Transcrição de Casamento no Consulado do RJ

Entrei em contato com o Consulado do RJ para saber sobre o prazo da transcrição. O funcionario me informou q se a documentacao estiver correta que sai na mesma hora. Isso confere ? Pois estou indo pra POrtugal e diante dessa informaçao , como consegui agendar no consulado, estou em duvidas se faço aqui ou por Portugal mesmo
Quando transcrevemos o casamento muda o numero do assento ou permanece o mesmo acrescentando apenas no sistema a averbaçao do casamento?
Preciso de ajuda
«1

Comentários

  • @carla costa, no consulado do RJ é feita a transcrição no atendimento mesmo. O assento de nascimento não tem alteração de número, apenas é feita a averbação do casamento nele.
  • Entao a averbação é realmente feita na hora ne
    Diante disso posso solicitar a cidadania dos meus filhos e o meu CC
    Grata!!!
  • @carla costa

    Eu fiz a transcrição de casamento no consulado do Rio e foi feita na hora mesmo! Já saí de lá com a certidão em mãos. :)
  • Olá pessoal!
    Tenho uma dúvida. Consegui agendar no Consulado Rj um horário para transcrição de casamento da minha mãe. Eu gostaria de saber se eu posso representá-la ou ela precisa ir pessoalmente para assinar o formulário?
    Obrigada
  • @ciça, você, como filha, pode assinar o requerimento. Faz em seu nome, leva seus documentos
  • @Liane Alegria, obrigada pelo retorno. Esses documentos seria no caso, meu Rg com cópia autenticada e apostilada? Ou teria mais algum ?
  • @ciça, leve o original do RG e, por garantia, eu levaria uma cópia autenticada e apostilada. Nunca fiz nada no Consulado, seria bom alguém mais experiente aconselhar.
    @Vlad Pen, @Daniel Henriques, vocês sabem?
  • @Liane Alegria, nem o @Vlad nem eu somos do RJ, alguém de lá que já tenha feito o processo pelo consulado pode ver a postagem e confirmar. No site do consulado não consta na lista de documentos a cópia de documento de identificação do requerente portanto acredito que, no máximo, irão pedir para ver o documento de identidade e comprovar que a @ciça é descendente.
    Posso dizer que quando fiz a transcrição de casamento da minha mãe, no então ainda consulado honorário de Santos, não me foi solicitado nem apresentar meu documento de identidade para comprovar que eu era descendente dela. Apenas entreguei as certidões, assinei o requerimento e paguei a taxa. Ainda questionei a atendente se ela queria meu documento para comprovar que eu era filho e, então, teria legitimidade para assinar o documento e a resposta foi simplesmente "não, não precisa"
  • @Daniel Henriques, obrigada pela atenção! Mencionei seu nome porque, normalmente, você e o Vlad sabem tudo e são extremamente solícitos!
  • Oi, @ciça! Não precisa levar cópia dos seus documentos não e nem precisa levar sua mãe.Você preenche o formulário de requerimento como filha. Vai datar e assinar na frente do funcionário do Consulado. Leve apenas o seu documento de identificação com foto e os documentos dos seus pais necessários para a transcrição do casamento.

    Boa sorte! Depois volte aqui pra contar que deu tudo certo!
  • Obrigada a todos pela atenção @Liane Alegria @Daniel Henriques @Erika Silveira.
    Estou agendada para o dia 26/11 e voltarei aqui sim para contar toda a experiência no Consulado.
  • Olá,@Erika Silveira! Voltei aqui para dizer que deu super certo a transcrição de casamento da minha mãe. O documento foi emitido na hora. Obrigada pela atenção.
  • @ciça, obrigada pelo retorno!! Parabéns!!
    Agora é partir para sua atribuição!!
  • Oi, @Liane Alegria! Acabei fazendo tudo no Consulado, inclusive minha atribuição Agora é só aguardar e segurar a ansiedade. Um gde abraço.
  • @ciça, boa sorte!! Avise quando concluir, por favor!
  • @ciça nos deixe avisado , é de imensa importância sabermos o prazo que seu processo irá ser concluído ! E boa sorte !!!!
  • Oi, @ciça!

    Que bom que deu certo! Minha irmã esteve no consulado dia 18/11 e também fez a transcrição do casamento dela na hora!

    Depois volte pra dizer o desfecho se sua atribuição!
  • @ciça, que bom que foi tudo tranquilo. Depois conte quanto tempo vai demorar seu processo, até pouco tempo no consulado do RJ estava bem rápido. Eles te deram alguma previsão de tempo pra conclusão?
  • Olá, @Daniel Henriques e @Sérgio Miranda! Com certeza voltarei aqui para relatar essa experiência no Consulado. Lá o atendente passou o prazo de 90 dias. Mas vamos ver mesmo se esse prazo será comprido.

    @Liane Alegria e @Erika Silveira obrigada pela ajuda aqui me sinto entre amigos mesmo. Todos com boa vontade para ajudar.
  • @ciça, ajudar faz mais bem a quem ajuda do que a quem recebe!!
  • @Liane Alegria resumiu bem o sentimento... ajudar faz um bem danado pra gente! :)
  • Olá, fiz o processo de atribuição da minha mãe em 29/10/2019 e o prazo foi de 60 a 90 dias.
    Ainda não foi concluído, mas aviso aqui quando chegar a certidão dela. Abraço!
  • Boa tarde, só para registrar chegou a certidão da minha mãe esta semana.
    Agradeço a todos pela ajuda.Obrigada!




  • @sue_morga,
    Poderia me informar a data da certidão para ver quando ela foi emitida.
    Obrigada e parabéns!!!!
  • Oi Mtrin, a certidão está na casa da minha mãe e eu ainda não vi, mas ela disse que tem escrito a data do assentamento dia 29/10/2019. Esta data é a mesma do dia que fui no consulado e dei entrada no pedido.
    Qualquer dúvida estou a disposição. Obrigada.
  • Oi Érika, como eu vou fazer a transcrição de casamento da minha mãe tenho uma dúvida, se o agendamento tem que ser no nome dela ou no meu nome?
    Obrigada.
  • Bom dia, alguém saberia me informar o valor cobrado pelo consulado RJ para transcrição de casamento?
    Grata.
  • Bom dia Dyana,
    Pela tabela deles o valor é
    R$ 641,81 reais.
  • @sue_morga muito obrigada pela informação!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.