Pacto antenupcial ?

O regime normal no Brasil.... pelo menos naminha época era ' comunhão parcial de bens ' isso é considerado pacto antenupcial ? ou nessa condição posso dizer que não houve pacto antenupcial ?
«1

Comentários

  • Deyson,
    O pacto gera um documento a parte e a certidão de casamento cita a sua existência.
  • Geralmente o pacto antenupcial é para casamentos comunhão universal de bens.
  • Obrigado ... então o meu é sem pacto. Melhor assim.
  • Tem valor diferenciado de casamento com pacto e casamento sem pacto?

    O valor da Transcrição de casamento é 120 euros.

    É acrescido algum valor para casamento com pacto?
  • @Fabiano,
    com pacto --> mais 30 euros.
  • @Marcia

    A certidão do casamento de inteiro teor com selo, firma reconhecida apostilada ok

    Agora o pacto antenupcial é por escritura pública.

    Basta apenas a cópia autenticada e apostilada do pacto ou preciso tirar uma certidão original do pacto no cartório de notas?


    Os 30 euros a mais, faço um vale de 150 euros então?
  • @Fabiano,
    precisa da certidão original do pacto e esta certidão tem que ser apostilada também.
    Faz o vale postal de 150 euros, indicando no requerimento para transcrição, que se trata de um casamento com pacto antenupcial.
  • Ok @Marcia mais uma vez obrigado!

    Pois como fui buscar informações nos sites dos Consulados e estes só solicitam a cópia autenticada apostilada do pacto, então fiquei na dúvida mas como aqui fugimos dos Consulados.

    Como minha amiga essa semana dará entrada na atribuição dela e estou ajudando no caso dela que é casada com nicaraguense.

    Esse fórum só nos faz mais unidos e aumenta o nosso espírito de ajudar ao próximo. Essa semana mesmo, estava no 10º RCPN no Méier, e um senhor de quase 70 anos, tentando solicitar a certidão dele para a nacionalidade, quando vi que estava com um papel impresso com o timbre do consulado com a relação de documentos do site.
    Logo orientei quanto a certidão e peguei o telefone do filho e troquei mensagens por whatsapp e informei para fazer direto e como fazer. Já que o senhor é filho de nacional português que o registrou e o rapaz também tornar-se-á filho de nacional português que o registrou.
  • Que bacana a sua atitude, @Fabiano.
    É muito bom ajudar, não é? :)
  • @Marcia
    Esse é o espírito do grupo.
    Estou em contato com o senhor e o filho ajudando-os. É o mínimo que podemos fazer. Retribuir a ajuda que já recebemos.
  • Boa tarde, na certidão de casamento de inteiro teor dos meus avôs só vem escrito: "regime de bens = comunhão de bens"
    Como eu faço para saber se houve pacto antenupcial ou não?
  • @Mariana Fernandes,

    Se tivesse pacto, estaria na certidão.
  • Bom dia , preciso enviar um processo que tem pacto antenupcial , eu anexo ao processo de transcrição uma cópia autenticada e apostilada do pacto , junto ao requerimento, assinalando que existe pacto antenupcial , e na hora de fazer o vale postal envio 150 euros ? É só isso ? ( Pode ser xérox autenticada e apostilada do pacto ? )
  • @Raquel Lopes
    Se você está enviando a transcrição para a Conservatória de Ponta Delgada não precisará enviar o pacto.
  • Oi Mariza Guerra , bom dia ! Enviarei o pacto para a conservatória de Ovar , mas a minha dúvida é se precisa ser original do pacto apostilada ou cópia apostilada. A Sra , sabe? Muito obrigada .
  • @Raquel Lopes

    Nesse caso precisa ser original apostilado.
  • editado October 2017
    Terei que solicitar segunda via , parece que são 5 dias úteis , ontem (data 20) foi assinado no cartório o formulário para transcrição , essa assinatura tem validade ? Há prazo para enviar esse formulário à Portugal após assinatura do mesmo ? Obrigada.
  • @Raquel Lopes

    Não teria problema. Mas, se Ponta Delgada tem a interpretação de que o pacto antenupcial feito no Brasil não precisa ser informado por que você enviará para uma Conservatória que exige?
  • Dna Mariza , tenho a intenção de enviar os dois processos juntos para Ovar ( Atribuição + transcrição). Achei que esse formulário tivesse validade após assinado . Posso demorar mais de 15 dias para enviar ? Te agradeço.
  • Sim, Raquel, esse tempo ainda é razoável.
  • Senhora Mariza , obrigada pelas informações . Um abraço .
  • Eu casei com pacto antenupcial pois casei com separação total de bens.Porém no próprio Consulado de SP eles informam que a menos que os dois sejam portugueses não deve ser enviado o pacto.
  • @Vanessa

    PD tem o mesmo entendimento, inclusive devolveu o valor referente ao pacto. Tondela se não me engano já devolveu também.
  • linemnlinemn Member
    editado February 2018
    @Marcia
    Boa tarde, quero transcrever o meu casamento que foi realizado com pacto antenupcial. Enviei um e-mail para Ponta Delgada e me responderam que não é necessário enviar a cópia do mesmo. Só que fiquei em dúvida de como preencher o requerimento, que apresenta opção para marcar casamento com pacto ou sem pacto. Devo colocar que o casamento foi feito com pacto, mesmo que não façam o registo do mesmo em Ponta Delgada? Saberiam me dizer? Obrigada!!
  • @linemn

    Assinale a opção “ sem pacto”

    O pacto só interessa quando são dois portugueses casados em Portugal.
  • Esclarecido, muito obrigada!
  • Pessoal, bom dia!
    Estou com algumas dúvidas sobre a transcrição de casamento da minha irmã, que foi feito no civil e no religioso com pacto nupcial. A certidão de casamento dela menciona o pacto.

    1) PD faz transcrição com pacto nupcial? É o local mais indicado para enviar a transcrição?
    2) O documento do pacto nupcial precisa ser apostilado?
    3) No caso da minha irmã ser a requerente do pedido de transcrição de casamento dela, existe algum formulário específico?

    Agradeço a ajuda.
  • Alguém sabe me dizer se em Tondela exige a transcrição de casamento com pacto nupcial entre um brasileiro e uma portuguesa? Separei minha documentação para enviar e não providenciei a certidão do pacto.
  • @Ana

    1- PD é o local mais indicado para transcrever casamentos
    Sobre o pacto,veja o que a @Mariza informou logo acima
    2- Não é necessário enviar,mas caso queira,xerox autenticada somente
    3- Use o segundo modelo que está messe tópico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.