Vou ter de fazer transcrição de casamento?

Gente, eu vou dar entrada no processo da minha mãe como neta. Só que não sei se vou ter de fazer transcrição do casamento do meu bisavô. Mandei e-mail para a conservatória de Vouzela, onde o meu bisavô português registrou o meu tio avô, pra saber se o casamento do meu bisavô está transcrito. Se não estiver, eu posso mandar junto pra Lisboa o processo de transcrição de casamento dele e atribuição da minha mãe como neta? Meu bisavô se casou no Brasil e ele foi declarante da certidão do meu avô. Meu avô não era casado e foi declarante na certidão da minha mãe. Minha mãe é casada. Desde já agradeço pela ajuda!

Comentários

  • editado August 2019
    @Victor...
    Se seus Bisavós eram ambos portugueses terá que transcrever esse Casamento Primeiro...Para só então iniciar a Atribuição da Nacionalidade Portuguesa para sua Mãe...
  • Meu Bisavô era português e minha bisavó brasileira. O processo que vou fazer é pra atribuição da minha mãe como neta, será que neste caso eu teria de fazer a transcrição?
  • Creio que nesse caso nao precisa transcrever...
    Mas...Para ter melhores informações sobre...Penso que melhor seria pesquisar na discussão abaixo...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento#latest
  • @VictorPimenta e @NiltonHessel, todos os processos feitos na CRC de Lisboa é exigida a transcrição de casamento mesmo sendo o português o declarante do nascimento do filho.
  • @Vladpen meu tio fez a naturalização dele em Lisboa em 2007 e me disse que não fez transcrição de casamento do português. Seria isto um sinal de que o casamento já está transcrito ou é porque o tipo do processo da minha mãe é diferente?
  • @Victor pode ser q sim.
  • editado August 2019
    Oi pessoal,

    comentei aqui em outro post, que não estava sabendo o que poderia ter acontecido com o processo de atribuição do meu sobrinho que enviei para o ACP em 27.12.2018, pois não respondem email, não atendem na LR para que eu consiga a chave de acesso para acompanhar.o processo no site, não enviam carta para saber se caiu em alguma exigência, enfim, já passaram 8 meses e nada, sendo que pelo ACP já deveria haver algum retorno.

    Conversando com uma amiga, ela falou algo que eu queria confirmar com vocês e se possível, vocês me orientarem de como eu fazer.

    Ela disse que minha irmã teria que transcrever o primeiro casamento dela, o que acontece é que, minha irmã foi casada 8 anos com o pai do meu sobrinho e se separou, depois se casou novamente e após 15 anos também se separou, mas continuou com o nome do segundo marido na RG dela. Fiz sua atribuição normalmente e enviei uma cópia autenticada da separação do segundo marido, só para constar a diferença do nome dela.na RG com a reprográfica; até aí tudo bem, a atribuição dela chegou e fiz a do meu sobrinho.

    Enviei a reprográfica dele, a RG, apostilados, e a cópia da atribuição dela que veio com nome de solteira, comprovando que a mãe que era a portuguesa, mesmo sendo o pai brasileiro que o registrou.

    Na dentidade dele claro que vai constar o nome dela de casada com o pai dele, pois quando o registraram, eles eram casados.
    A RG é dele, não dela. Se ela se divorciou depois, não teve interesse em continuar com o sobrenome do ex-marido no nome dela. Mesmo tendo sido o pai que tenha registrado meu sobrinho, se minha irmã é a portuguesa, divorciada, e a descendência para meu sobrinho vem por parte da mãe, para que, que tem que transcrever um casamento que não existe mais e não foi o pai que passou a atribuição? O que isso tem a ver com a atribuição do meu sobrinho?
    Porque essa minha amiga disse que só pode ser por isso que até hoje não recebi nada, e que se realmente caiu em exigência, a carta pode ter extraviado. E que é para eu fazer a transcrição logo antes que ele perca o processo.


    Mas agora pergunto: como vou saber se foi isso mesmo que aconteceu se ficou praticamente impossível contato com eles?

    Seria viável mandar, sim?

    Todavia, preciso de instruções sobre como fazer passo a passo, essa transcrição, pois não sei absolutamente nada a respeito, e tenho que fazer isso com urgência, não é?

    Alguém pode me ajudar?
  • editado August 2019
    @Suzie hj eu consegui falar na linha de registro e me atenderam em 26 minutos. Terá que insistir lá para saber como está o status do processo. Se sua irmã não transcreveu o primeiro casamento provavelmente o processo caiu em exigência por conta disso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.