom colocar o numero e tudo que tiver direito, afinal, sao portugueses que vao analisar, ai ja viu, nao vao entender, bota o numero 1 como tem que ser, " 1 conservatoria do registo civil de...... "

    4. Se eles nao te responderem logo, o melhor eh ligar, quem sabe eles ja confirmam na hora se a certidao esta la ou nao, pelo menos aqui no Brasil eles confirmam na hora ( foi assim comigo quando ligava nos cartorios pra confirmar se as certidoes estavam arquivadas ou nao ).
  • Cibele, obrigado pelas respostas! Agora fiquei um pouco menos paranóico... =P

    Vou colocar então o "01" antes da conservatória, tentar confirmar se a certidão está lá por telefone e fazer o envio.

    Mais uma vez obrigado a vc e à Lara pela paciência!
  • Imagina, conte com a gente !
  • Mauricio

    Você esta fazendo tudo pelo correio?
    e tb sozinho? sem o Adv?
  • Magali

    Com certeza ele irá fazer sozinho, mandando pelo correio e sem advogado, eles so atrapalham e cobram muito caro, não tem misterio.
  • Magali, o Maurício tá fazendo tudo sozinho sim, está prestes a mandar os docs pra lisboa. Na maioria absoluta dos casos não há a menor necessidade de pagar advogado. Eles são todos exploradores. Provavelmente vc tb não precisa!

    Se quiser, abra um tópico com o seu caso e a gente te passa todas as dicas!
  • Magali

    Estou fazendo tudo sem advogado e via correio sim, mas não sozinho, já que a ajuda dos amigos desta comunidade foi fundamental para que eu conseguisse entender o processo.

    Depois que você tem a informação você vê que na verdade o processo é bem mais simples do que parece. Mas se não fosse a troca de experiências e informações que você vê aqui, eu pelo menos permaneceria barrado pela explicação deficiente do consulado e dos sites do governo português, e pela indústria da desinformação alimentada pelos Drs. Urubu da vida.

    Sugiro que você dê uma olhada nos tópicos, provavelmente já vai achar resposta pra 90% das suas dúvidas, principalmente no tópico "Guia de Ajuda". O que sobrar você abre um tópico para perguntar que com certeza várias boas almas irão lhe ajudar.

    Não esqueça de retribuir o favor e responder com o que você for aprendendo as dúvidas de quem sabe menos que você. Se formos deixar tudo nos ombros dos "outros", a comunidade não funciona!
  • Mauricio

    Eu também fico com paranóia nesses documentos, rsrsrsrs.

    Eu acredito que agora meus documentos passam, mas vou torcer para que no dia eu seja atendido por brasileiros.

    Os portugueses que atendem não sabem explicar o porque da recusa dos documentos e possuem extrema má vontade para verificar a documentação.

    O meu processo é dia 15 desse mês.

    Boa sorte pra vc.
  • Alexandre

    Voce esta fazendo pelo consulado?
    Eles exigem coisa demais, sem necessidade.
    É mais facil mandar pelo correio direto para Portugal.
  • Valeu Alexandre! Boa sorte pra vc tb.

    Como a Sandra falou, o consulado exige documentos demais, eu tinha uma lista deles aqui que pedia até foto 3x4. Já pelas instruções do formulário 1C que eu baixei direto de Portugal. precisa de apenas 2 (!) documentos no caso que eu estou resolvendo.
  • Alexandre

    deixa o consulado pra la, faca direto com a CRC de Lisboa, pelo correio. (esse eh o mantra da comunidade rsss)
  • Obrigada

    Muito mesmo. olha o meu caso é um pouco complicado.
    Eu tenho um filho de 17anos que eu quero tirar a atribuição de nacionalidade.
    Vou para o topico de ajuda ou abro outro pra vcs me ajudarem.
    assim eu relato mais coisas.
    abraços
  • Magali

    Pode abrir um topico seu, explicando a sua situação.
  • Sandra

    obrigada pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.