Validação de Antecedentes Criminais.

Pessoal, boa tarde.

Hoje fui correr atras do apostilamento de meus documentos. Dei uma olhada aqui no site sobre como proceder com a certidão de antecedentes criminais, visto que algumas pessoas estavam encontrando dificuldade com o apostilamento. Resolvi ir na polícia federal me informar, aquela que fica na praça mauá, ao lado do MAR.

O escrivão foi super simpático (3 andar, entrega de certidões) e me explicou da seguinte forma, que depois foi confirmado pelo cartório do 17 oficio, que colocarei o endereço abaixo:

Primeira maneira: retirar a certidão na internet, de forma normal, junto com sua validação e levar no cartório para realizar dois procedimentos, primeiro a materialização da certidão e depois o apostilamento de haia. O cartório cobra um valor somente pelas duas páginas.

Segunda maneira: retirar a certidão na internet, de forma normal, junto com a validação e levar na polícia federal, na praça mauá, e solicitar, direto no terceiro andar, a mesma certidão, porém com a assinatura do delegado de plantão. Depois reconhecer firma no cartório que ele irá indicar, levar pra materializar e depois apostila de haia.

Eu fiz da segunda maneira, visto que ele me informou que muitas pessoas estavam enviando da primeira maneira e depois tinham que voltar lá para solicitar a certidão assinada, visto que Portugal colocava em exigência. Não quis pagar pra ver, e achei melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

O rapaz do cartório ainda disse que a materialização é um passo importante, sem ele a apostila de haia não tem validade. Ele ainda checa se a certidão apresentada (nascimento e casamento) tem um outro procedimento que não me recordo o nome no momento, porém se não tiver, ele faz antes, custa uns R$13 e também, se tiver realizado o apostilamento e não tiver tal procedimento, irá cair em exigência quando chegar em Portugal. Algumas certidões já saem do cartório de origem com o tal item, ele confere na hora.

Fui no 17 ofício, no centro do Rio.
Rua do Carmo, 63 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20.011-020 Telefone (21) 2107 9800

Espero que tenha conseguido ajudar e desculpe pela grande postagem.

Comentários

  • @Bruno Villas-Bôas

    Quando fez o apostilamento no 17º?
  • @Brunno Villas-Bôas,

    obrigada pela postagem.
    Foi de grande valor!
  • @fabiano fiz hoje de tarde
  • Brunno,

    O que seria a materialização?
  • @Matheus, desculpe a demora na resposta, então, a materialização serve para dizer que aquele documento é real e não foi forjado.

    Isso se dá, visto que a certidão de antecedentes criminais é emitida pela internet, logo, não tem assinatura de um delegado em ofício.

    Espero que tenha explicado direitinho rsrs
  • boa tarde
    esta validação de antecedentes criminais é exigência de qual conservatória ?
    somente para processdos de aquisição ou para transcrição de casamento tb ?
    grato a atenção
  • @Luiz Claudio Gomes,
    de todas as conservatórias, para processos de aquisição.
  • Oi Pessoal, sou nova por aqui e acabei de vir de Portugal onde dei entrada na minha documentação e em 15 dias já estava com a cidadania.
    Com relação a documentação de Antecedentes criminais, eu tirei aqui e não precisou, fui informada que só precisa para os casos de cônjuge estrangeiro que vai requerer a cidadania então é necessário ter esse documento de todos os países em que o cônjuge viveu!
    Fiz da primeira maneira que o Brunno relatou.
    Aqui no consulado no Rio de Janeiro, não sei como procede!
  • Ana Martins, boa tarde!
    Em qual conservatória você deu entrada? Estou indo agora em dezembro e queria já voltar com tudo pronto.
    Queria deixar mais umas dúvidas aqui sobre ATRIBUIÇAO:
    - A Conservatória de Valença tem Balcão de Nacionalidade?
    - Preciso da Certidão de Antecedentes criminais?
    - Preciso de comprovação de histórico escolar?

    Agradeço as futuras ajudas.
  • pretendo ir a Portugal dar entrada no pedido de cidadania por naturalização já que meu pai faleceu sem pedir a cidadania. Que documentos devo apresentar e em qual endereço? Meu avô nasceu na freguesia de moura morta concelho de peso da regua
  • Olá Ana Martins da Silva,
    Estou juntando minha papelada, mas moro nos Estados Unidos. O consulado de Portugal daqui me falou que preciso de um registro criminal daqui também, só que essa coisa linda demora 18 meses para ficar pronto!! Ou seja, mais tempo que a própria cidadania e vai que nesse meio tempo a lei muda? Fiquei na duvida agora porque vc falou que não precisou tirar? Eu li q tem q ser em todos os países que morou e inclusive Portugal também, mesmo se nunca tivesse morado lá? Inclusive fui instruída por advogados. Alguém sabe algo sobre?? Obrigada e boa sorte a todos que estão no processo.
  • só pra desencargo de consciência meus amores, esse trecho do post do @Brunno Villas-Bôas é o que tá valendo? estou no Rijota.

    "Segunda maneira: retirar a certidão na internet, de forma normal, junto com a validação e levar na polícia federal, na praça mauá, e solicitar, direto no terceiro andar, a mesma certidão, porém com a assinatura do delegado de plantão. Depois reconhecer firma no cartório que ele irá indicar, levar pra materializar e depois apostila de haia."

    cada hora aparece uma dúvida, ô menina inquieta...

    :-)
  • Sim, @Jade Olive, está valendo.
  • @jadeolive então não sei se mudou, mas quando eu fui lá em janeiro, não deixaram eu entrar na policia federal e falaram que não tinha delegado assinando. tinha que ir num cartório no centro da cidade que ele indicou e fazer o processo lá. Levar os papeis impresso do site da PF e eles faziam a materialização do documento juntamento com o apostilamento
  • @Sandro von Borell, @Jade Olive,

    pode ser que tenham trocado o procedimento, por conta da alto procura.
    Obrigada, @Sandro von Borel
  • Bom dia senhores (a).
    Uma grande duvida sobre isso, irei levar os documentos do meu filho para dar entrada em Portugal, no IRN não fala de antecedentes criminais, será que se faz necessário? Ele e maior de idade.
  • @Marcos Netto,

    se o tipo de nacionalidade é de pai para filho, não há necessidade de antecedentes criminais.
  • @Marcia novamente obrigado
  • Boa noite!
    Alguém sabe informar se o certificado de antecedentes criminais online da Polícia Federal é aceito,ou terei que levá-lo até a Polícia Federal e pedir para eles materializarem ? O mesmo deve ser apostilhado ?
    Grato!!!
  • @Anderson Nataria

    Basta validar no próprio site da PF
    Não precisa apostilar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.