Correios nao devolveu vale postal feito errado e nao enviado, aconteceu com alguem? O que fazer?

Pessoal, primeiramente bom dia.
Venho aqui pedir uma orientacao ao grupo pois estou sendo lesada pelos Correios e nao sei o que fazer pra resolver.
Eu moro nos EUA e uma amiga minha fez um vale postal para mim, para o processo de atribuicao da minha mae. Essa minha amiga saiu dos Correios sem conferir o vale e quando me enviou a foto vi o erro e a atendente colocou na finalidade manutencao de estudantes e nao de residentes.
Naquela altura ate pedi orientacao ao grupo por conta disso, se enviava o vale assim mesmo ou nao. E acabei nao enviando e paguei outro vale.
Pois bem, liguei para os Correios e o atendente me informou que realmente, se eu nao enviasse o vale, que o destinatário nao teria como saca-lo, para ficar tranquila quanto a isso.
So que passou-se tres meses desde esse acontecido e minha mae foi ate os Correios pesssoalmente e disseram assim: olha teremos que enviar um email para os Correios de Portugal para saber se o vale foi sacado. Bom, como eu nao enviei o vale para a Conservatoria fiquei tranquila. Mas hoje recebi uma resposta dos Correios dizendo que o vale tinha sido recebido pelo destinatario sim e que a resposta veio dos Correios de Portugal.
Aconteceu isso com mais alguem? Alguem sabe como proceder com relacao a isso?
Pois as respostas deles tambem nao estao condizentes, ja que quando liguei para eles em janeiro me disseram que nao tinha sido sacado, e agora no email que recebi, disse que foi sacado em dezembro.
Agradeco se alguem puder me orientar pois estou muito chateada com toda essa situacao.

Comentários

  • @Rosana Oliveira, quem deu essa informação que o vale foi levantado foi o correio do Brasil, correto? Solicite informação sobre o levantamento do vale postal direto ao ctt (correio de Portugal)
    No site do ctt.pt e na seção do fale conosco solicite a informação se foi feito o levantamento. Informe os dados do vale enviado do Brasil e passe o maior número de informações possíveis como: número, data, local em que foi feito (país, cidade...), tem também algum dado de terminal ou algo assim, não lembro mais tudo que está escrito, valor, remetente, destinatário, etc..., aqueles dados que tem no cabeçalho do comprovante.
    Pergunte se foi feito o levantamento pelo destinatário.

    Vão te responder algo como o vale número xxxxxx foi recepcionado em dd/mm/aaaa e recebeu o número xxxxxx
    e virá também a informação se foi levantado, se foi feito depósito em conta ou se nada ocorreu no prazo que estava disponível e foi devolvido.

    Se foi levantado só entrando em contato com o IRN para tentar receber o valor de volta, o correio não tem responsabilidade sobre isso. Se não foi levantado abra uma reclamação no atendimento dos correios (telefone ou site) e passe os dados do VP para eles verificarem, normalmente depois de uns 15 dias fica disponível na agência aonde foi feito. As agências não tem acesso ao sistema de rastreio dos VPs, não vão saber te passar informações.

    As conservatórias só levantam os vales depois da chegada dos documentos e verificação do comprovante do vp, não acredito que tenham levantado o dinheiro do vp que você não mandou o comprovante.
  • @Daniel obrigada pela resposta!
    Eu ja abri tres protocolos com os Correios. Quando liguei a primeira vez o atendente me disse que nao iriam sacar o vale se nao fosse enviado. Eu acabei de enviar um email para o Ctt perguntando se o Vale foi sacado pelo destinatario. Vamos ver quanto tempo leva essa resposta. Um amigo me sugeriu chamar a ouvidoria dos Correios.
    Obrigada tambem por sugerir entrar em contato com o IRN para tentar a devolucao, afinal, peguei dois processos seguidos.
    Gostaria de saber se os Correios nao devolveu o vale postal para mais alguem na mesma situacao que eu. Isso e muito revoltante.
  • A empresa "Correios" do Brasil...(Em minha opinião)...Está longe de ser um exemplo de eficiência...
    Porém...
    No seu caso @Rosana Oliveira ...Creio que existe uma certa confusão aqui...

    Seu processo...(De sua Mãe)...Foi concluído...?
    Ou pelo menos está tramitando em Portugal...?

    Se a resposta for sim...Significa que um dos VPs foi sacado...

    Você deve seguir as orientações que o @Daniel Henriques te passou para descobrir qual dos dois VPs que você enviou foi EFETIVAMENTE sacado para pagamento dos Emolumentos do processo em causa...

    Antes de sacar o VP... Portugal **Liga** esse VP a um processo em particular...
    Se chegar um novo VP "Endereçado" para o mesmo processo...Esse novo VP normalmente é devolvido ao órgão emissor...(Correios)...

    Você escreveu...:
    "...Essa minha amiga saiu dos Correios sem conferir o vale..."

    Se sua amiga tinha o comprovante em mãos...Significa que o 1° VP foi enviado...


    Eu já "Errei" na hora de emitir VPs em pelo menos duas ocasiões...Só verifiquei que o atendente tinha preenchido "Manutenção de Estudante" depois de finalizado o envio...
    Os VPs foram sacados sem qualquer tipo de questionamento...

    Como escreveu o @Daniel Henriques...O VP só é sacado quando chega á Conservatória um comprovante de emissão desse VP juntamente com os documentos para instruir o processo...
    Se durante o prazo de validade do VP nada chegar á Conservatória...O VP "Caduca" e "volta" para onde veio...Ou seja...Os Correios do Brasil...

    Talvez...(Minha opinião)...Você esteja tentando obter o reembolso do VP "Errado"...

    Faça como orientou o @Daniel Henriques...Certifique-se de qual dos dois VPs foi sacado...O outro tem que lhe ser reembolsado pelos Correios...
    Mesmo que você precise recorrer a algum órgão de defesa do consumidor...
    ***(Vale a pena tentar a Ouvidoria dos Correios)...Como você mencionou...Porém...Antes de fazer isso você precisa ter certeza de qual VP foi sacado e qual deles foi devolvido...

  • @Nilton Hessel, muito bem observado eu não me atentei para a possibilidade do "vale errado" ter sido levantado e o "correto" devolvido.
    @Rosana Oliveira, solicite a informação dos dois VPs como o @Nilton disse. Recomendo solicitar individualmente, quando você manda a solicitação de vários no mesmo contato as vezes só recebe a informação de um.
    Lembrando que quando você faz o vp chega em Portugal a comunicação por meio digital e é emitido comunicado impresso pelo CTT e remetido para a morada informada do destinatário. Você não ter enviado o comprovante não quer dizer que a conservatória não sabia da existência do VP. Nunca vi levantarem dois VPs para o mesmo processo, pode ser que tenha sido levantado o "manutenção de estudante". Essa declaração de finalidade não impede do VP ser levantado pela conservatória é apenas para efeitos fiscais no Brasil.
  • @Rosana Oliveira, @Daniel Henriques, @Nilton Hessel,
    Rosana, receber um vale postal de volta você com certeza vai. Basta saber qual. Você pode também além de todas as orientações passadas, escrever um novo e-mail para a ouvidoria, desta vez trocando o número do vale para o outro vale.
    Se Portugal (IRN) sacou 2 vezes o vale, aí terá de pedir a devolução no IRN para depois solicitar no Brasil.
    Sei mas do que ninguém que os Correios Brasileiros são falhos, mas não costumam ficar com o nosso dinheiro.
    Não tem necessidade de entrar no Procon a Ouvidoria dos Correios consegue resolver a maioria de problemas.
    As informações passadas pelo Daniel e pelo Nilton, estão corretas e são complementares.
    Outra informação importante é que você poderia na mesma hora ter pedido a devolução do vale (na hora que viu o erro), antes do saque o vale sempre pertence ao remetente. Iria demorar uns dias e os Correios não devolveriam as taxas, mas seria mais rápido e não correria o risco de ter 2 vales em aberto em Portugal.
    Qualquer outra dúvida estou a disposição.


  • @Mtrin...

    Suas colaborações nas discussões sobre os serviços dos Correios...(Entre outras)...São sempre de grande valia para o Fórum...

    Obrigado por compartilhar do seu conhecimento conosco...

    Inestimável também a colaboração daqueles que já acumulam importante conhecimento por já terem processos concluídos e também por frequentarem o Fórum por um bocado de tempo...

    @Daniel Henriques...
    @Mtrin...

    Particularmente...Em relação ao problema dos VPs da @Rosana...Eu não acredito que o IRN tenha realizado o saque dos dois VPs para um mesmo processo...

    Entretanto...Como as pessoas costumam errar muito quando se dirigem aos Correios para emitir os VPs...Pois são muitos os detalhes aos quais se deve estar atento...
    Creio que somente após os esclarecimentos encaminhados pelo Ctt.pt saberemos o que realmente aconteceu com o VP "Desaparecido" da @Rosana...

    : )
  • @Rosana ,se os dois VPs foram sacados, vc terá que pedir a restituição de um deles pelo e-mail rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt. Certifique-se antes se foi apenas um vale sacado.
  • @Nilton
    O processo em questao é o de atribuicao da minha mae. Enviei o dinheiro para uma amiga no BR emitir o vale nos Correios para mim. Ela nao conferiu e saiu como manutencao de estudantes. De acordo com orientacoes aqui do blog, era melhor nao arriscar e nao enviar este vale com os documentos e fazer um vale novo. So que resolvi, dessa vez, nao fazer um vale, e paguei direto pelo sistema de pagamento online (e dessa vez enviei os documentos). Esclarecendo: um é vale postal e o outro foi pagamento online. O vale realmente foi sacado (infelizmente ontem recebi um email do Ctt confirmando, tudo certinho, o numero do vale era aquele, a data, tudo ok)
    "O VP só é sacado quando chega á Conservatória um comprovante de emissão desse VP juntamente com os documentos para instruir o processo..." tambem pensava assim, mas o meu foi sacado e espero que a minha experiencia sirva para ajudar outras pessoas. Obrigada pela sua contribuicao, fico feliz por tentar me ajudar.
  • editado March 2020
    Amigos, desculpe a confusão ao escrever que paguei outro vale, na verdade, depois do vale errado, resolvi pagar online.
    O vale postal que foi feito errado, eu fiz para a CRC de Ovar (mas nao enviei os docs para la).
    O pagamento online fiz para a CRC do Porto. (acompanhando o blog descobri que ela nesse momento essa CRC esta mais rapida).
    So fiz isso porque tinha certeza de que o vale nao seria sacado se eu nao o enviasse. Tendo a devolucao do vale como certa, resolvi enviar para a CRC do Porto.
    Ontem recebi a resposta do Ctt e o Vale postal sim foi sacado.
    Os documentos que enviei para o Porto ja foram recebidos. Nao foi numerado ainda, mas chegaram la e ja recebi o codigo por email para o acompanhamento do processo.
    Obrigada a todos pelos comentarios, que e de grande valia cada um. Fico imensamente grata pela existencia desse blog, pois sem ele nao saberia como fazer isso tudo sozinha. E mesmo assim, ainda encontramos percalços no caminho.
    O processo da minha vo foi feito ano passado e o fiz por Ovar, que estava extremamente rápida. Levou 4 meses.
    @Vlad Pen, obrigada pela ajuda. Vou fazer isso imediatamente.

  • Na verdade @Rosana...
    O erro foi meu...

    Eu é que acabei esquecendo que o ctt.pt envia uma notificação para o endereço do beneficiário do VP em Portugal ...Informando a existência e disponibilidade do Vale Postal para saque...
    Exatamente como o @Daniel Henriques escreveu...

    Isso realmente torna possível o saque do VP mesmo sem que a Conservatória tenha recebido os documentos do processo...

    **Até por que...Salvo engano...
    Quando se envia dinheiro por meio de Vale Postal para "Manutenção de Residente" ou "Manutenção de Estudante" em Portugal...Normalmente não se enviam documentos...Envia-se apenas os euros...
    O beneficiário...Após receber a notificação do ctt.pt...Vai até o balcão mais próximo munido de um documento oficial e saca o dinheiro...

    @Mtrin pode confirmar se isso procede...

    @Rosana...
    Tendo sido esclarecida a situação...Você deve então seguir as orientações que o @Vlad Pen te passou e tentar reaver seu dinheiro...
    Contactado inicialmente
    rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt. informando sobre o que aconteceu + todas as informações sobre o VP...
    **(Se possível...Digitalize o comprovante de emissão do VP e envie como anexo no email)...

    Espero que consiga seu dinheiro de volta...!!!
  • @Nilton Hessel, @Rosana
    Eles recebem sim um comunicado da CTT, e é com ele que o IRN saca.
    O que normalmente acontece é que eles casam o processo com.O documento do CTT.
    Acha mais provável que eles tenham realizado apenas um saque, do Vale que ela considerou errado e o certo está no limbo. Por isso acho importante ela ter a informação concreta que os dois vales foram ou não sacados. É bem provável que o segundo Vale esteja disponível para saque aqui no Brasil.
  • @Mtrin...

    Na verdade...A @Rosana...Na postagem dela mais recente informou que fez o pagamento com cartão de crédito após o problema com o VP...

    Se realmente eles sacaram o VP...Significa que foi o pagamento com cartão de crédito que foi feito posteriormente que acabou não sendo utilizado para o processo...

    Acho que o caminho é a @Rosana descobrir exatamente qual dos dois pagamentos realizados efetivamente foi usado para pagamento dos Emolumentos...

    Uma hipótese...:

    Se o valor utilizado foi o do VP...Talvez seja possível cancelar o pagamento com cartão de crédito...Junto á operadora...

    @Rosana...
    Você já conferiu sua fatura do cartão de crédito...?
    O valor pago com cartão foi efetivamente cobrado de você...?
  • @ Nilton Hessel,
    Não tinha lido mesmo. A solução é mesma a que o Vlad passou. Não adianta entrar em contato com os correios.
  • @Nilton Hessel, pelo que entendi o pagamento utilizado foi o do cartão, o VP foi remetido para Ovar e o do cartão teve os documentos enviados pro ACP.
    Agora tem que entrar em contato como o @Vlad explicou e ver como pode solicitar a devolução.
  • @Nilton,
    O valor pago no cartao de credito foi cobrado sim. Esse pagamento, na verdade ambos, tanto o VP quanto o cartão, foram pagos ha 3 meses atras. Porem, como o VP expira no ultimo dia do mes seguinte a sua emissao (informacao dada pelos Correios) ele expirou dia 31 de janeiro, entao fiquei entrando em contato com eles durante esses ultimos 30 dias a fim de reaver o valor. E o que me deu mais esperança, foi que, em uma das minhas ligações, um atendente dos Correios disse que o VP não tinha sido sacado. Ainda disse que o beneficiário teria que receber o vale para que efetue o saque. Como eu nao tinha enviado, era só esperar seu vencimento e uma carta chegaria avisando a liberação do valor.
    Eu acho que essa minha infeliz situação serviu para levantar a veracidade de algumas questões. Uma, que o VP se for feito como manutenção de estudantes e não de residentes, não implica necessariamente no seu saque pelo IRN (nao estou dizendo que e totalmente seguro isso, pois cada caso e um caso, pelo menos isso aconteceu comigo). E dois, o VP pode sim ser sacado mesmo que vc não envie nada para a conservatória. E três, todo cuidado e pouco. Conferir o VP mais de uma vez antes de sair da agencia dos Correios. E ainda, para evitar dor de cabeça, de preferencia, fazer o pagamento por cartão de credito.
    Ja mandei um email para o financeiro do IRN (rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt) com tudo em anexo, e agora, vou esperar por uma resposta positiva.
    Obrigada a todos que estão ajudando. Sem vocês, sem esse blog, eu não sei o que faria :)


  • Amigos, segue a resposta do rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt. Responderam como se fossem uma Conservatoria, e nao o setor financeiro do IRN. Nao entendi bulhufas...

    "CRCentrais - Contabilidade
    9 de mar. de 2020 04:04 (há 1 dia)
    para mim

    Exma. Senhora



    Informamos que esta conservatória, não é a detentora da conta de depósitos do IRN,IP.



    Verificamos que a referência VISA nº 7****, já foi atribuída a um pedido do Arquivo Central do Porto em 08-01-2020, que serviu de emolumento ao Procº 3***/20 que consta naquele Arquivo.



    Quanto ao vale postal que remeteu à CRC de Ovar, deverá verificar se será possível reaver a verba junto dos correios, (verificar se efetivamente o vale foi levantado). Esta conservatória não tem forma de o saber.





    Com os melhores cumprimentos,
  • @Rosana Oliveira,
    Se fosse você responderia a este e-mail anexando a resposta que você obteve no CTT e dos correios Brasileiros.
    e Perguntando como deve proceder.
  • Olá a todos ! Peço ajuda dos especialistas … estou desesperada.

    Ontem fui aos correios pagar as taxas da cidadania dos meus 2 filhos e os correios não quis aceitar ser em nome de PJ ou da Conservatória. Disse que tinha de ser Pessoa Física. Eu tinha o nome do escrevente da conservatória e coloquei o nome dele.

    estou vendo vários comentários que deveria ser a favor da IRN, IP.

    pergunta poderia ser em nome do escrevente?

    posso alterar para IRN porque ainda não chegou os documentos lá?

    ou posso avisar por e-mail o escrevente?

    o que faço ? Por favor me auxiliem.

    Muito Obrigada

  • @Simoni_GB não poderia e não há como alterar isso...

    você poderia tentar entrar em contacto com a conservatória e perguntar se eles aceitariam que você fizesse outro vale postal, com o destinatário certo desta vez.

    mas, em regra, o que vai acontecer é que vão devolver os documentos para o seu endereço e você terá que enviar de novo. A recomendação do fórum é não utilizar vale postal, mas sim o pagamento por cartão de crédito, que é muito mais simples. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Lembrando que, caso seus filhos sejam menores, o processo é gratuito.

    Talvez outro colega tenha alguma sugestão diferente para você.

  • Olá GSilvestre,

    grata pelo rápido retorno.

    se eles devolverem os documentos o vale postal e reembolsado? Ou perco?

    será o que escrevente poderia receber o vale em seu nome e fazer o pagamento a IRN?

    ou uma amiga ir até a conservatória e falar com eles o que aconteceu e ele devolver para ela e ela pagar lá em dinheiro na hora?

    Obrigada

  • @Simoni_GB sim, é reembolsado. Você leva o comprovante à agência em que você fez o vale postal e pede sua devolução, caso não seja feito o saque pelo destinatário.

    Os escreventes não recebem em nome próprio, então não acho que isso vá acontecer.

    Sobre sua amiga, não sei opinar, sinceramente.

  • Muito obrigada por sua atenção

  • Simoni_GB,

    Não tem como modificar, e eles não vão conseguir sacar.

    Recomendações:

    Ir aos correios que você enviou e pedir cancelamento do vale.

    Aguardar a devolução do dinheiro sem as taxas. E fazer novo envio de preferencia por Cartão de Crédito Internacional. Ou se for fazer novo Vale postal, mandar para IRN.

    Se optar em fazer novo pagamento antes da chegada da devolução dos documentos, fazer um e-mail para a contabilidade e para a CRC que você mandou os documentos informando o novo pagamento e rezar para eles aceitarem.

    -

    Esperar a devolução por Portugal.

    Esta opção vai demorar um pouco, cerca de 20 dias no minimo. Mas é a mais garantida. Eles iram devolver tudo, documentos e vale e você começaria tudo de novo.

    Boa Sorte,

    Mtrin

    -

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