Abrir conta em Pt para cidadão português não residente

Olá, boa noite

Meu pai é português, porém vive aqui no Brasil.
Ele está prestes a ir para Portugal e quer abrir uma conta lá, porém ele não tem o nif. Alguém sabe me dizer como procedemos? Pois da última vez que fomos à Portugal eram tantas informações desencontradas junto com a má vontade que acabamos por não conseguir.
Ele tem o cartão cidadão, passaporte português mas esse nif, não. Alguém sabe realmente quais são os documentos necessários para abertura de conta?

Desde já agradeço.

Comentários

  • @Michelli Proença
    Aqui no Brasil existe escritórios (Rio e São Paulo) do Banco Millennium BCP. Procure informações nos sites abaixo ou ligue para os escritórios:
    **** https://abrirconta.org/banco-millennium-portugal-brasil/

    **** https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/suamedida/residentesexterior/Pages/welcomepage.aspx?pk_campaign=Menu Contas&pk_kwd=Residentes no Exterior

    Também existe o Banco Atlantico Europa que você consegue abrir conta aqui no Brasil atraves de um aplicativo no seu smartphone.

    **** https://www.atlantico.eu/

    Também existem vários videos no youtube explicando como abrir conta em Portugal para residentes no exterior.
  • Muito obrigada pela ajuda.
    Eu somente busquei no Google, procurarei por vídeos.
    Agradecida.
  • Oi @Michelli Proença, por qual banco vc optou?
    Pode contar como foi o processo?
    Desde já agradeço.
  • Eu abri conta no Millennium há uns 2 anos e minha esposa abriu esse ano.

    O Millennium você tem que se deslocar a um dos escritórios, então se você não morar nem no Rio nem em São Paulo já é um complicador. Você tem que agendar e por vezes é difícil falar com eles e eles e os agendamentos têm sido com uma razoável antecedência. Você pode escolher onde quer que a conta seja aberta, em qualquer sucursal (=agência), então se ele já souber onde vai se instalar, é vantagem. Se deixar mais de 5000 euros na conta ou em aplicações fica isento de manutenção de contas. Uma vez aberta a conta você praticamente trata de tudo com a sucursal, não mais com o escritório, e trata por email. Eles enviam cartão para o Brasil, o cartão mesmo de débito tem uma anuidade de 18 euros..

    No Atlântico você abre pelo app, envia os documentos digitalizados e finaliza o processo com uma videoconferência. Ou seja, se quiser abrir a conta até o final dessa semana, consegue. Pra abrir você tem que fazer uma transferência de pelo menos de 250 euros depois que receber o número. Eles só enviam cartão pra endereços em Portugal e só têm um ponto de atendimento onde você pode pegar o cartão pessoalmente, em Lisboa. O cartão é cobrado somente na emissão, mais barato via correio e 25 euros se tirar na agência, emitido na hora (não lembro agora o valor via correio, acho que era uns 15 euros ou próximo disso).

    Nos dois bancos a exigência de documentação é idêntica, você pode movimentar pela internet/app, os depósitos estão garantidos pelo FGD até 100.000 euros (em caso de falência/liquidação do banco), você envia recursos por transferwise com o IBAN que você vai receber ao abrir a conta, e podem abrir conta tanto portugueses quanto pessoas com outras nacionalidades (aí incluídos os brasileiros) sejam residentes ou não. (Embora o atendimento telefônico do Millennium tenha criado diversas dificuldades pra minha esposa, alegando que ela tinha que ter autorização de residência pra abrir uma conta, que o máximo que poderia fazer era abrir uma conta conjunta comigo, contrariando as informações do atendimento telefônico em Portugal do Millennium)

    No Millennium há opções de investimento (Fundos) e no Atlântico não sei dizer.

    Ou seja, não há uma resposta única de qual é o melhor caminho, vai depender bastante se você mora no RJ ou em SP, se pretende se instalar em Lisboa ou outro lugar, se vai transferir mais ou menos de 5000 euros, se prefere falar com pessoas ou lidar com apps, etc
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.