Casamento e divórcio antes da aquisição. Precisa transcrever?

Minha sogra é filha de português, casou, divorciou e após esses processos, adquiriu a cidadania portuguesa. Já era divorciada na época. Meu marido quer dar entrada no processo dele. Precisa transcrever o casamento e o divórcio dela? Mesmo ela tendo sido naturalizada após o divórcio? Ps: o pai foi quem registrou ele no cartório. Ps2: a certidão de casamento de inteiro teor já consta averbação do divórcio. Precisa averbar o divórcio? Ps3: existe modelo de transcrição que o próprio nubente solicita, sendo apenas um nubentr e não o casal? Obrigada!

Comentários

  • @Camila sua sogra precisa transcrever o casamento. Não é necessário homologar o divórcio. Existe um modelo q um dos nubentes solicita a transcrição de casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Vlad, só mais duas dúvidas
  • Vi informação de que o requerimento precisa ser assinado na presença de alguém do Consulado. Procede ou tem que ser apenas firma reconhecida em cartório?
    Transcrição de casamento é bom fazer por Ponta Delgada ou tem outra conservatória melhor?
  • @Camila basta reconhecer a assinatura por autenticidade em cartório. Ponta Delgada ainda continua sendo a melhor opção.
  • Pessoal, tenho duas dúvidas, poderiam me auxiliar?
    Minha bisavó é portuguesa e estou tentando tirar a minha cidadania, porém, estou com as seguintes dúvidas:

    1- A minha bisavó quando teve a minha avó era solteira, posteriormente se casou com uma outra pessoa (que não era meu bisavô).

    Para tirar a cidadania da minha avó, seria necessário fazer essa transcrição de casamento da minha bisavó?

    2- A minha avó foi casada com meu avô e se divorciou, qual seria procedimento? Fazer a transcrição e averbar o divórcio?

    Obrigado a todos.
  • editado June 2019
    @Gabriel como sua bisavó não casou com seu bisavô., para atribuição da sua avó , ela terá que comprovar que sua bisavó a criou, com documentos adicionais como: carteira de vacinação, carteira escolar , declaração de batismo e se possível declaração da maternidade onde sua avó nasceu.Depois que sua avó obter a nacionalidade, terá que transcrever o casamento.O divórcio não será necessário averbar.
  • Vlad Pen, obrigado pelas informações.

    Caso minha avó não disponha de tais documentos, há alguma declaração ou até mesmo documento para sanar tal problema ?

    Além disso, abaixo um outro problema que me apareceu:

    3- Na certidão de casamento da minha avó, o nome da mãe (minha bisavó) está com um sobrenome do meu bisavô, acredito que por um erro do cartório, pois, meus paramentes informaram que ela não se casou com este meu bisavô e sim com uma outra pessoa. Isto pode dar algum problema ? Se a certidão de nascimento dela (avó) estiver com o nome da mãe de solteira, conforme o documento de Portugal resolve ?

    Mais uma vez obrigado.
  • @Gabriel...infelizmente terá q conseguir documentos que comprovem a maternidade da sua mãe ou o processo será negado e com relação a divergência de nomes na certidão de casamento da sua avó..terá q retificar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.