Certidão de Nascimento do meu Avô Brasileiro - Francisco Ribeiro dos Santos

Comunidade, estou desesperado e preciso de ajuda !
Preciso transcrever a certidão de casamento dos meus avós, minha avó é portuguesa, cuja certidão de nascimento foi localizada e a certidão de casamento deles de inteiro teor e apostilada já está em mãos, o problema por incrivel que pareça é que não localizo a certidão de nascimento do meu avô. Francisco Ribeiro dos Santos, nascido em 02/04/1918 num lugarejo do estado do rio de janeiro chamado Portela, distrito de Itaocara.
Em Itaocara só tem um cartório e não foi localizada a certidão, e no cartório onde casou (foi em Duque de Caxias) não existe a certidão de nascimento dele, pois o cartório inutilizou (queimou) o que tinha mais de 20 anos.
Descobri pelo Family Search a certidão de nascimento de um irmão dele (meu tia-avô) em Itaocara, certidões de casamento dos irmãos dele também localizadas em Itaocara, mas a certidão de nascimento do meu avô, NADA.
Me informaram que naquela época as pessoas registravam as crianças muito tempo depois (por causa da Guerra), por exemplo esse meu tio-avô que localizei a certidão de nascimento, ele nasceu em 1905 e só foi registrado em 1927, o cartorio de Itaocara buscou a certidão do meu avô de 1918 (nascimento) até 1943 (casamento) e NADA.
Consegui o numero da carteira de identidade (742701) dele que foi emitida pelo Instituto Pereira Faustino em Niterói, o acervo do Instituto Pereira Faustino foi para o Detran-RJ, abri um processo de busca no Detran-RJ e NADA também.
Tambem descobri o CPF 102.695.417-72.
Tambem tentei na escola em Portela que ele estudou e eles também não localizaram.
PESSOAL... HELP !!!!! Muito Obrigado por qualquer tipo de ajuda, pois não sei mais onde buscar.
Marco Santos

Comentários

  • Estou na mesma situação que você!

    Porém descobri que nestes casos é possível fazer o procedimento de registro de nascimento tardio.

    Pelo que pesquisei (porém sugiro vc procurar ajuda profissional) vc precisa solicitar ao cartório da localidade de possível nascimento do seu avô uma declaração de negativa. Reunindo o documento do cartório e demais informações/documentos que vc possa ter do seu avô, pode ir ao cartório e fazer a solicitação.

    Vide link com maiores detalhes sobre este procedimento:

    http://www.tjrj.jus.br/web/cgj/registro-tardio-de-nascimento?inheritRedirect=true
    http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17490

    Espero ter ajudado!

    Abs
  • Bom Dia! Na próxima quarta feira 20/09/23 vou tentar localizar os dados de certidão de Francisco Ribeiro dos Santos RG IPF 742.701 no arquivo do extinto instituto Pereira Faustino, que fica na polícia civil do estado do Rio de Janeiro.

  • Boa tarde! Para pesquisa no IFP vc precisou agendar?

  • @ozielferreira Boa noite. Precisa de agendamento? Também preciso localizar (ou melhor) ter certeza se foi no cartório de Botafogo (onde nasceu) que minha avó foi registrada. Tenho certidão de casamento, óbito, RG, CPF, mas online não localizei o nascimento. Aparentemente o livro de 1932 não foi digitalizado deste cartório. Por isso não encontro no ''FamilySeach''.

  • @mpsantosrj Eu até ia pedir o desarquivamento da habilitação de casamento dos meus avó de 1949, para ver onde foi o cartório de registro de nascimento dela ( que é a filha do português) também no cartório de Duque de Caxias. Pelo jeito como você relatou, eles não guardam? dificil.

  • Estou numa situação parecida do nosso amigo @mpsantosrj

    O meu caso é pior pois não tenho a cidade ou região de Minas Gerais.

    @mpsantosrj já foi ou ligou para igrejas locais? Com certeza o batismo está registrado em alguma delas.



  • Meu amigo, como consigo pedir o desarquivamento no IFP? O RG do meu avô está lá e preciso de uma cópia para a cidadania portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.