Atribuição para Netos "Passo a Passo"

Boa noite pessoal, decidi criar este tópico pois tenho certeza que teremos outras pessoas com as mesmas dúvidas e com este post podemos centralizar todas aqui. Vamos tentar responder primeiramente somente as dúvidas postadas para manter um padrão.
Então vamos lá:
1º Qual a documentação necessária devo juntar?
2º Qual a opção mais rápida para dar entrada, consulado ou CRCentrais Lisboa? porque?
3º Como envio por vale postal? como funciona? ou se existe alguma outra maneira de envio ?

As minhas dúvidas por enquanto são essas.
Agradeço a força que todos tem dado e deixo meu muito obrigado!!!

Comentários

  • Estou postando aqui a resposta que tive da mod @Marcia.

    Resposta do 1º item:

    Documentação de atribuição de netos:
    - Certidão de nascimento do português (casamento do português já averbado)
    - Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português, do tipo reprográfica, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de casamento do(a) filho(a) do português, de inteiro teor, emitida há menos de 180 dias, apostilada (se o filho do português for homem e este tiver sido o declarante na certidão do requerente, não precisa)
    - Certidão de nascimento do requerente, do tipo reprográfica, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório (deve constar 2 anos de língua portuguesa - não serve de nível superior)
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias (se for pelo site não precisa ser apostilada)
    - Cópia do RG ou passaporte (se contiver a filiação) do requerente, autenticada em cartório, apostilada
    - Requerimento preenchido (1D), com assinatura reconhecida presencialmente no consulado português, ou por autenticidade em cartório
    - comprovantes de ligação efetiva com Portugal (residência legal em território nacional; deslocamento regular a Portugal; propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades).
    - Vale postal de 175 euros

    Link para modelo 1D:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/
  • Boa tarde @wsteles obrigado pela resposta, sobre o item 3 não encontrei um passo a passo, poderia me ajudar ?
Esta discussão está fechada.