Trazer o cônjuge para Portugal sem transcrição

Olá!

Tenho cidadania e moro em Portugal a pouco mais de um mês. Meu noivo ficou no Brasil e temos casamento marcado em Dezembro. A minha duvida é:

Preciso vir com todos os documentos necessários pra Portugal, para pedir a transcrição, para só depois disso ele conseguir vir morar comigo?

ou

Ele pode voltar pra Portugal comigo e entrar tranquilamente mesmo sem a transcrição feita?

Obrigada!

Comentários

  • @isa é aconselhável vc fazer a transcrição de casamento e depois pedir agrupamento familiar.Por enquanto seu marido pode entrar como turista.
  • @isapfefer...

    Sobre a entrada de seu marido...:
    Se vocês entrarem juntos com o Assento de Casamento em mãos...Podem passar os dois pela triagem de cidadãos Europeus...(Temos visto muitos casos assim sem qualquer problema pois se trata de Cidadão Português e seu Cônjuge estrangeiro com Casamento "JÁ REGISTADO em PORTUGAL)...

    Agora...Sem o Assento de Casamento em mãos...Seu marido deverá pegar a fila de estrangeiros...(Cidadãos não Europeus)...E automaticamente será tratado como um Brasileiro entrando como Turista...Tendo que cumprir todas as exigências para esse tipo de entrada...

    Importante saber que em se tratando de controle de Imigração...Cada caso é um caso...Dizer sempre a verdade e passe informações diretas e precisas aos questionamentos do oficial da imigração que estiver de serviço é melhor que criar histórias...
    Fato é que pela lei...Seu marido...(Sem o casamento já Transcrito)...É Brasileiro entrando como turista...

    Se não tem como proceder à Transcrição do Casamento de vocês antes de viajar...E...Se você pretende retornar para Portugal logo após o casamento...Creio que o melhor a fazer seria levar os documentos Brasileiros...

    **Nesse caso seu marido teria que ir um pouco depois...(Você pode requerer a Transcrição assim que chegar em Portugal)...
    Ou
    Ele entra como Turista cumprindo todos os requisitos exigidos...

    Documentos a levar do Brasil para fazer a Transcrição em Portugal...:

    A - Certidão de Nascimento de seu marido já atualizada com a averbação do Casamento de vocês...(Reprográfica / Apostilada)...
    B - Certidão de Casamento...(Digitada / Apostilada)...

    Esses são os documentos do Brasil necessários para entrar com o pedido da Transcrição do Casamento aí em Portugal...
    **(+ Seu Assento de Nascimento... + Seu CC "Sendo você a requerente da Transcrição" ... + 120,00 euros)...

    A Transcrição é um procedimento "Mais Simples" se comparado com um processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...
    E pode ser feito diretamente em um balcão de atendimento em Portugal...Muitas vezes no mesmo dia...!!!
    Até porque...Você provavelmente não terá tempo hábil para fazer a Transcrição por Correios antes de retornar a Portugal...
    .
    **O fato do Casamento ser muito recente pode gerar alguma demora também...***(A conferir)...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.