Contra o tempo

Olá a todos,

Meu nome é Gabriela e tenho uma viagem marcada para os Estados Unidos em 27 de Agosto e gostaria de ingressar no país com o passaporte Português.

Essa semana, 14/01, foi dada entrada na documentação da nacionalidade por atribuição no CRC de Lisboa através de um parente que reside em Portugal.

Alguém sabe me informar, mais ou menos, qual a previsão de conclusão da nacionalidade? Segundo o parente responsável, é de três meses. Mais alguém tem ficado esse tempo ou mais?

Estou com medo de não conseguir concluir completamente o processo a tempo e dessa forma, talvez seja necessário o visto americano.

Obrigada!

Comentários

  • A previsão é de cerca de 2 anos.
  • @gabriela vc deveria ter entrado com o processo em outra conservatória (ACP do Porto). Por Lisboa o tempo de conclusão é em torno de 12 a 15 meses.
  • Deixo aqui o meu relato feliz da vida:

    Dei entrada na cidadania portuguesa em Janeiro de 2019. Conforme informado acima, meu desejo era que todo o processo se finalizasse até a minha viagem, no final de Agosto de 2019 para os Estados Unidos. Devido a espera, não me contive, e iniciei o processo do visto americano em Maio, com aquele terror de ser negada. No mesmo dia da entrevista, alguns minutos antes de entrar no consulado americano e 4 meses depois de iniciar o processo português, recebo a noticia da emissão do meu assento português e, logo depois, meu visto americano aprovado. Após receber a certidão portuguesa, havia vagas no consulado de Santos, porém - por questões financeiras - segurei as pontas pela viagem. Ao retornar dos EUA em Setembro, dia 21 fui ao consulado Português e dei continuidade ao processo. Em 20 dias recebi a carta PIN e dia 28/10 vou novamente ao consulado para retirar o cartão cidadão e solicitar o passaporte, que deve chegar em casa por volta de 30 dias.

    Meu sonho de criança se realizou, sou portuguesa com muito orgulho e não vejo a hora de conhecer a terrinha da minha avó e a linda Ilha da Madeira.

    Não desistam! A nacionalidade pode vir antes mesmo do esperado!

    Grande abraço.
  • Muito bacana seu relato @Gabriela...
    Parabéns pela conquista...!!!
  • @gabriela parabéns e boa sorte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.