Passaporte portugues para EUA

Olá pessoal, tudo bom?

Eu pretendo ir para os EUA em abril de 2018, tenho pretensão de tirar
dupla cidadania portuguesa antes de ir, minha pergunta é: posso entrar nos
EUA com passaporte portugues de turista e ficar quanto tempo? e gostaria de
mudar o status lá de turista para Estudante, tenho familia lá q está legal, tudo normal,
e vou morar com eles para estudar.

PS: minha vó é viva e tem suas documentações de Portugal aqui normal, por isso quero tirar o passaporte portugues ( europeu ), nao preciso de toda bucrocracia para visto etc.. por Ter o ESTA, ou precisa de visto americano e todas as outras burocracias?

Comentários

  • Felipe, o ESTA até onde eu sei, não permite mudança de status. Teria de voltar ao Brasil ou solicitar o visto de estudante antes de viajar.
  • Matheus & MEI obrigado pelas resposta, mas saberia me dizer se posso pedir um Status de estudante pelo ESTA? ou é só pelo Brasileiro? Pois nao sei quais sao os planos do meu tio, ele falou q iria pagar cursos lá para q eu pudesse estudar, mas se for sem o visto de Brasileiro nao posso estudar com o ESTA certo? se puder sanar estas 2 duvidas, agradeceria muito. Obrigado desde já.
  • O ESTA não vai te permitir estudar, nem um visto B2 de turismo. Se for com a intenção de estudar, deve encontrar o curso antes e solicitar o visto específico ainda no Brasil. Pode usar qualquer passaporte pra esse pedido.
  • editado June 2017
    Obrigado Matheus, existe cursos free nos EUA q não dao certificações, mas sao ESL tmb.
    Uma nova duvida Matheus, posso tirar meu passaporte portugues sem q meu pai tenha cidadania? minha vó ainda é viva e nasceu la, nao preciso tirar o passaporte do meu pai primeiro nao ne?
  • @Felipe
    Pera aí, não entendi. Se seu pai ainda não tem a cidadania, para você fazer agora sem ele ter pedido a atribuição vai se encaixar na lei nova. Ninguém sabe ao certo ainda como vai ficar a prova de ligação efetiva com Portugal.
    Ou você já tem a cidadania e só quer saber sobre o passaporte português?
    Se ainda não tem cidadania, antes de fazer passaporte, tem que fazer o processo de atribuição. E se seu pai é vivo, é bem mais fácil se ele fizer a cidadania dele antes de você fazer a sua.

    Se pretende estudar nos EUA, faça um visto de estudante. Se for curso curto, digamos 1 mês de aula de inglês todo dia, nem precisa de visto. Mas se for curso mais oficial, aí precisa de visto de estudante sim. Mesmo para portugueses.

    Com o ESTA você consegue ficar no máximo 3 meses. Se for fazer algum curso de ESL de comunidade ou de igreja, os que são gratuitos ou bem acessíveis (esses cursos normalmente são para ajudar imigrantes e focam em competências do dia a dia), não precisa de visto de estudante. Mas lembre-se: com o ESTA, só 3 meses. Com visto americano no passaporte brasileiro, a permanência máxima é de 6 meses e o prazo real é dado na hora da entrevista na chegada ao aeroporto americano).
  • editado June 2017
    @Cynthia é o Seguinte: meu pai é filho de portugues e minha vó ainda é viva, tem todas as documentações... Eu pretendo tirar o ESTA pois se for tirar o visto americano provavelmente vai ser negado, pois nao trabalho e nem estudo no momento. Queria usar o ESTA para estudar 3 meses nos EUA, pois tenho familia nos EUA e tmb em portugal, fora minha vó que está aqui... Eu posso pedir a minha dupla cidadania e enviar para meus primos escaneadas com todos carimbos e eles entregariam em Portugal com o reconhecimento de firma, isso é possivel? ou tem q ser por correios? Pois como mandaria tudo certo para eles gostaria de saber se é possivel, e também poderia usar o endereço deles qualquer coisa, pois os Correios cobram acho q 700R$ pra isso.

    ps: Não tenho cidadania ainda, poderia pular a do meu pai e fazer por conta propria com os documentos da minha vó? ele é meio cabeça dura hahaha.

    ps²: Caso eu tire a cidadania do meu pai e depois a minha, quanto tempo iria demorar? e quais documentos eu precisaria, iria precisar mandar tudo para portugal ? sabe me dizer por favor @Cynthia, @Matheus ( minha vó e viva e guarda tudo, literalmente tudo ahhaha entao ela tem todos os documentos ).
  • @Felipe
    A questão não é a sua avó (muito bom ela estar viva e ser cuidadosa com documentos). É seu pai que precisaria fazer a nacionalidade portuguesa dele e para tal ele não depende da sua avó pois ela já é portuguesa. Entre no tópico ATRIBUIÇÕES e leia o que é necessário. É bem simples. Primeiro tem que transcrever o casamento da sua avó portuguesa com seu avô brasileiro. Depois seu pai faz a atribuição dele.
    Isso vai levar uns 6 meses se mandar direto pelo correio para uma conservatória. Seus primos portugueses podem até entrar com o processo pessoalmente (usando uma procuração ESPECÍFICA que daria a alguém lá em Portugal o poder de fazer o pedido da cidadania para seu pai). Nesse caso, DEPENDENDO da conservatória, pode ser mais rápido (não em Tondela nem na CRCentrais de Lisboa).
    Só depois do processo do seu pai pronto é que você pode fazer o seu. O caminho é o mesmo: transcrever o casamento do seu pai (que já vai ser português) e pedir sua atribuição.

    Não vejo sua documentação ficando pronta rapidamente. Mesmo fazendo pessoalmente em Portugal (seus primos usando procuração), indo na conservatória certa e tudo mais, para ter o passaporte português em mãos vai levar no mínimo uns 3 meses. Um aninho se fizer tudo pelo correio (transcrições de casamento, atribuições) e pelo consulado (a parte de pedir cartão do cidadão e passaporte, pois essa parte tem que ser pessoalmente).

    Não pode escanear nada. Todos os documentos têm que ser originais. Se seus primos fizerem com procuração, vai ter que mandar os documentos pelo correio para eles.
  • @Cynthia, obrigado <3
  • @Felipe Laranjo, além de todos os trâmites antes de você conseguir a sua atribuição (transcrição do casamento de sua avó, nacionalidade de seu pai e sua nacionalidade), tem também a parte de documentos portugueses (cartão cidadão e passaporte). Para os trâmites da sua avó até a sua nacionalidade eu estimo no mínimo (sendo bastante otimista) uns 6 meses se fizer por Portugal e sem exigências a cumprir (foi o que demorou comigo tendo uma pessoa para fazer o processo por lá e dando entrada nas conservatórias mais rápidas). Depois, você terá que dar entrada no seu cartão cidadão, o que demora mais uns 15-20 dias para receber a carta PIN de Portugal (com pedido de urgência), mais o tempo de marcar no consulado uma data para fazer o seu cartão cidadão. Depois que o cartão chegar, tem que dar a entrada no seu passaporte (esse fica pronto mais rápido e não vi necessidade de fazer o pedido de urgência, sem a urgência, o passaporte chegou em minha casa em 6 dias). Para estas duas etapas de documentos, eu demorei, com muita sorte, 2 meses. Mas, o consulado do RJ mudou as regras de marcação de dias para documentação e um dos meus primos está demorando quase 4 meses para conseguir o passaporte, tudo por causa da agenda liberada pelo Consulado do RJ. Assim, sugiro que comece o mais rápido possível, pois o prazo de conclusão de seus documentos em 8 meses seriam de um otimismo enorme e já contando que você tem toda a documentação de sua avó e de seu pai prontas para enviar. Sendo mais realista, até juntar toda a documentação e realizar todas as etapas, o prazo de 10-12 meses é mais provável e aí seu prazo de abril/18 fica como limitante. Masnão desista e faça o mais rápido que puder. Boa sorte, abraços. Cristia.
  • @Cynthia eu tenho passaporte português e fiz meu ESTA mês passado p visitar meu filho em Kansas. Depois de três meses terei que voltar ao Brasil (segundo sua informação), e depois de quanto tempo poderei voltar p os EUA ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.