Transcrição de Casamento - Divórcio averbado - Sem alteração de nome (doc.Brasileiro)

Grupo, bom dia.
Muito obrigada por toda ajuda neste grupo, com ele consegui a cidadania da minha avó.
Segui passo a passo e foi um sucesso.

Mas agora estou com uma dúvida, li o forum e não consegui saná-la. Agradeço quem puder ajudar.

Consegui a nacionalidade na minha avó no fim do ano de 2018.
Agora preciso dar sequencia, para tirar o do meu pai.

Porém, a minha avó (hoje cidadã portuguesa), casou com meu avô antes do nascimento do meu pai, meu avô declarante do nascimento do meu pai é brasileiro.
Porém, eles se separaram e na certidão de casamento, já consta a averbação do divórcio, mas minha avó não alterou o nome dela de casada, continua usando até hoje.

Mesmo no assento dela, eles consideraram o nome dela de solteira, mesmo enviando todos os documentos com o nome de casada e enviando a certidão de casamento com o divórcio averbado.

Pergunto:
Posso fazer apenas a transcrição de casamento dela e dar sequencia posteriormente na do meu pai?

Em relação aos documentos, tenho a seguinte dúvida.

Para a transcrição do casamento:

-Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
(TENHO A CERTIDÃO COM A AVERBAÇÃO DO DIVÓRCIO)

-Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português. (Sendo o registo de nascimento/batismo do português, anterior a 1912, devem ser emitidas certidões pelos Arquivos Distritais respectivos).
(NÃO TENHO A CERTIDÃO DO MEU AVÔ, TEREI QUE IR ATRÁS (NÃO TEMOS CONTATO)
A CERTIDÃO DA MINHA AVÓ PORTUGUESA, NÃO CHEGOU DA ACP, TIREI PELO CIVIL ONLINE, POSSO MANDAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO BRASILEIRA, COM A NUMERAÇÃO DO ASSENTO PORTUGUÊS?)

-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento, que deve ser devidamente preenchido em todos os campos, com letra legível).
(OK)

-Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
(NESTE CASO É O RG?)

Obs: Estamos ingressando no processo apenas para os filhos e netos, minha avó não tem interesse em ir para PT.

Agradeço a ajuda de todos.

e peço desculpas, caso esta dúvida já tenha outra respondida.
Mas pesquisei e não encontrei e fiquei na dúvida.

att,
Amanda.

Comentários

  • @Amanda Carvalho, o procedimento é assim mesmo. A atribuição de nacionalidade faz o registro de nascimento, os casamento é um outro processo e tem que ser feito depois.
    Após a transcrição do casamento pode fazer o processo do seu pai.

    "A CERTIDÃO DA MINHA AVÓ PORTUGUESA, NÃO CHEGOU DA ACP, TIREI PELO CIVIL ONLINE, POSSO MANDAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO BRASILEIRA, COM A NUMERAÇÃO DO ASSENTO PORTUGUÊS?)"
    Sim, pode utilizar a certidão do civilonline, sua avó agora é portuguesa e não será mais utilizada a certidão de nascimento brasileira dela, não envie a certidão brasileira dela, apenas a portuguesa.

    "-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal."
    Faça o reconhecimento de assinatura por autenticidade em cartório. Já tece pelo menos uma pessoa que fez no consulado e teve a documentação devolvida por Ponta Delgada.

    "-Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento com apostilha. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
    (NESTE CASO É O RG?)"
    Rg, passaporte com filiação ou CNH. Cópia certificada aqui é a xerox autenticada, feita no cartório.

    Modelo de requerimento e instruções nas duas primeiras postagens deste tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-
    delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @Daniel Henriques, muito obrigada pelo rápido retorno.

    Uma última dúvida, terei que averbar o casamento dele depois?
    Ou não precisa...
    Só a transcrição neste caso já resolve?

    Muito Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.