Posso me mudar pra Portugal e ficar legalmente lá com o processo do meu pai rolando no Brasil?

Pessoal, boa tarde!
Fui aceita no grupo agora (muitissimo obrigada moderadores!!)
Eu fucei bastante aqui e não achei algo parecido com minha situação (mas se já tem algum tópico disso, mil desculpas!).
Estou tirando a nacionalidade do meu pai aqui no BR (estamos aguardando a transcricao do obito do meu vô, para poder dar entrada do pedido dele!).
Vcs sabem se eu posso me mudar pra Portugal com o visto de turista e pedir a extensao dele, por conta do processo do meu pai já estar correndo aqui? Caso não, eu posso esperar o processo dele acontecer e me mudar pra portugal com o visto de turista pra tirar a minha cidadania por la, legalmente?

outra duvida: eu preciso transcrever o divorcio do meu pai, para dar entrada ao meu processo ou posso deixa-lo como casado em portugal e entrar com meu pedido (e fazer a homologacao do divorcio dele dps!)?
obrigada pela ajuda!!

Comentários

  • @PaulaG vc nao precisa transcrever nem o óbito do seu avô e nem o divórcio do seu pai para dar entrada no processo dele.Vc pode ficar legalmente em Portugal como turista e o fato do processo do seu pai estar em andamento não muda a situação.
  • Vlad, tudo bem? obrigada pela resposta.
    Não sei se entendi muito bem, me desculpe!
    Eu estou fazendo o processo de aquisição, onde passo a cidadania do meu vo para meu pai e depois do meu pai para mim. Por isso estou na etapa ra transcricao de obito, e vamos entrar entrada no pedido da cidadania do meu pai após isso.
    Sobre eu ficar em Portugal como turista, nao sei se posso ou nao ficar mais de 90 dias lá com o processo em andamento rs, nao entendi o qu vc quis dizer!
    Obrigada!!
  • @PaulaG,
    O processo é de atribuição de nacionalidade e não aquisição.
    Enquanto o seu processo não for finalizado, momento no qual você se tornará cidadão portuguesa, você é simplesmente brasileira. Seu pai ou você terem processo de nacionalidade em andamento não tem qualquer relevância sobre seu tempo de turista.
    Brasileiros podem ficar legalmente em Portugal como turista por 90 dias, que podem ou não ser prorrogados por mais 90, depende do SEF. Após esse prazo você estará irregular no país.
  • Ahhhh entendi @daniel muito obrigada por me esclarecer =)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.