Preciso transcrever casamento ???

Bom Tarde,

Antes de mais nada agradeço demais toda a ajuda que me proporcionaram quando eu tirei a minha cidadania Portuguesa, todos extremamente solicitos e amigos no fórum.

Na época eu tirei por aquisição pelo meu avô e minha mãe não pode tirar na época por questões financeiras.
E pulamos ela. Porém, hoje eu quero fazer a dela, já reuni a lista de documentos e estava prestes a começar a saga quando tive uma dúvida.

Minha mãe na sua certidão de nascimento tem o nome de solteira, Ana Lucilia Domingues Pinto mas é casada com meu pai brasileiro.
É preciso fazer a transcrição de casamento para que eles saibam que ela casou e sofreu mudança no nome?
Porque agora verificando o RG dela, ele está com o nome de casada, Ana Lucilia Domingues Torres.
Posso mandar os documentos para a atribuição dela assim e depois atualizar o status de casada?
Poderia mandar a Certidão de Casamento dela para que vejam que ela é casada e por isso alterou o último nome?
E daria algum problema eu ter pulado ela e ter feito a aquisição antes pra mim e agora fazer a atribuição para ela?

Preciso de uma luz pra me guiar nessa dúvida.

Quero aproveitar que estou no Brasil (atualmente moro no México) para poder agilizar e mandar tudo já pra Portugal, porque minha mãe não entende muito dessas coisas.

Desde já muito obrigado.

Sandro von Borell

Comentários

  • editado September 2019
    @Sandro...
    Não pode transcrever casamento de uma Brasileira em Portugal...!!!

    Se apenas seu Avô é Português...(Pai de sua Mãe)...E ele foi o declarante na Certidão de Nascimento dela...Mande o processo de Atribuição de sua Mãe para ACP...
    Se ela alterou o nome após o casamento...Deve enviar uma Certidão de Casamento Inteiro Teor DIGITADA e APOSTILADA para justificar a alteração do nome que consta no RG ATUALIZADO dela...(Nome de CASADA)...

  • Muito obrigado Nilton, estava nessa dúvida e medo de mandar e dar algum problema. Obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.