Preciso de ajuda para descobrir a freguesia e o concelho que minha Avó Nasceu - Distrito de Guarda

Boa tarde,

Meu nome é Cássio da Silva Fernandes e essa é minha primeira postagem no fórum.
Estou fazendo todo o processo de transcrição do casamento e óbito dos meus avós e preciso descobrir onde ela nasceu.
Meu avô é brasileiro e minha avó portuguesa, ambos já falecidos.
Minha avó nasceu em Guarda no dia 20/08/1919 e tem como nome de solteira Deolinda de Jesus Gomes. Meus bisavós se chamavam José Francisco Gomes e Laura de Jesus. Tenho alguns familiares em Trancoso.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a encontrar essa informação pois é a única coisa que está travando o meu processo, já estou em posse de todas as certidões que podem ser obtidas aqui no Brasil e não constam a freguesia e o concelho que minha vó nasceu.
Se puderem me ajudar ficaria muito grato.

Att,

Cássio da Silva Fernandes
«1

Comentários

  • Cassio,
    Guarda dá nome ao Distrito e ao Concelho, e exitem duas freguesias com esse nome Guarda (São Vicente) e Guarda (Sé) dentre muitas outras freguesias do Concelho de Guarda. E para registros após 1911, é preciso que você pesquise os registros civis. Os registros até 1911 se encontram nos Arquivos Distritais e muitos deles digitalizados. Porém, sem a freguesia não vejo como você poderia entrar em contato com Cartório Civil. Alguém mais do fórum pode dar mais dicas. Boa sorte.
  • Cassio,

    se tem parentes em Trancoso, não seria mais fácil conseguir o documento da avó através desses familiares?
  • SandrafigSandrafig Member
    editado November 2015
    Cássio,
    Localizei 2 fichas da imigração, que pertencem à mesma pessoa:
    1) https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVMF-M9H3
    2) https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KX2W-M2X

    Na primeira, não consta a informação da freguesia (são sempre duas páginas, frente e verso, precisa paginar). Na segunda, aparece como data de nascimento: 20 Aug 1921 e Local: Santa Maria

    Essa data de nascimento bate com a idade que consta na lista de bordo do vapor assinalado na primeira ficha: http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_108309.pdf

    Em Guarda, achei esse inventário:
    http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/DetailsForm.aspx?id=1217922

    Boa sorte!


  • SandrafigSandrafig Member
    editado November 2015
    Achei uma freguesia "Santa Maria" em Trancoso (mesmo local do inventário e onde os familiares moram): https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_(Trancoso)
  • Boa tarde,

    Meu nome é Amanda.
    Estou fazendo todo o processo de cidadania para a minha Vó, porém ela não sabe quase nada sobre o nascimento da mãe, já falecida.
    As informações que eu tenho são:
    Nome: Maria do Carmo da Costa Baptista
    Filiação: Carlos José Costa e Virginia de Barros Cardoso
    Data de Nascimento: 06/10/1907
    Nacionalidade: Lisboa – Portugal
    Gostaria de saber como acho concelho e freguesia, porque não consigo fazer as pesquisas das certidões e em Lisboa eles pedem essas informações para localizar.
    Como posso achar?
    Obrigada!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2016
    Amanda

    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSN-6B6Z

    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-5KZV - há divergência no ano de nascimento.

    Irmã: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSN-8WNX - na lista do navio descrito no verso do cartão há uma Maria Virginia da Costa - 22 anos em 1921 -

    292798 Maria Do Carmo Da Costa Ínsua Penalva do Castelo Carlos José da Costa Virgínia de Barros Cardoso Sem Indicação 23 S. Paulo Sem Indicação

    342216 Lidia Da Costa Barros Cardoso Insua Penalva do Castelo Carlos José da Costa Virginia de Baros Cardoso Sem Indicação 14 S. Paulo Sem Indicação

    Ínsua é uma freguesia do Concelho de Penalva do Castelo no Distrito de Viseu-
    Envie os dados de Maria do Carmo da Costa à Conservatória de Penalva e solicite o registro: registos.pcastelo@irn.mj.pt

  • editado October 2016
    Mariza,
    Obrigada pelas informações, eu tenho um documento dela aqui do Brasil, porque está no Distrito de Lisboa, pode ter essa divergência no documento?
    Obrigada!
  • Amanda,
    Ao solicitar o registro à Conservatória informe as duas datas que constam nos cartões e indique a freguesia. Esses erros nos documentos dos imigrantes são comuns.
  • editado October 2016
    Mariza,
    Obrigada pelas informações, mandei um e-mail à Conservatória!
    Minha bisa era viúva, se caso o casamento e o óbito do cônjuge fora avisado e averbado em Portugal, esta informação virá no registro enviado pela Conservatória?
    Grata!
  • Amanda,

    Sim, todas as transcrições feitas estarão informadas no assento. O envio do registro terá custos.
  • Olá
    meu Cléo
    Estou em busca do certidão de nascimento do avô de meu marido,para processo de cidadania, porem não consegui nada nas pesquisa,tenho o certidão de casamento dele no brasil, Silvino de Abreu nascido em 11/12/1901 Vale do Mouro -Aveiro ,filho de José de Abreu e Maria thomazia, segundo a escrevente do cartório os dados foram fornecido verbalmente pelo declarante.Em pesquisa com familiares, ele veio para o Brasil com 18 anos sozinho,deixando familiares em Portugal e por sua vez perdeu o contato.
    Consegui falar via fone com o arquivo destritral de Aveiro,porem a atendente me informou que para localizar a certidão necessita da freguesia+conselho, estou perdida,gostaria de localizar a certidão e parentes .
    Alguém pode me ajudar?
    Atenciosamente: Cléo Monteiro
  • Boa tarde!
    Estou iniciando o processo de cidadania, mas preciso da certidão de nascimento do meu avô e não sei a freguesia onde ele nasceu. Os dados dele são os seguintes:
    Nome: Germano Fernando Oliveira
    Pai: José D'Oliveira
    Mãe: Henriqueta Rosa D'Oliveira
    Nascimento: 26/04/1922
    Óbito: 13/09/1981

    Se puderem me ajudar a localizar a freguesia e quais os próximos passos agradeço muito.
  • Boa tarde,

    gostaria de saber como consigo saber o concelho e freguesia de onde meu avô nasceu. Se puderem me ajudar, ficaria grata.

    Segue dados do meu avô:
    Nome do Português: Ayres Madeira
    • Nome do Pai: Francisco Madeira
    • Nome da Mãe: Joana Pereira
    • Data nascimento: 28/04/1891
    • NASCEU NO DISTRItO DE COIMBRA/PORTUGAL
    • Data de chegada ao Brasil: 1904
    • Porto de Entrada: Santos/SP
    • Data do Falecimento: 12/01/1973
    (Deixou uma filha com o nome Amelia Campos e um filho “Paulo Sérgio Madeira”)
  • Boa tarde,

    Meu nome é Nathalie, e esta também é minha primeira postagem no fórum. Estou coletando todos os documentos necessários para o processo de naturalização, porém tenho uma dúvida. No requerimento 6.4 há um espaço para preencher com o número de assento do progenitor português, no caso, meu avô, que já é falecido. Consegui o número de assento e o ano de registro através de um e-mail trocado com a conservatória de Funchal. Porém, não sei qual é a freguesia na qual meu avô nasceu. Como não há um cartão de cidadão para solicitar uma certidão online, não sei como conseguir esta informação.
    O nome dele é Manuel André Teixeira, natural de Porto Moniz - Madeira, e o assento de nascimento é de nº 1524, de 2011 da Conservatória do Porto Moniz-Madeira.

    Será que alguém consegue me ajudar a descobrir essa freguesia? Só preciso desta informação para terminar de preencher o formulário.

    Outra dúvida menor que tenho, e que gostaria de esclarecer também, já que não consegui uma resposta muito clara ao ler outros tópicos aqui do fórum é a seguinte: O consulado português não mais legaliza documentos, visto que a apostila já é uma legalização internacional, certo? Não consegui apostilar meu certificado de conclusão de curso superior por não ter a firma do reitor reconhecida, apenas autentiquei o certificado em cartório, isso basta? Ou não será aceito meu certificado por não ter sido apostilado?

    Agradeço muito qualquer ajuda e esclarecimento em relação à essas questões. E gostaria de agradecer muito à todos do fórum, pois através dos posts descobri como realizar o processo de naturalização, foi uma grande ajuda com certeza.

    Um abraço,

    Nathalie.
  • @Nathalie, o Requerimento 6.4 eram usado para processo de Aquisiçao q foi extinto pela lei nova para netos.Agora é outro processo e outro requerimento .Se seu pai for vivo ,vc pode pedir a nacionalidade por atribuiçao requerendo primeiro a dele e depois a sua. É outro processo e outro requerimento e mto mais fácil de conseguir.
  • editado July 2017
    Olá @Vlad Pen,

    Meu pai já é falecido. A Conservatória de Tondela me enviou uma lista de documentos e solicitou o requerimento 6.4, por isso estou usando ele para o processo. Obrigada pela resposta.

    Alguém mais sabe o que posso fazer para descobrir a freguesia de nascimento do meu avô?
  • Entendi, @Vlad Pen!

    Não sabia que a lei tinha mudado justo agora, estava recolhendo os documentos desde o começo de Junho. Vou levar o requerimento novo ao Consulado. Agora só não sei bem que documento anexar como prova de ligação à cultura portuguesa rs...

    Quanto à freguesia em que nasceu meu avô, consegui descobrir com a ajuda da conservatória de Funchal.

    Obrigada pela resposta!
  • Olá, tenho interesse em iniciar o processo de dupla cidadania, mas não sei a freguesia onde meus avós nasceram.
    1. Manoel Francisco (meu avô) - 10 de maio de 1891 casado com Deolinda do Carmo Francisco (minha avó) - 2 de abril de 1909 - Filha de: Francisco Jose Colon (bisavô materno) e Maria da Piedade (bisavó materna) .
    Nome do português, ano de nascimento e filiação; nas certidões de nascimento dos filhos do português terão os nomes dos pais do português – serão os avós.
    2. Minha avó Deolinda segundo seu cartão de imigrante veio da região de Tras os Montes
    3. Data da emigração: Não sei dizer
    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Santos, ficando em São Paulo na Rua Alentejo, 120
    5. Migrou junto com seu marido.
    6. Estado civil na época: Casados
    7. Guiherme Francisco (meu pai) nascido no Brasil (1926 - 1994) e Brasilina do Carmo Francisco (tia) também nascida no Brasil (1934 - 2005)
  • @Flaviafmf

    Tem um registro de passaporte da Deolinda com 13 anos, emitido no Porto.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-W12N

    218556 Deolinda Do Carmo
    Mirandela Porto
    Francisco José Columbano
    Maria da Piedade Doméstica 13 São Paulo Solteiro

    http://tombo.pt/m/mdl - a referência pode ser ao Concelho de Mirandela. Nesse momento o site está fora do ar, quando for possível sugiro que você pesquise primeiramente as freguesias de Cedães e Vale das Telhas (o livro de V. das Telhas de 1908 está na Conservatória de Mirandela).
  • Meu nome é Priscila Correa e essa é minha primeira postagem no fórum.
    Estou fazendo todo o processo de transcrição do casamento e óbito dos meus bisavós e preciso descobrir onde ele nasceu , na verdade ele é de Coimbra, mas não sei a Freguesia e conselho. Em todos documentos dele que tenho só menciona Coimbra.
    Meu bisavô é Português de Coimbra e minha bisavó brasileira, ambos já falecidos.
    Ele nasceu em Coimbra no dia 31/03/1890 e tem como nome de solteiro Antonio Pires, filho de Manoel Pires e Emilia Rubella.
    Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a encontrar essa informação pois é a única coisa que está travando o meu processo, eu já tenho todas as certidões que podem ser obtidas aqui no Brasil e não constam a freguesia e o concelho em que ele nasceu..
    Se puderem me ajudar ficaria muito grata.
  • @Priscila

    Antonio - assento 38/1891 - nascido em 31/03/1891 - freguesia de Ega - Concelho de Condeixa-A-Nova:
    http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=35794&FileID=546512

    Veja que a avó materna tem o sobrenome Rebela, mas a mãe não. Esse tipo de divergência é normal.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLBJ-7W5D - já no casamento do irmão a mãe está como Emília Rebela. Quando enviar o processo junte esse registro para que não peçam justificativas para a divergência no registro de Antonio.
  • Muitíssimo Obrigada @Mariza Guerra! ajudou muito!!
  • Boa tarde Pessoal, me chamo Flavia e meu esposo é neto de português mas até agora não encontrou o local de nascimento do avô dele para iniciarmos o processo de cidadania, agradeceria muito se pudessem nos ajudar! Segue os dados que temos:

    Nome: Joaquim Pereira Rezende
    Pai: Antônio Marques de Rezende
    Mãe: Maria de Jesus
    Data Nascimento: 23/06/1911
    Local que morou no Brasil: Vassouras/RJ

    Obrigada!!!
  • Boa tarde pessoal!
    Estou ajudando meu namorado a iniciar o processo de cidadania portuguesa para o avô! O pai dele era português nascido em Coimbra!
    Mas infelizmente não sabemos qual lugar de Coimbra, precisamos dessa informação (Freguesia e Conselho) para conseguir a certidão de nascimento dele!
    Agradaceria muito se pudessem nos ajudar!
    Segue dados:
    Nome: José Dias Cavaleiro (em alguns está Cabaleiro, mas pode ser erro de cartorio)
    Nascimento: 25 de dezembro de 1898
    Local que morou no Brasil: Santos
    Pai: Manoel Dias
    Mãe: Tereza Aveira
    Era casado com: Maria Perez Salgado (Espanhola)

    Obrigada!!!
  • Caros, boa tarde,

    Estou tentando localizar a certidão de Nascimento de meu Bisavô português e cheguei já até procurar no Tombo, freguesia por freguesia e não encontrei o registro.
    Não sei se não procurei direito ou se passou despercebido.
    Enfim, gostária de saber se podem me ajudar ou me indicar outra maneira de localizar esse registro.

    Obs: O português se casou no Brasil mas sua esposa (minha bisavó), tambem nasceu em Portugal.

    ◘ Link Tombo:
    https://tombo.pt/

    ◘ Português; Arthur Ferreira

    -- Informações:

    • Nascimento.
    Data: 01/02/1897
    Local: Distrito de Coimbra, Portugal
    Conselho: ?
    Freguesia: ?

    • Casamento
    Local: Cidade de Santos, São Paulo, Brasil.
    Data: 30/09/1925.
    Cônjuge 1: Arthur Ferreira
    Cônjuge 2: Maria Amália Lopes

    Pais dos Cônjuges:
    Cônjuge 1: José Ferreira
    Pai: Abilio Ferreira
    Mãe: Maria da Conceição

    Cônjuge 2: Benedita de Souza Ferreira
    Pai: Abilio Caetano Lopes
    Mãe: Maria da Piedade Lopes
  • buenoV6buenoV6 Member
    editado July 2018
    Bom dia caros colegas,

    Dei início no processo de levantamento das informações para ter a cidadania Portuguesa. Bom, o português de origem é minha falecida avó materna e meu bisavós. Estou com os mesmos problemas quanto ao preenchimento dos Dados do Pedido no site civil online. Não tenho as informações de Concelho e Freguesia, pois nos documentos que tenho não constam nada destas informações.

    Peço ajuda ao companheiros mais habilidosos quanto a estas duas questões.

    Estes são os nomes de meus familiares portugueses.
    Bisavô: José Rodrigues Nascido em 1887 em Portugal. Falecido em 1976 aos 89 anos aqui no Brasil.
    Pais: João Rodrigues e Joaquina de Jesus

    Bisavó:Constantina Amélia de Jesus
    Avó: Maria da Graça Rodrigues. Nascida em 15/08/1920 na Ilha da Madeira. Falecida em 19963 aqui no Brasil.

  • Bom Dia
    Sou filha de portugues, mas não sei em qual freguesia e concelho nasceu..Alguem consegue me ajudar? Não tenho a certidão de nascimento do meu pai.
    Dados:
    Mario dos Anjos Lopes
    Data 01/02/1947
    Filiação : Adolfo da Assunção Lopes e Maria Angelica da Silva
    Local Nascimento : Brunhoso / Portugal.
  • @Lucia Lopes você já tem a freguesia, escreveu os dados. O concelho é Mogadouro e a freguesia Brunhoso. solicite o número a conservatória de mogadouro, registos.mogadouro@irn.mj.pt, ou solicite direto a certidão pelo civil online, com certeza estará informatizada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.