Reconhecimento de união estável brasileira em Portugal precisa ser através de advogado?

Olá!
Minha esposa tem cidadania portuguesa originária, obtida através de seu pai, que obteve através do pai dele.
Nossa filha de 7 meses já está com a cidadania deferida, obtida através da mãe - minha esposa.

Agora queremos fazer o processo para minha aquisição através dela. Vivemos em união estável há 10 anos no Brasil. Já li alguns posts e sites sobre aquisição de cidadania neste caso e quase todos falam em reconhecer a união estável no Tribunal Português através de um advogado.

Minha pergunta é: obrigatoriamente precisa ser através de um advogado? Ou poderia um parente abrir este processo de reconhecimento para nós? Nossa parente fez uma pesquisa por lá e parece que ela mesma pode fazer por nós com uma procuração.

Caso ela possa abrir este processo, qual a documentação necessária para fazer **esta etapa** do processo? Ressalto **esta etapa** porque em geral tenho encontrado a listagem completa de documentação para aquisição da cidadania.

Obrigado.
Fernando

Comentários

  • editado June 2019
    @Martinevsky sim precisa ser através de um advogado e o processo é longo e caro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.