Imigração em Lisboa só com assento de nascimento

Bom dia.

Terminei meu processo de atribuição e o assento de nascimento português já foi enviado para meu endereço, porém não consigo fazer meus documentos pelo consulado do Rio de Janeiro por diversos problemas. Pretendo morar na Europa, mas não tenho tempo para esperar vaga no consulado (só conseguiria ano que vem), pois a oportunidade que me surgiu não pode esperar.

Liguei para a companhia aérea aqui no Brasil (Latam) perguntando se eu poderia sair do país só com uma passagem de ida, caso eu os apresentasse a minha certidão de nascimento portuguesa, e fui informado que sim.

A minha pergunta é: terei problemas na imigração em Lisboa por não ter a passagem de volta? Poderei entrar no país como um cidadão português só com meu assento de nascimento?

Caso uma passagem de saída de Portugal seja necessária, seria suficiente uma passagem para qualquer outro país, ou preciso de uma passagem de volta para o Brasil ou qualquer outro país fora do espaço Schengen?

Espero que tenha sido claro em minhas dúvidas, e desde já agradeço a todos pela ajuda.

Comentários

  • @mmmorrison terá problemas sim, fui negado com o assento de nascimento em mãos. Somente com CC ou passaporte válido.
  • @augusto1370 , pode me passar seu contato para eu fazer mais algumas perguntas?
  • @mmorrison todos os relatos q tivemos aqui no fórum é q nunca foi negada a entrada em Portugal somente com o registro de nascimento português.

    @augusto1370 quando foi q aconteceu isso? é recente?
  • @Vlad Pen, então você diria que eu estou seguro em entrar em Portugal só com meu assento de nascimento sem passagem de volta para o Brasil? Você faria o mesmo?

    E uma outra pergunta, e tão importante quanto a primeira é: caso o funcionário da imigração não me deixe entrar em Portugal só com uma passagem de ida, devo necessariamente comprar uma passagem de volta para o Brasil ou posso simplesmente comprar uma passagem de saída de Portugal? Caso a passagem não precise ser para o Brasil, penso em comprar uma passagem para Marrocos e depois cancelar, já que farei meus documentos em Portugal e permanecerei na Europa.

    Muito obrigado.
  • editado May 2019
    @mmorrison caso aconteça ( o q acho improvável) vc tem a opção de entrar como turista. Depois só ir no Palácio da Justiça e pedir o cartão cidadão.
  • @Vlad pen foi em outubro do ano passado. Fui só com passagem de ida, sem seguro viagem e com assento em mãos, porém fui negado, nao sei se o humor do oficial de imigração foi decisivo mas em fim fui negado. Mas eu fui sabendo do risco, porque aqui msm no fórum uns falavam que podia entrar somente com a passagem de ida como outros disseram que somente podia ir com o CC ou passaporte válido. Essa foi a minha experiência, agora tenho em mãos os CC e pretendo tirar o passaporte no aeroporto, aliás a informação de que a loja do passaporte emite o documento no msm dia se caso for atendido antes da 11h continua atualizada ? Obrigado
  • augusto1370augusto1370 Member
    editado May 2019
    @mmorrison [APAGADO PELA MODERAÇÃO]
  • @augusto sugiro passar seu e-mail IN BOX por questões de segurança.
  • @augusto1370 , como você procedeu depois de ter sido negado na imigração? Voltou para o Brasil ou conseguiu entrar em Portugal de outra forma?
  • @mmorrison voltei mn, vc fica no aeroporto até surgir vaga em um voo para o Brasil.
  • @Vlad pen obrigado. Vc pode me ajudar com a pergunta que deixei acima ? Obg novamente
  • editado May 2019
    @Augusto nao sei te responder se no aeroporto o passaporte é emitido no mesmo dia.
  • Creio que seja interessante reunir todas as experiências de pessoas que passaram pelo mesmo caso em um só tópico. Ainda tenho muitas dúvidas não respondidas e acaba sendo muito difícil sanar todas por aqui. Por exemplo: caso não possa entrar como português usando meu assento de nascimento, tenho a opção de comprar uma passagem de volta para o Brasil estando lá, ou sou mandado de volta para cá direto? Outra questão determinante no meu caso (talvez a mais importante, e ainda não foi respondida): uma passagem de saída de Portugal, por exemplo, para Marrocos, já me possibilitaria passar pela imigração como turista sem problemas?

    Por favor, vamos ajudar a todos que estão passando por situações parecidas. Me comprometo a no fim reunir todas as informações determinantes em um só post para facilitar a busca dos possíveis interessados.

    Muito obrigado.
  • augusto1370augusto1370 Member
    editado May 2019
    @mmorrison Cara vai no tópico TIRAR DOCUMENTOS PORTUGUESES depois em TIRAR CC E PASSAPORTE EM LISBOA , e em seguida vai na página de número 4. Lá o rapaz responde a sua pergunta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.