TRANSCREVER AGORA OU DEPOIS ??

Boa tarde Pessoal.

Primeiramente gostaria de agradecer muito ao fórum que nos ajuda e muito, em especial ao Vlad que tem muito conhecimento e já me ajudou muito.

Preciso da seguinte ajuda:

Encaminhamos nesta semana os documentos da minha esposa para receber a nacionalidade por atribuição por parte do pai português dela.

Por parte da minha família ainda estamos tirando a nacionalidade da minha avó, então para chegar até eu demorará por volta de um ano e meio.

Contudo, eu gostaria de tirar a nacionalidade da nossa filha que está para nascer o quanto antes, porém, caso ela receber a nacionalidade por parte da minha esposa, será obrigatória a transcrição do nosso casamento.

Enfim, minha dúvida é a seguinte, caso transcrevermos nosso casamento antes de eu virar português, após minha nacionalidade ser feita por atribuição por meio da minha família será necessário eu transcrever o meu casamento novamente?










Comentários

  • @alandomingues, vc não vai precisar transcrever seu casamento
  • Obrigado pessoal, então o melhor é transcrever nosso casamento já antes de eu virar português, para poder passarmos a nacionalidade para minha filha através da minha esposa.
  • @Vlad Pen, vou aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida referente a transcrição de casamento. Está em andamento no ACP a atribuição de meu marido. Já li que se ele foi o declarante na certidão de nascimento de nossas filhas (e foi), não há necessidade de transcrição do casamento quando for pedir a atribuição delas. Mas também li que para ele pedir o CC e PEP se naõ fizer a transcrição, ele sairá como solteiro. Hoje entrei no site do Consulado aqui do RJ e tem vaga para abril. Pergunto: eu posso dar entrada na atribuição das meninas direto na ACP quando sair a dele, e paralela e simultaneamente, dar entrada na transcrição dele aqui no RJ? Tem algum problema? Ou devo fazer uma coisa antes da outra? E, sendo assim, posso fazer a atribuição das meninas antes? Obrigada pela ajuda!!!!
  • @Alan vc só pode transcrever seu casamento após vc se tornar português
  • @Clarisse, seu marido pode pedir o PEP e o CC sem fazer a transcrição de casamento. Para atribuir as filhas ele sendo o declarante , não precisa fazer a transcrição de casamento, mas ambos os pais tem que assinar o requerimento se as duas filhas forem menores.Pode fazer a atribuição das filhas independente da transcrição de casamento.
  • @Vlad, obrigada pela ajuda!!!
  • @Vlad , deixe-me ver se entendi direito: é possível dar entrada na cidadania dos filhos sem transcrever o casamento? Pergunto porque eu já tenho a cidadania mas meu marido é quem foi o declarante na certidão de nascimento. Posso dar entrada na cidadania dos meus filhos (menores - 2 e 4 anos) sem a transcrição?
    Obrigada!
  • @Claudiallucio, pelo que pesquisei nos últimos tempos, precisa transcrever o casamento quando a mãe portuguesa e casada passa para os filhos.

    Se caso o pai fosse portugues e a mãe brasileira, ambos casados, não precisaria.

    É uma injustiça isso rsrs.
  • @Claudia vc sendo a portuguesa e não o marido, é obrigatória a transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.