Transcrição de casamento necessária?

Então gente, finalmente saiu o assento de nascimento da minha mãe (filha de pais portugueses).
Estava me preparando para dar entrada no processo dos 3 filhos, mas antes, preciso transcrever o casamento dela com meu pai (brasileiro, sem cidadania portuguesa, sendo ele que declarou as nossas certidões de nascimento)??
Se sim, é mais rápido fazer pelo consulado rj mesmo né? Quanto tempo tem levado?

Outra dúvida, que pode parecer meio idiota: Assim como o primeiro processo, esses novos serão por atribuição, de mãe para filhos; então, onde eu envio o documento do português, este seria a mãe (com cidadania) ou os avos, português de verdade?
«13

Comentários

  • No site do IRN consta como documento necessário:
    "Certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Se os pais forem casados entre si, da certidão de nascimento do progenitor português deve constar averbado o casamento ou deve ser feita prova deste. Esta certidão de nascimento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços."
    1. Partindo do princípio que o português que vai me passar a nacionalidade é a minha mãe, eu preciso da certidão de nascimento dela emitida pela conservatória? Como solicitar?
    2. Parece que precisa transcrever o casamento deles mesmo, então né? Imaginei que o processo já desse como casada, visto que foi nos documentos enviados pra nacionalidade dela.
  • Pedro,

    deve ter sido o pai que declarou o nascimento dos filhos, além disso sua mãe deve ter alterado o nome. Precisa transcrever.

    Tentei mandar uma msg para vc, mas parece que está indo para um 'Pedro Gonçalves' do cadastro antigo do Orkut. Mande uma msg pra mim, para que eu tente retornar.
  • Sim, foi o pai que declarou na certidão. Mas nenhum dos dois alterou o nome.
    Já solicitei no portal do cidadão a certidão de nascimento (sem incluir os dados do pai) para dar entrada na transcrição. Porém, acho que posso usar a carta que recebi que diz que "substitui a certidão de cópia integral do assento de nascimento".

    Um ps.: Liguei p consulado RJ hoje e me informaram que as vezes a conservatória não pede a transcrição do casamento. :/
  • Pedro,

    Quando fiz a transcrição no consulado do RJ, o funcionário disse que ficava pronto em 4 meses!! Acabou que saiu em 3, mas se você tem pressa, opte por alguma conservatória lá em Portugal mesmo.
  • É Matheus, estou dando entrada pela 4ª Conservatória do Porto... Acredito que seja bem mais rápido.
  • Só pra não deixar em aberto. Transcrição concluída! Na 4 Conservatoria do Porto eles recebem e fazem no mesmo dia mesmo.
    Dica: pagar o vale postal somente no dia que vai enviar os documentos. Paguei antes "pra adiantar" e ele venceu um dia antes dos docs chegarem lá, demorou uma semana p conservatória revalidar o vale junto ao correios, mas eles são super atenciosos e prestativos, tanto por email (respondem em menos de 2hs). Quanto por telefone. Valeu galera!!
  • editado May 2015
    Pedro,

    Você teve que assinar o formulário no consulado ou serviu no cartório?
  • Reconheci a assinatura presencial no consulado.
    Já li alguma coisa que não precisa né? Mas não vou arriscar.
    Amanhã vou reconhecer a minha assinatura do mod.1C.

    Dúvida idiota: minha assinatura do passaporte (copiado, reconhecido firma e vou legalizar amanhã) é antiga. Eu tenho que assinar o formulário com a antiga ou posso usar a atual?
    Só complicando as coisas né.. rsrs
  • Eu assinei meio diferente, acho que não interfere. sendo um pouco parecida tá bom.;
  • Se a assinatura vai ser reconhecida na hora pelo funcionário, pode ser do jeito que quiser.
  • editado May 2015
    Beleza então... Fiquei com medo de encrencarem lá na conservatória quando verem duas assinaturas diferentes nos documentos.
    Mas ta tranquilo. Amanhã, com isso, eu termino de juntar todos os documentos e é só partir pro abraço... Ou pros correios... rs
  • Pedro, blz!? Vi uma dica sua sobre o vale postal, tem prazo validade ? Eles só recebem o vale quando chegam os documentos? Não entendi qual a ligação documentos x vale
  • Juan, o vale só é recolhido quando os documentos chegam, segundo o que me disse a Ana do ACP. O vale é eletrônico, então sempre chega antes.
    A validade é até o último dia do mês seguinte.
    Quando enviei o meu processo, o correio atrasou com os documentos e o vale quase caducou.
  • obrigado Matheus, agora entendi, correio sempre atrasa.... amanha faz uma semana que fiz o envido do processo do meu avo e ainda consta que esta no RJ
  • editado May 2015
    Juan,

    se mandou por Sedex, consulta no correio português, atualiza primeiro:

    http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?lang=def
  • Vlw Guilherme!

    Consultei no link, está parecido ao do correio ultimo status - 15:58 aceitação em BRRJ01 13/05.
  • É, você envia o comprovante do vale, o meu venceu e eu fiquei com medo de não conseguirem revalidar, mas deu tudo certo. Galera bem atenciosa lá.
  • 1- Pedro, vi que você fez a transcrição do casamento de sua mãe, quais os documentos obrigatórios e qual foi o procedimento?

    2 - No processo de atribuição do meu avô(filho de pais portugueses) eles pediram a copia autenticada da certidão de casamento dele, pensei que colocariam alguma coisa já na certidão de nascimento portuguesa, porque pedem isso então?

    3 - Pretendo fazer o processo da minha mãe assim que terminar o do meu avô(futuro português) , ele é o declarante na certidão de nascimento dela, tenho lido relatos que alguns lugares não exigem essa transcrição de casamento, será verdade?
  • Bom dia Pessoal..

    Onde consigo o Formulário para transcrição de casamento ?
  • Pessoal, tenho uma dúvida se preciso realizar a transcrição de casamento do meu Pai - Natural Português.

    Meu Pai é casado hoje com uma brasileira, mas que não é minha mãe. Na minha certidão, ele está como declarante do meu nascimento e seu estado civil encontra-se como solteiro, e ele nunca foi casado com a minha mãe.

    Eu preciso realizar a transcrição do casamento dele, antes de enviar os documentos para a Conservatória, mesmo eu não alterando em nada minha certidão essa transcrição?

    Desde já, obrigado!
  • @Pedro, te respondi em outro post sobre isso e a @Cynthia tambem!! Não será necessario!!
  • @M Adelaide Velosso e @Cynthia Obrigadoo! Respondi lá no outro post também :D
  • Pessoal, boa noite! Tenho uma dúvida: minha avó é filha de portugueses e estou tentando reunir os documentos necessários para obtenção da cidadania por atribuição.

    Tanto o pai quanto a mãe dela são portugueses natos e já temos as certidões de batismo de ambos. Porém ainda não conseguimos encontrar a certidão de casamento deles que acreditamos se encontrar em Paredes ou em Gondomar, respectivos concelhos de nascimento deles.

    Sendo ambos portugueses, é preciso a transcrição de casamento? O declarante na certidão da minha avó não foi nenhum dos dois, foi um terceiro sem parentesco.
  • editado May 2017
    @Eneida, se eles se casaram em Portugal não ha necessidade de transcrever o casamentol .Sobre ser um terceiro a declarar o nascimento da sua avó, não saberei te responder.
  • editado May 2017
    Eneida,

    não precisa transcrever, mas precisa encontrar.

    O casamento, normalmente, acontecia na freguesia da noiva.
  • Guilherme e Vlad, obrigada!

    Como meu bisavô nasceu em 1887, deve ter se casado a partir de 1905, aos 18 anos, pelo menos. Sabemos que veio em 1913 já casado, para o Brasil, logo após a primeira filha nascer em início de outubro de 1913.

    Assim, estamos estimando a data de casamento entre 1905 e início de 1913.

    Ocorre que em Gondomar, concelho de minha bisavó, já procurei no tombo.pt e no concelho não está, e nas freguesias todas de Gondomar os registros disponíveis para consulta online só vão até 1900. E em Paredes, concelho de meu bisavô, onde nasceu a tal filha mais velha, os registros disponíveis para consulta online só vão até 1903. É muito cedo, não creio que ele tenha se casado aos 16-17 anos.

    É possível solicitar consulta dos demais anos? Há custos?
  • Alguém pode me ajudar também? Por favor.

    Eu sou neta de portugueses, e meus pais tem a cidadania também. Mandei todos os documentos para Tondela, incluindo assento dos dois pais, certidão de casamento dos dois. E os mesmos ja possuem o casamento transcrito em Portugal. Mas agora me mandaram um email cobrando a transcrição de casamento deles, e eu não tenho nenhum documento para provar isso. Eles tiveram que fazer a transcrição para passar o imovel do meu avô para o nome deles, mas eles fizeram tudo em Portugal e não tem nenhum documento sobre isso.
  • @luisafpg, Se houve a Transcrição de casamento, deve constar no Arquivo de Registro Central (rcentrais.diversos@irn.mj.pt) e tb no Arquivo Distrital onde ele nasceu ( se foi antes de 1911) ou na Conservatória do Concelho onde ele foi Registrado .
  • Olá, amigos, tenho a seguinte dúvida: Para proceder a transcrição do casamento de minha bisavó, cujo registro de batismo encontra-se arquivado em Valpaços, eu posso escolher outra conservatória para enviar os documentos e fazer o processo ou tem que ser a de Valpaços obrigatoriamente? Pergunto porque eles demoram muito a responder e-mails, quando respondem, não dão explicações, enfim, eu gostaria de encontrar uma forma mais ágil de fazer essa transcrição.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.