Dúvidas no processo de atribuição do meu pai (documentação e sobrenome errado)

Olá pessoal, não sei se estou fazendo direito, dei uma lida geral no forúm porém tenho algumas dúvidas:

Já realizei o processo de atribuição de minha avó (filha de portugues) e também realizei o processo de transcrição do casamento dela pelo consulado de São Paulo e estamos aguardando a chegada do cartão cidadão. Porém agora preciso realizar a atribuição do meu pai, para depois fazer a minha e por falta de buscar informação não conhecia esse procedimento de realizar a atribuição diretamente em Portugal. Encontrei o forúm somente porque comecei a reunir os documentos do consulado, porém notei uma divergência nos nomes nas certidões e ai está minha primeira dúvida:

-Primeira dúvida: Na certidão de nascimento de meu pai (Manoel) consta que sua avó por parte de pai (brasileiro sem descendência portuguesa) se chama Marianna BIAGLIO. Porém na certidão de nascimento do meu avô (no caso seria o progenitor brasileiro e o consulado pede essa certidão) e na certidão de casamento dos meus avós o nome está como Mariana BRAGLIO. Na transcrição do casamento para portugal o nome dela ficou como BRAGLIO. Sei que os erros que não afetam a fonética são irrelevantes, pois nas certidões que passamos para o consulado já existiam erros como ANGELO e ANGELLO ou MARIANA e MARIANNA. Tentei realizar a retificação do sobrenome na certidão de nascimento de meu pai (Manoel) para deixar como os documentos do meu avô. Porém, por conter divergências entre as certidões do meu avô não quiseram só arrumar o sobrenome, teria que começar arrumando tudo. Então percebi aqui no forúm que o pessoal fala que a CRC Ovar é mais tranquila quanto aos erros e como meu erro está relacionado com a família do progenitor brasileiro, ou seja, avós brasileiros do meu pai, acredito que não terei tantos problemas certo? Acredito que só veriam essa diferença se consultassem o assento de casamento de meus avós que transcrevemos a Portugal, caso contrário não veriam. Na certidão de nascimento portuguesa de minha avó já está averbado seu casamento citando o registro em Portugal, porém não tem escrito esses nomes.
O que vocês me aconselham ? Pensei em mandar desse jeito mesmo para o CRC Ovar.

-Segunda dúvida: Caso eu tenha que retificar, quanto tempo eles me dão para que eu retorne com novas certidões?

-Terceira dúvida: Tem algum problema enviar para Ovar a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica ou precisa ser digitada? O RG pelo que entendi não é necessário apostilar, somente autenticar.

-Quarta dúvida: Minha tia também irá tirar e pensei em mandar junto com o do meu pai. Posso mandar os dois processos no mesmo envelope e realizar o pagamento de dois vales postais? Ou é melhor enviar separado?

Obrigada.

Desculpe se coloquei algo errado.


Comentários

  • @marianamcozza, não creio que essa diferença no sobrenome do ascendente brasileiro vá dar algum problema. Eu arriscaria e mandaria para o Porto, que é mais rápido; não creio que pedirão para retificar. Na terceira dúvida, a certidão tem que ser por cópia reprográfica e apostilada. O RG tem que autenticar e apostilar, também. Todo documento brasileiro a ser enviado para Portugal tem que ser necessariamente apostilado, Vc pode mandar os dois processos juntos, mas coloca o pedido de cada um em envelope separado, cada um com a cópia de seu vale postal. Mande pela DHL, é 50 reais mais cara que os correios, mas os documentos chegam em 3 ou 4 dias úteis
  • @mariana para evitar problemas eu aconselharia a enviar para OVAR.A certidão pode ser digitada ou reprográfica se enviar para OVAR. Se for enviar o processo da sua tia, coloque em dois envelopes separados e de depois dentro de um envelope maior.
  • Obrigada pelas respostas. Para Ovar tenho que enviar RG apostilado?
  • @marianamcozza Ovar aceita R.G. somente autenticado.
  • Tenho uma dúvida ! Reconhecemos firma no cartório do formulário 1C no dia 18/04 , posso enviar agora em 30/05 ? Tivemos um problema com a certidão e já tínhamos reconhecido firma do formulário ! Sabem se tem alguma validade ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.