Residente Não Habitual - Declaração de residência fiscal no Brasil (RFB)

Boa tarde amigos,

Estou com um problema que talvez alguns de vocês já tenham passado, superado e assim sendo, possam me ajudar.
Tenho cidadania portuguesa e me mudei para Portugal em março/2018.
Em 2019 dei entrada no regime de Residente Não Habitual mas não foi aceito ainda pois um dos requisitos é não ter tido residência fiscal em portugal 5 anos anteriores ao pedido (ou seja de 2014-2018).
Observações:
1. Não fiz a saída definitiva ainda;
2. Não trabahei em Portugal em 2018, minha renda vinha do Brasil;
3. Declarei meus impostos no Brasil (Declaração 2019/2018).
Continuando...
Para conseguir ter meu pedido aceito preciso alterar minha residência fiscal em Portugal para o ano 2018, para isso as Finanças solicitou uma declaração das autoridades brasileiras (RFB) de que tive minha residência fiscal no Brasil.
Existe o tal documento que é chamado de 'Declaração de Residência Fiscal'. O problema é que esse documento só é fornecido para pessoas que obtiveram rendimento fora do Brasil e tem por objetivo evitar a bi-tributação.
Como não tive nenhum rendimento fora do Brasil no ano de 2018 a Receita não está me fornecendo este documento e aparemente não há outro documento equivalente para que eu possa apresentar aqui em Portugal.
Estou tendo com a ajuda de contadores no Brasil mas não estou vendo muitas alternativas.

Resumindo: Preciso de um documento brasileiro que comprove a minha residência fiscal no Brasil para o ano de 2018.

Alguém aqui do fórum já passou por situação similar ou pode me aconselhar em alguma possível solução?

Muito obrigado,

Carlos Marcelo

Comentários

  • @Marcelo Morgado, conheço duas pessoas que passaram pela mesma situação que a sua e nenhuma delas foi aceite pelo mesmo motivo. O problema é conseguir esse documento pelos 5 anos para provar.
    Isso é algo que precisa ser visto com contabilistas e a RFB.

    Desejo sorte na sua busca.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.